Alguém pode indicar um bom material?
Mapeamento objeto-relacional
7 Respostas
Do que vc precisa?
Gostaria de um ‘geralzão’… mas principalmente que tivesse uma abordagem sobre qual a maneira correta de representar FK´s nos meus beans, explicando one-to-many e many-to-many.
Hmm… nesse caso, vale a pena dar uma lida na documentacao e exemplos do Hibernate… apesar de te deixar “preso” a ferramenta, a documentacao faz um esforco mto bom em explicar essas coisas. O site do Hib e’ http://hibernate.bluemars.net 
eu tava imaginando isso, já que peguei uma base lendo o tutorial aqui do guj… valeu!
…
Dei uma olhada geral na parte da documentação que fala sobre mapping e tenho que ser sincero que não consigo disvencilhar os conceitos do hibernate para extrair somente o que quero… não gostaria de ter que aprender o lidar com o hibernate só para aprender mapeamento…
No site do torque, em algum lugar dele, tem um link para um artigo muito bom explicando os vários modelos de O/R mapping e as varias vantagens de cada um na hora de representar herança e relacionamentos.
Ok… valeu… eu tb achei um artigo no www.mundooo.com.br explicando as alternativas de mapeamento.