Mapeamento xml no Hibernate

5 respostas
H

Pessoal me tira 1 duvida de mapeamento no Hiber.

No tutorial do Mauricio Linhares sobre Hibernate q tem no Guj, ele mapeia 1 relacionamento N:N entre “Aluno” e “Turma”. Logo vms tem 1 tabela no meio denomainada “Turma_has_Aluno”, esse tabela do meio so tem as duas chaves estrangeiras como colunas e NAO tem mais nada de coluna.

Dai ele nao criou uma classe de persistencia p a tabela do meio. Ate ai ok.

Ja no meu caso, eu tenho 1 relacionamento N:N tb entre “Cliente” e “Produto”, entao criei a tabela do meio “Pedido”, so q esta tabela, alem das duas chaves estrangeiras, ela terá uma coluna “Quantidade”.

Dai vem a duvida, eu vo ter q criar uma classe de mapeamento p esta tabela “Pedido” por causa dessa coluna “Quantidade”? To meio confuso c esses mapeamentos do Hiebrnate pq eh a primeira vez q mexo. Vlw…

5 Respostas

_fs

Sim, é necessário criar outra classe de mapeamento. E penso que de qualquer forma esta classe Pedido terá outros atributos.

H

Sei, e o mapeamento dos xml como ficarao?

Tipo no tutorial exposto acima, ele so fez 2 xml: Aluno.hbm.xml e Turma.hbm.xml

Em Aluno, ele colocou 1 SET de clientes e um MANY-TO-MANY tb p/ a classe Cliente. Na classe Cliente, ele colocou msm coisa, so q p/ Aluno.

No meu caso, vao ser 3 xml: Cliente, Pedido e Produto.

Ai, como vao ficar os relacionamentos?

Cliente vai ter 1 SET de produtos e um N:N p Produto.
Produto igual sendo com Cliente.
E o Pedido, vai ter 2 MANY-TO-ONE p Cliente e Produto?

Eh isso? To apanhando p kct nisso :confused:

Por enqto vo tentando aqui.

_fs

Pode ser assim, sim.

H

O Pedido.hbm.xml vai conter 1 Objeto Cliente e 1 Objeto Produto?

Ou ele vai conter 2 atributos integer q conterão as chaves estrangeiras de Cliente e Produto?

Ou pode as duas opcoes? Ou nao eh assim?

H

kd o lipe?

Criado 18 de junho de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 5
Participantes 2