Manutenção e aperfeiçoamento de um sistema em PHP - Migrar para Java?

11 respostas
mauro80

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida em relação a uma etapa de minha vida como desenvolvedor.

Eu desenvolvo software já a algum tempo, mas apenas sistemas pessoais mesmo. Java é uma paixão de mais de 3 anos. Mas somente este ano tive contato com java para web.

Um “cliente” entrou em contato comigo para pedir se eu poderia assumir a manutenção e o desenvovimento de um sistema financeiro de uma loja comercial (fluxo de caixa, contas a pagar/receber, relatórios, etc.). O sistema não tem nem a metade do que eles precisam e a empresa que começou a desenvolver o sistema não irá dar continuidade, eles têm um foco diferente de atuação (webdesign).

O sistema está em produção, mesmo que com poucas funcionalidades. Ele é desenvolvido em PHP. Não tenho muita experiência em PHP, mas também não tenho problemas em “correr atrás” pra aprender coisas novas. Estive pensando também se eu assumir mesmo esse compromisso, migrar o sistema para java.

Gostaria imensamente da opinião de vocês que já tiveram alguma experiência em assumir um projeto de outro. Sei que é algo pessoal, mas ficaria muito feliz se me ajudassem com opiniões de como encarar esse problema. Quais as principais perguntas que devo fazer ao pessoal que desenvolveu o software até então?

Muito obrigado pessoal.

11 Respostas

erickles

Já me deparei com essa situação, tive de dar continuidade em um sistema feito em C#…

O que você obrigatoriadamente deve fazer, é ter toda a documentação do sistema, e usa-lo, usa-lo muito mesmo, entender os processos e o negócio. Após tudo isso, comece com PHP.

È minha opinião, espero ter ajudado.

qmx

Se você pensa em migrar, pode fazer isso incrementalmente…

http://www.caucho.com/resin-3.0/quercus/

Bota pra rodar num container java e depois vai mudando aos poucos

** minha opinião **

T

Outra opção: Project Zero

P

Na minha opinião, se o sistema ta bem cru, e vc não conhece PHP, mas conhece e gosta de Java, o tempo q vc vai perder aprendendo PHP vc migra o q ja ta feito pra Java. Lógico que isso depende do seu grau de PHP, Java e do grau no qual se encontra o sistema, mas é sempre melhor trabalhar com uma ferramenta que dominamos do que ficar pisando em solo desconhecido.

mauro80

Obrigado pelas respostas até agora.

Então pessoal, o que vocês acham da minha abordagem inicial:

• Replicar o banco de dados, criando um para produção e um para desenvolvimento;
  • Gerenciar os fontes em um controlador de versões (subversion);
rafaeldiego

Eu já peguei um caso assim na minha empresa e fiz praticamente o que disse acima.
O projeto tava em PHP, eu repliquei a base… entendi os processos CORE do negocio… e fui migrando um a um para Java!

Minha opinião*
Acho que seria prudente você desenvolver, em Java e em paralelo os processos que estão de acordo com o que o contratante quer.
Assim você pega só o “bom” do que está pronto. Se você conhece e domina o Java, não vai ter problemas e migrar essa parte.

Assim, depois de migrada, você não precisará de se preocupar em
1 - aprender PHP pra dar continuidade no negocio!
2 - aprender a logica do negocio a ser desenvolvido!

Voce poderá se focar somente na lógica do negocio, já que a linguagem você já tem mais conhecimento.

Um abraço!

mario.fts

Atente também para o fato do container… a aplicação esta local ou hospedada em algum lugar, como locaweb, por exemplo?

php todo mundo hospeda… já java é mais difícil de encontrar, além de ser mais caro.

mas se estiver local, descosidere este post… :smiley:

P

Eu diria que não é nada difícil de encontrar hospedagem Java, difícil é encontrar uma opção a um preço bom…

Mas ja tem vários outros posts no forum trazendo boas opções a preços acessíveis.

P

Quanto à sua abordagem inicial, acho que replicar o banco é essencial… ja usar o SVN pode ser bom, até para vc ir se adaptando a isso, mas se vc vai trabalhar sozinho no projeto, a minha opinião é que é útil, mas não essencial.
E antes de sair programando, acho que vc deveria estudar bastante o negócio, como funciona a lógica do negócio do cliente, assim a migração pro Java não vai ser apenas transcrever código, mas sim, possivelmente, melhorá-lo.

mauro80

Nossa, muito obrigado pessoal!

Um outro fator que terei que fazer, isso mais pra frente também, seria fazer a aplicação conversar com um site de e-commerce que é desenvolvido em php.

O e-commerce e php é terceirizado, não terei acesso ao sistema, mas eu teria que bolar um jeito de receber os pedidos feitos e atualizar meu sistema financeiro. Teria que utilizar webservices?

Rubem_Azenha

Isso tem que fazer sempre, sob pena de perder os dois dedos polegares das mãos.

Criado 9 de outubro de 2008
Ultima resposta 9 de out. de 2008
Respostas 11
Participantes 8