Maquina boa pra desenvolver java

19 respostas
arthurminarini

ola pessoal to comprando uma maquina pra casa e gostaria de saber a opiniao de vcs quanto os componentes para desenvolver com tranquilidade em java pra web com netbeans 6.5 e glassfish. Pergunto pois na minha empresa uso um DELL dual core 2.2Ghz com 1GB de memoria e tem hora que eu tenho que ficar matando os serviços java(netbeans,MV,glassFish), firefox, porque fica tudo lentasso!!!

19 Respostas

T

Compre a máquina com a maior quantidade de memória possível.

Não precisa ser uma Core i7 com memória DDR3; qualquer máquina, mas com bastante memória (3 a 4 GB) já é suficiente.

Como você deve ter visto, 1GB de memória é pouco, e se o antivírus estiver ligado aí que sua máquina fica lerda mesmo.

Em sua casa, você pode até tentar desenvolver em Linux (não se esqueça de deixar ligado o firewall do Linux, é claro), para evitar ficar com o tal do antivírus ligado.

É que esse troço normalmente consome 110% da sua CPU (não importa se é um Pentium III ou um Core i7) e 100% da capacidade do seu disco fornecer informações, por isso qualquer coisa fica lenta. Só que se você desliga o antivírus e o firewall de uma máquina Windows e a deixa ligada à Internet, então em 2 minutos sua máquina já fica baleada.

jingle

1giga de memória hoje em dia mal serve pra sustenta o SO (infelizmente).

como já foi dito só aumentando a memória ja vai da conta do recado.

D

Vocês reclamando e eu com um Pentium 4 1.6GHZ 512MB, rodando Tomcat, Eclipse, Iceweasel (várias abas), iReport e Emesene, hahah! (Debian + XFCE)

Mas é complicado mesmo, tem horas que fica super lento, hehe.

Já em casa o notebook dá e sobre (Turion X2 2.0 / 3GB).
Segue a dica do thingol, mas pegue 2 pentes de 2GB em Dual Channell para aproveitar bem o desempenho do micro!

Até!

arthurminarini

vlw pessoal!! to pensando adotar a dica de ir para o linux e instalar o netbeans nele deve ficar filé!!
qual linux vcs recomendam? umbuntu?

LPJava

arthurminarini:
vlw pessoal!! to pensando adotar a dica de ir para o linux e instalar o netbeans nele deve ficar filé!!

ubuntu é uma boa distribuicao eu recomendo, agora nao use ele com virtualizacao pq troco que gosta de memoria.

Rubem_Azenha

Se você puder usar um Quad core, vai sentir bastante a diferença.

rubinelli

Arthur, troca uma ideia com seu gerente e tenta colocar mais um giga na sua máquina de trabalho. Custa o que, $150? Nem isso.

B

Ô loco, 2GB DDR2 hoje em dia tá saindo a pouco mais q 50 reais.

M

"

arthurminarini

é eu to vendo um core 2 quad 9550 de 12mb de chache é a mesma coisa que quad core?

arthurminarini

seria bom mesmo

arthurminarini

LPJava:
arthurminarini:

ubuntu é uma boa distribuicao eu recomendo, agora nao use ele com virtualizacao pq troco que gosta de memoria.

o que é essa virtualização?

T

é eu to vendo um core 2 quad 9550 de 12mb de cache é a mesma coisa que quad core?

Sim senhor. “Quad core” = 4 núcleos de processamento (CPUs) em um mesmo encapsulamento.

Máquinas com 4 núcleos: Intel Core 2 Quad (2 chips c/ 2 processadores cada), Intel Core i7 (1 chip c/ 4 processadores), AMD Phenom X4 (1 chip c/ 4 processadores), AMD Phenom II X4 (1 chip c/ 4 proressadores).

Para servidores: os Intel Xeons mais modernos (alguns têm até 6 núcleos) e os AMD Opterons HE e SE.

Todas elas suportam 64 bits (conjunto de instruções AMD-64 ou EMT-64 - é a mesmíssima coisa - não é porque é Intel que não vai rodar AMD-64; a AMD licenciou a tecnologia para a Intel.)

T

arthurminarini:
LPJava:
arthurminarini:

o que é essa virtualização?

É aquela maneira de rodar um sistema operacional dentro de outro. Por exemplo, você ter uma máquina Windows rodando o VMWare ou o VirtualBox e algum desses programas rodando o Linux dentro de uma janela separada. Isso é legal para fazer testes (e para economizar máquinas) mas consome caminhões de memória.

M

"

T

Eu uso um Core 2 Duo com 2 gb RAM para desenvolver no trmapo e vai muito bem (Maq Dell) ainda que eu tenha que usar o JDeveloper para isso, rola bem legal!

Em casa tenho um note PIV 1.73 HT com 2 gb RAM e uso eclipse + oracle 10g Ex nele e vai bem tb e isso pq uso windows por causa do .net que vez em quando tenho que usar com SQL Server.

Se fosse comprar uma maquina hoje, seja note ou desktop, compraria Apple, a qualidade de hardware e software sao incomparaveis e se e pra desenvolver em java, nao ha qualquer problema.

arthurminarini

ata ok vlw

M

"

arthurminarini

marcosalex:
Tem um software que mede o desempenho do computador para aplicações Java.
http://info.abril.uol.com.br/blog/zonalivre/20090323_listar.shtml?155800

Muito interessante.

llegal em!!! :slight_smile:

Criado 8 de abril de 2009
Ultima resposta 9 de abr. de 2009
Respostas 19
Participantes 10