Mapeamento Objeto Relacional em C#

O que vocês tem usado para fazer mapeamento O/R em C#?

Eu acho que o melhor ainda é o NHibernate, apesar do EF4 estar bem legal também. Mas como esse último é mais novo, tá mais difícil conseguir informações em fóruns por exemplo. E ele também (po incrivel que pareça) não conecta diretamente no Oracle…tem que comprar um outro componente que faz isso.

Aqui a gente também usa o ECO (da capable objects), mas eu digo, fuja dele. Ele é prático mas engessa o desenvolvimento e tem performance pífia

Nosso BD aqui é o MS SQL Server. Eu pensei no NHibernate, mas fiquei com medo de ser só um port para C# acoxambrado. Você já é a segunda pessoa que me fala bem dele, vou olha-lo com mais carinho. :slight_smile:

Vini, se não gostar do jeitão XML de fazer o mapeamento, você pode tornar o uso do NHibernate mais… fluente.

huummmm… pensei que ele já suportaria os annotations do C# como no caso do Hibernate para o Java. Mas pelo visto o Hibernate annotations não foi portado oficialmente. Bom saber desse projeto.

Cara, o projeto do NHibernate é bom sim. E o fluent nhibernate é bem prático tb…

Olha só esses exemplos aqui

http://dotnetslackers.com/articles/ado_net/Your-very-first-NHibernate-application-Part-2.aspx#implementing-and-mapping-the-remaining-domain-objects