Manter no Estágio por mais 1 ano e meio ou fazer Formação Java da Caelum e meter o pé ? O que fazer?

Pessoal, atualmente faço faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estou estudando Java e Orientação a objetos na faculdade e estou estagiando em uma multinacional bem conhecida por todos, e aqui tem apenas 2 programadores java (terceirizados) que vou colar com eles agora para aprender o que eles fazem.

Entretanto estou cogitando a possibilidade de fazer a Formação Java da Caelum* e quem sabe fazer tbm os cursos de "SOA na Prática: Integração com Web Services e Mensageria " e "Web Rica com JSF 2, Primefaces 4 e CDI " (usamos essa bagaça toda aqui na empresa). Entenderam até aqui? Blz! Agora explicando minha situação atual na empresa que faço estagio é o seguinte:

Meu chefe não deu certeza se vou ser efetivado ou não, mesmo sendo pra terceirizada. Com isso sinto que nao posso ficar limitado ao que aprendo aqui (pois dependo muito da boa vontade dos 2 programadores), muito menos ao que aprendo na faculdade, isso no caso… para entrar no mercado como Júnior pelo menos.

To pensando em fazer esses cursos na Caelum e começar a mandar curriculo para vagas de Desenvolvedor Java Junior, Pleno sei lá… e assim que aparecer alguma coisa interessante pra mim “$$” pai de familia meter o pé do estágio (preciso dar um levante na minha renda o quanto antes!), seria uma boa idéia?

Vocês acham que com esses cursos e esse meio tempo de experiencia aqui com os programadores é possivel conseguir uma vaginha pelo menos como junior (talvez tirando uns 3000) até o final do ano?

Aaah! Já manjo um pouco de HTML,CSS E JavaScript (nivel intermediário talvez) e SQL.

*Pra quem não sabe como é composto a Formação Java da Caelum é composta por:

-Java e Orientação a Objetos
-Java para Desenvolvimento Web
-Desenvolvendo na prática com Spring e testes

Incluiria se for financeiramente possivel
-SOA na Prática: Integração com Web Services e Mensageria
-Web Rica com JSF 2, Primefaces 4 e CDI

OBS: Estou cogitando também fazer esses mesmos curso pelo Alura que é mais barato, caso nao consiga a bufunfa pra bancar na Caelum.

Obrigado pessoal!

Junior…

Normalmente para entrar como java junior é necessário saber um framework web(Spring ou JSF) + o necessário pra estagio.

Olha a ementa dos cursos básicos (Java e Orientação a Objetos e Java para Desenvolvimento Web) e veja se você sabe quase tudo ou quase nada, dependendo talvez vale a pena…

Eu digo isso pq você faz estágio(deve saber algo), então não vale a pena pagar um curso todo para aprender 10%.

Se você souber boa parte, parta para JSF que é o que eles usam.
No primeiro momento JSF pode aparecer bem fácil, só colocar uma tagzinha e tals, só que não é bem assim… ele é bem complexo na verdade. Então não vá achando que algumas horinhas de JSF vai te tornar um expert (como várias pessoas acham).

No mais, só se dedicar que tudo dará certo

1 curtida

Cara, tem realidades para todos os gostos.
Há empresas que contratam jr sem conhecer qualquer framework, há quem contrate só para manutenção em sistemas legados, outras que contratam só para trabalhar com night builds e etc.
Minha sugestão é: fique no estágio, por enquanto, faça a formação caelum se achar que deve e foque em algo que realmente goste.
SOA é uma área que ainda vai crescer muito no BR, mas, por enquanto, ainda não é tão abrangente quanto java ou c#.

Você pode enviar curriculum sem fazer cursos, na verdade, esses cursos são inexpressivos, não vai fazer nenhuma diferença pra quem esta analisando seu perfil.

Com certeza, mas, se ele chegar e já conseguir passar na avaliação técnica, é bem melhor, não acha?

A avaliação técnica é muito importante para avaliar tecnicamente o candidato.