Máquina virtual para estudo vale a pena ou vou perder muito desempenho

4 respostas
yschmitzz

Estou pensando em instalar uma distribuição leve do linux e colocar nele uma máquina virtual Windows para estudar, testar sistemas entre outras coisas, e a máquina linux ficar praticamente intocada até porque não conheço nada em linux, seria até divertido conhecer linux
mas em fim, é bom rodar tudo em uma máquina virtual, talvez até fazendo uma máquina virtual para cada coisa
ex. uma para acessar a internet, outra pra estudar a linguagem, outra pra jogar etc
a máquina perderia seu potencial, ou não teria tanta perda de desempenho, claro, contando que vai ficar uma máquina aberta de cada vez
to com 1 tb, e memória ta meio fraco ainda 2gb, processador acho que é 4 núcleos
o que vocês acham?

4 Respostas

E

Dica: programar em Java é osso mesmo sem máquina virtual se você tiver só 2 GB de memória. Aconselho arranjar mais (para que a máquina virtual não fique afogada).

quebrado

Faço um monte de teste em uma maquina virtual com o WebSphere. E me ajuda muito
Mas vc precisa de uma maquina ± parruda para usar.
A minha tem 8gb e as vezes pede leite.
Mas depende também o que vc vai utilizar.
t+ :thumbup:

B
  1. Ou seja, sempre que a gente faz alguma besteira na configuração, sempre dá para voltar para trás - realmente ajuda, e muito
  2. Também ajuda o fato de poder começar com uma máquina virtual já toda configuradinha só que sem nenhuma aplicação no WebSphere instalada, e poder mexer à vontade sabendo que pode começar de novo sem sofrer muito.
TerraSkilll

Usar ou não uma VM depende de muitos fatores. Eu acho que poder voltar atrás caso tudo dê errado só é útil em alguns casos mais complexos e críticos. Pra aprender java (Helloworlds da vida), acho desnecessário. Isso não impede, é claro, de você criar a VM para estudar outro sistema. Como você disse, você tem curiosidade em aprender Linux, acho que é válido. Se você cria a VM para abrir o Eclipse e estudar Java, você não estará estudando Linux, mas Java.

Em termos de hardware, como comentado pelo pessoal, me preocupa somente a sua memória, já que o SO hospedeiro é Windows. Se for o XP, talvez não haja grandes entraves, mas do Vista pra cima o consumo de memória do próprio SO já é alto, e você precisa de uma VM com ao menos 1 GB para rodar um Ubuntu da vida com uma IDE aberta (Eclipse/Netbeans) e ter alguma folga. É importante levar em conta também outros fatores, como programas em segundo plano (se for programar para web, provavelmente um servidor e um programa de banco de dados estarão rodando também), o gerenciador de janelas da distribuição Linux (KDE, Gnome, XFCE), além de que, se você for estudar, a chance é grande de que outros aplicativos estejam abertos (o browser, um leitor de pdf, etc).

Abraço.

Criado 23 de agosto de 2012
Ultima resposta 24 de ago. de 2012
Respostas 4
Participantes 5