Manutenção e aperfeiçoamento de um sistema em PHP - Migrar para Java?

11 respostas
mauro80

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida em relação a uma etapa de minha vida como desenvolvedor.

Eu desenvolvo software já a algum tempo, mas apenas sistemas pessoais mesmo. Java é uma paixão de mais de 3 anos. Mas somente este ano tive contato com java para web.

Um “cliente” entrou em contato comigo para pedir se eu poderia assumir a manutenção e o desenvovimento de um sistema financeiro de uma loja comercial (fluxo de caixa, contas a pagar/receber, relatórios, etc.). O sistema não tem nem a metade do que eles precisam e a empresa que começou a desenvolver o sistema não irá dar continuidade, eles têm um foco diferente de atuação (webdesign).

O sistema está em produção, mesmo que com poucas funcionalidades. Ele é desenvolvido em PHP. Não tenho muita experiência em PHP, mas também não tenho problemas em “correr atrás” pra aprender coisas novas. Estive pensando também se eu assumir mesmo esse compromisso, migrar o sistema para java.

Gostaria imensamente da opinião de vocês que já tiveram alguma experiência em assumir um projeto de outro. Sei que é algo pessoal, mas ficaria muito feliz se me ajudassem com opiniões de como encarar esse problema. Quais as principais perguntas que devo fazer ao pessoal que desenvolveu o software até então?

Muito obrigado pessoal.

11 Respostas

erickles

Já me deparei com essa situação, tive de dar continuidade em um sistema feito em C#…

O que você obrigatoriadamente deve fazer, é ter toda a documentação do sistema, e usa-lo, usa-lo muito mesmo, entender os processos e o negócio. Após tudo isso, comece com PHP.

È minha opinião, espero ter ajudado.

qmx

Se você pensa em migrar, pode fazer isso incrementalmente…

http://www.caucho.com/resin-3.0/quercus/

Bota pra rodar num container java e depois vai mudando aos poucos

** minha opinião **

T

Outra opção: Project Zero

P