Ola Pessoal, obrigado pelas respostas! eu uso criteria tambem, vou explicar melhor minha duvida… este sistema é um sisteminha que estou fazendo para demostrar para uma empresa, é algo basico, é um agendador de compromissos feito usando Adobe Flex como Front Office (Aqui na França nos usamos este termo mais que Front End e achei legal, hehe) e Java como Back Office, e hibernate e Dao na persistencia, e tenho tambem um aplicativo Java me rodando em um celular, ele fica sempre monitorando as tabelas de compromisso no banco de dados, o que acontece… eu abro um socket no mobile conectando com o servidor e uma thread que fica verificando as datas e horas nas tabelas de minuto em minuto, ai o que acontece, eu preciso preciso fazer de minuto e minuto uma pesquisa no banco perguntando se existe alguma data e horario que correspondam a data e hora atual, se for o celular toca um som e mostra o compromisso, porem a grande duvida é: eu tenho um objeto Compromisso certo? este objeto possui a seguinte estrutura:
Compromisso —Tem–> Data —Tem—> Hora e Dia; (Compromisso tem Data que tem Hora e Dia);
porem como fazer isso via criteria, pois os campos que eu preciso pesquisar sao data e hora… se alguem puder postar o codigo em criteria ou mesmo em hql, sera de valiosa ajuda, eu ja trabalho com hibernate e jpa a muito tempo, mas so agora surgiu essa necessidade de se trabalhar com objetos dentro de objetos e ai a cobra fumou!