Mapeamento Hibernate

Olá.
Gostaria de uma ajuda. Estou utilizando JPA, e estou com a senguinte dúvida !
Eu tenho duas tabelas CLIENTE e ENDERECO. O mapeamento que eu quero fazer é unidirecional, ou seja, da tabela CLIENTE para a tabela ENDERECO, porém quero que o id do meu cliente se torne a primary key da tabela ENDERECO, já que a mesma não vai possuir um id.
Deu para entender o que eu estou querendo fazer ?

Abraços

hum, acho que tem algumas coisas estranhas ai

Se a tabela cliente tem um id para endereço e endereço vai ter o ID de cliente o relacionamento é bidirecional, não?

o que você ta tentando fazer é um relacionamento 1:1 geralmente usasse fusão de tabelas no que você quer fazer, já que pelo jeito você
não vai usar essa tabela endereço para varias entidades do seu sistema.

ai você pode usar a notação Embedded (no cliente) e Embeddable (no endereço)

da uma olhada nisso http://www.hibernate.org/hib_docs/annotations/reference/en/html/entity.html

E ai ddduran, blz ?

Eu imagino que eu tenho um relacionamento unidirecional, já que o mapeamento, eu faço somente da tabela CLIENTE para a tabela ENDERECO. Eu não tenho um relacionamento da tabela ENDERECO para a tabela CLIENTE, logo eu tenho um relacionamento unidirecional.

[quote]o que você ta tentando fazer é um relacionamento 1:1 geralmente usasse fusão de tabelas no que você quer fazer, já que pelo jeito você
não vai usar essa tabela endereço para varias entidades do seu sistema.
[/quote]

Isso é verdade, o relacionamento é 1:1, ou seja, o cliente tem somente um endereco e um endereco pertence a somente um cliente.

Essa notação Embedded e Embeddable eu não conhecia. Agora eu não sei como fazer esse mapeamento.

Abraços

Opa…

A sim, é que você disse que o ID de cliente ia ser o ID do endereço então endereço ia ter uma referencia para cliente… mas acho que interpretei
errado

pra você fazer isso é algo assim
primero você cria uma tabela só com todos os campos (de cliente e endereço)

ai você faz algo assim

@Entity
public class Cliente implements Serializable {

@Id
    private Long id;
    @Embedded
    private Endereco endereco;
    ...
}

@Embeddable
public class Endereco implements Serializable {
    private String cidade;
    ...
}

olha fiz de cabeça então pode ter que mudar uma coisa aqui outra ali, mas a ideia é essa

da uma lida no tutorial do hibernate que é bem legal

Como faz para consultar e ou listar os dados da classe endereço? Você poderia me dar um exemplo.