Mapeamento de relacionamento N:M com atributos

Eu tenho uma tabela auxiliar que faz a ligação de Aluno e Disciplina só que essa tabela tem um atrubuto: Ativo. Seria só um atributo de controle.

Como que eu faço esse mapeamento. No livro hibernate in action ele fala um pouco disso só que não explica bem.

Ele faz um exemplo sem muita explicação usando a tag

Alguem já passou por algo parecido?

Obrigado

na propria referencia do hibernate voce vai ver que ele não recomenda usar many-many por que voce geralmente tem um atributo a mais.

Eu não entendi muito bem a resposta, a documentação aconselha a não usar relacionamentos n:m? Ou não usar atributos de relacionamento?

Mesmo assim obrigado pela resposta.

[quote=nilolima]Eu não entendi muito bem a resposta, a documentação aconselha a não usar relacionamentos n:m? Ou não usar atributos de relacionamento?

Mesmo assim obrigado pela resposta.[/quote]

Um relacionamento n:m geralmente é um erro de concepção, é muito raro voce precisar de um relacionamento desse pois voce geralmente precisa de mais campos nessa tabela. (data, ou qualquer coisa do tipo, no seu caso, o ATIVO), mas isso descaracteriza um relacionamento n:m tornando o um 1:n.

Referencia do hibernate, pagina 204>

Entao… use dois 1:n :wink:

Valeu eu resolvi o problema fazendo isso mesmo. Mas pensei que houvesse uma forma prática de fazer.

Obrigado pela atenção