Mapeando uma area em uma Imagem para receber Evento

Oi pessoal,

Consegui capturar a imagen vindo do scanner, direto, sem passar pela UI do scanner… tb setei os dpis, so falta setar a area de captura, mais 1 dia estudando o manual do Twain =/

Bom… apos trazer a imagem pro meu scrpanel, eu preciso agora fazer o seguinte: como e uma digitalizacao de Ficha Decadatilar (aquela com as 10 digitais do cara), eu preciso arrumar um jeito de colocar 10 shapes, tipo um quadrado, em volta de cada digital, e qdo o usuario der 2 cliques no quadrado ele vai exibir um panelzinho com um zoom daquela imagem, pra ele poder checar o tipo de digital do cara (o perito q vai fazer isso)…

Alguem tem ideia de como poderia fazer esse mapeamento de determinado local da imagem, pra ele poder receber um evnto? qto a posicao, tranquilo, elas serao fixas… e so mesmo definir 10 mini-areas dentro da imagem, q recebem evento…

me ajudem nessa ae, nao sei q objeto poderia usar…

Não sei se funciona, mas vale tentar

Coloca a imagem carregada em um JLayredPane e adicione 10 JPanels na camada acima da camada em que a imagem é carregada. Registra o evento em cada JPanel e pronto.

Falow!

Da uma olhada.

Criei um label com a imagem e adicionei no layredpane (na camada default) ai criei 4 paineis, setei eles como não opacos (para ficarem “invisíveis”) e coloquei cada um em um lugar da imagem, usando outra camada do layredpane (camada popup). Resgistrei um evento de clique para cada painel e voilá!!!

Dá uma olhada no anexo, é um projeto do netbeans 5.5

Falow!

Olá…
Eu não sei qual componente vc usa pra armazenar a imagem em questão…
Mas acho que ele responde a enventos do mouse, certo?

Acho que basicamente é com esses eventos que vc deve trabalhar…Vc conta o número de cliques do cara, se forem 2 cloques, pega a ponto em que o cara clicou…Tendo o ponto da tela (cooirdenadas X e Y), vc pode inferir qual imagem o cara quer selecionar…Claro que antes vc deve ter calculado qual a area de cada subimagem, e de onde ateh onde eh determinada imagem…Acho que é simples até…Vou até ver se consigo fazer um exemplo aqui…

Bem, fiz um exemplo doq eu imaginava para o seu problema…Ele só não cria as janelas mostrnado um zoom, mas isso fica fácil fazer com essa estrutura ai…Dá uma olhada, qqer dúvida, é só pedir…

Até mais…

Opa, testando novamente o código, percebi que ele tem um problema…

Se vc colocar 50 linhas e 50 colunas, aparece uma folga na lateral e embaixo…Provavlemente é um problema de arredondamentos…Mas para uma matriz de 10 elementos funciona beleza…

eclipso, sua alternativa é boa, mas eu tinha pensado nela e vi q fica difícil vc mapear áreas diferentes. No seu exemplo são áeras iguais, uma matriz, mas se a necessidade for a de mapear apenas alguns espaços? Eu acho que é esse o problema do nosso colega.

Da uma olhada no desenho abaixo. Se for um mapeamento assim fica mais chato ter q ficar calculando onde esses espaços estão. E se houver necessidade de alterar?

[code]

-11-------

------11–


11--------[/code]

Mas mesmo assim é uma boa alternativa.

Falow!

Cara, se eu não me engano…Um Decadatilar tem um formato padrão de distribuição das digitais…Se não for o caso, vai ter que ter uma varredura da imagem em busca das sub-imagens, verificação de continuidade das sub-imagens e posterior definição de limites e localização das mesma…Um trabalho hercúleo, eu diria…Mas dá pra ser feito…Vou ver se consigo fazer um exemplo amanhã…

Se existe um padrão, tudo bem :smiley:

david e eclipso,

vlw pelos exemplos!!! muito style!!!

Depois posta ai se serviu pra alguma coisa, hehe…

Ah, se possível queria saber como vc capturou a imagem do scanner…Até mais…

Fabio

No primeiro post vi que voce conseguiu capturar uma imagem sem passar pela UI do fabricante… Poderia me ajudar como eu poderia fazer isso…
Se alguem mais souber ficarei agradecido…

Abs…

[quote=fabim]Oi pessoal,

Consegui capturar a imagen vindo do scanner, direto, sem passar pela UI do scanner… tb setei os dpis, so falta setar a area de captura, mais 1 dia estudando o manual do Twain =/

Bom… apos trazer a imagem pro meu scrpanel, eu preciso agora fazer o seguinte: como e uma digitalizacao de Ficha Decadatilar (aquela com as 10 digitais do cara), eu preciso arrumar um jeito de colocar 10 shapes, tipo um quadrado, em volta de cada digital, e qdo o usuario der 2 cliques no quadrado ele vai exibir um panelzinho com um zoom daquela imagem, pra ele poder checar o tipo de digital do cara (o perito q vai fazer isso)…

Alguem tem ideia de como poderia fazer esse mapeamento de determinado local da imagem, pra ele poder receber um evnto? qto a posicao, tranquilo, elas serao fixas… e so mesmo definir 10 mini-areas dentro da imagem, q recebem evento…

me ajudem nessa ae, nao sei q objeto poderia usar…[/quote]

cara, por favor… me ajude… estou precisando conectar minha scanner no sistema que estou desenvolvendo para a empresa que eu trabalho… esta em processo final, so falta isso

por favor me ajude. o erro que esta dando e que nao esta encontrando a .dll da JTwain ja coloquei no System32 do windos, na minha aplicacao e nada…

tem como ajudar ai?