MáquinasParaCódigoDeBarras

9 respostas
Ironlynx

Alguém jah programou para aquelas maquininhas que passam produtos em supermercados,padarias etc?O código de barras utilizados é UPC/EAN???Tenho que fazer um sistema em Java para uma padaria, e eu tenho que implementar isso…dicas serão muuuito bem-vindas! :mrgreen:

Nota:Na parte das maquinetas, é coisa boba, pois é só cadastrar produtos e depois ler normalmente o código cada vez que alguém comprar…

9 Respostas

T

Você precisa ler os códigos? Normalmente esses leitores usam interface de teclado ou então serial. Teclado você conhece (aham - sempre dá problema de obter o foco para a sua aplicação. Tradução: é uma desgraça), e serial é o javax.comm. Então não é problema para você.
Se o código vem com dígito de verificação ou não? Depende da configuração do leitor.
Que códigos são? Os que você mencionou, e outros dependendo se você tiver códigos que você mesmo imprimiu (digamos que você tenha uma padaria - não se esqueça do lápis atrás da orelha! - , e use códigos padrão 2 de 5 ou outro padrão que sua impressora de códigos de barras suporte, para aqueles produtos que não são padronizados - como as 155 gramas de presunto que o balconista fatiou na hora).
É que para produtos cuja quantidade ou peso variam, os códigos têm uma parte que é fixa e outra que é variável - contém o peso ou quantidade.

Ironlynx

Valeuzzz Thingol!!!
Tô vendo que não é só para a entrada de dados que eu vou ter problemas…damn… :?

Essas Impressoras Fiscais dão um trabalhão tb pelo que eu tô pesquisando e não vejo nenhuma com um solução Java eficiente…
(Eu crente que ia ser só usar a PrintAPI e a impressora iria ter um suporte Java reconhecido…)

Alguém jah implementou algo do tipo?
Usaram Javacomm ou Java falando via JNI com a DLL???

Parece que Java não é muuuito para o mundo dos PDV´s…

Será que a melhor solução eh Javacomm na entrada e na saída???

boaglio

Eu fiz um sistema de impressão de etiquetas via web e usava os códigos de barra do framework iText(via PDF).

Quanto ao código de barras , depende do tipo de informação que vc vai colocar nele; o EAN por exemplo só aceita números, normalmente se usa o Code 128; veja alguns exemplos:

http://itextdocs.lowagie.com/tutorial/objects/images/tiff/barcodes.pdf

Outro detalhe importante é o tamanho do código de barra… as vezes vc imprime com 80% do tamanho e o leitor não consegue ler;
isso pode gerar sérios problemas!
Portanto, sempre que for imprimir as etiquetas teste
a impressão na etiqueta e teste a leitura com o leitor; já enfrentei problemas
onde a impressão do código de barras numa folha sulfite funcionava, mas
numa etiqueta adesiva não; isso por se tratar de uma impressora específica só de imprimir etiquetas.

T

Nossa, estão comprando uma máquina novinha (um Sempron com 512 MB de memória) para o seu sistema? Só por perguntar…

Ironlynx

Se essa pergunta é para mim a resposta é sim! :mrgreen:
Na verdade, quem escolherá a máquina(e todo o maquinário), deverá ser eu… devo optar por um Sempron2600(ou 2800) 512MB, mas coisas como scanners e impressoras fiscais eu tô mais perdido do que filho de meretriz procurando o pai… :lol:
Tô vendo umas marcas, e os produtos da bematech parecem bons…

Boaglio, mas o código de barras de produtos como leite,biscoitos não é padrão?Qual impressora vc recomenda,e qual leitor?

Thingol e ainda estou na fase orçamentária, mas estou correndo atrás pq eu não quero ser pego de “calça-curta”, se o cara disser sim(praticamente jah disse, mas se der para trás eu jah sei o q fazer ao menos quando pedirem a mesma coisa)…eu jah disse q era caro mesmo…

É foda ter que pensar em “soluções completas de desenvolvimento”, isso jah foge ao escopo de qualquer desenvolvedor… (apesar de eu ser razoável em hard…)

NOTA:Agora começo a entende pq aqui cobram entre 20 e 40(mil) paus em sistemas de danceteria,sapataria…

E

O Código de barras padrão do brasil é o EAN (European Article Numbering), utilizado na europa e resto do mundo (incluindo o Brasil), o UPC (Universal Product Code), é utilizado apenas nos Estados Unidos e Canadá que eu saiba.

Há várias formas do EAN, algumas que suportam uma certa quantidade menor de algarismos, já que pelo que eu me lembre, algumas possuem algarismos pré-definidos, como codigo do pais e (acho) empresa.

T

Nada como visitar umas padarias de vez em quando para você ver o que elas usam… Por exemplo, quanto a pães, presunto, mortadela e outras coisas por quilo (não sei se a sua padaria é na verdade uma loja de conveniência ou então um restaurante “por quilo” como se diz aqui em São Paulo): algumas balanças já imprimem um código de barras em etiquetas (normalmente elas têm uma impressora inkjet ou térmica), e você tem de fazer duas coisas:

• Cadastrar o produto na balança (dependendo da balança, elas têm até um módulo de comunicação para você poder cadastrar o produto);
  • Ver como o seu sistema vai lidar com esses códigos que a balança gerou.
boaglio

Não sei se isso é padrão, mas deve ser sim. O sistema aqui é de uso interno para controle de estoque, então usamos o Code 128.

A impressora que eu vi que segue alguns padrões de impressão é do modelo Argox; que tem representante no Brasil (http://www.okey.com.br/argox.htm)

Quanto ao leitor não sei te responder.

1112

Impressora fiscal é chato. Quando fui desenvolver para a Bematech MP-20 FI II, tentei usar a DLL, mas não funcionava do jeito que eu precisava, então parti para Javacomm mesmo. Com Javacomm tudo correu (relativamente) bem, mas que é chato, é.

Não sei o status, mas não tinha o tal do ECFBabel?

Criado 21 de junho de 2005
Ultima resposta 22 de jun. de 2005
Respostas 9
Participantes 5