Pessoal eu sou meia boca em ingles. Gostaria de saber se minha tradução neste problema está certo?
2520 is the smallest number that can be divided by each of the numbers from 1 to 10 without any remainder.
What is the smallest number that is evenly divisible by all of the numbers from 1 to 20?
é para achar o menor numero entre 1 e 20 que tenha resto igual a zero?
pois, eu interpretei o texto da seguinte forma:
2520 is the smallest number that can be divided by each of the numbers from 1 to 10 without any remainder.
O numero 2520 é o menor numero que pode ser dividido por cada numero entre 1 a 10 sem possuir qualquer resto.
o real problema meu fica na segunda parte.
What is the smallest number that is evenly divisible by all of the numbers from 1 to 20?
não sei o significado. alguem pode ajudar na tradução?
grato pela ajuda.
[quote=thingol][quote=Tradução Automática do Google]
2520 é o menor número que pode ser dividido por cada um dos números de 1 a 10, sem qualquer remanescente.
Qual é o menor número que é divisível por igual por todos os números de 1 a 20?
[/quote]
Por incrível que pareça, a tradução do Google do seu texto, para todos os efeitos, está correta. No seu caso, o número seria:
1 x 2 x 3 x 2 x 5 x 7 x 3 x 11 x 13 x 17 x 19, ou seja, 58198140[/quote]
Faltou 58198140 ser divisível por 8 e 16…
O correto seria 232792560?
Gostei do code golf, porem não fiz nenhum problema deles… Deve ser legal.
agradeço aos posts… vamos aumentar o numero de sites com problemas para resolver.
eu conheço a USACO.com
tambem é show, porem eu não sei enviar para eles o meu algoritmo…
t+
[quote=LuizLG]
Faltou 58198140 ser divisível por 8 e 16…
O correto seria 232792560?[/quote]
Quem mandou eu fazer as coisas sem conferir? (Eu estava quase dormindo a essa hora; tipicamente eu escreveria um programa para fazer isso, não fazer as coisas no braço como fiz.)
Ae!
Até que enfim achei um pessoal que gosta dessas maratonas aqui no GUJ. Eu sempre to participando das maratonas da ACM, das internas da faculdade e participo constantemente (on e offline) dos problemas da divison II do topcoder.com.
Gosto de resolver esses problemas… não conheço nenhum que seja como o topcoder, onde abre um applet java e você faz os códigos lá (na verdade é só um método que eles precisam) e você pode testar com as próprrias entradas deles. Muito legal!
Conheço uns brasileiros gente fina que participam lá. Pra quem gosta, segue o link: http://www.topcoder.com/tc
Daqui a uns tempos acontece o opne 2008… quem tiver balls… manda bala e representa o país lá
Vejam que os melhores ficam entre russos, poloneses, chineses… o Brasil ainda aparece por aí! Tenho certeza!
Na verdade não tem linguagem específica…
Você resolve como quiser, o importante é chegar na resposta e enviar (apenas a resposta é recebida, sem código…)
[quote=LuizLG]Na verdade não tem linguagem específica…
Você resolve como quiser, o importante é chegar na resposta e enviar (apenas a resposta é recebida, sem código…)
Aqui http://projecteuler.net/index.php?section=statistics você pode ver a “linguagem preferida” de cada participante, que pode ser alterada no profile.[/quote]
Ahhh sim…
É porque tô acostumado com o site da ACM, que você manda o código-fonte.
[quote=dedejava]Ae!
Até que enfim achei um pessoal que gosta dessas maratonas aqui no GUJ. Eu sempre to participando das maratonas da ACM, das internas da faculdade e participo constantemente (on e offline) dos problemas da divison II do topcoder.com.
Gosto de resolver esses problemas… não conheço nenhum que seja como o topcoder, onde abre um applet java e você faz os códigos lá (na verdade é só um método que eles precisam) e você pode testar com as próprrias entradas deles. Muito legal!
Conheço uns brasileiros gente fina que participam lá. Pra quem gosta, segue o link: http://www.topcoder.com/tc
Daqui a uns tempos acontece o opne 2008… quem tiver balls… manda bala e representa o país lá
Vejam que os melhores ficam entre russos, poloneses, chineses… o Brasil ainda aparece por aí! Tenho certeza!
Abraço.[/quote]
Taí outro site que eu não conhecia!
Na ACM, o Brasil até que não tá ruim… Inclusive aqui na UFRN houve várias equipes que ficaram entre as melhores do país e disputaram as maratonas internacionais.
Inclusive tem uma disciplina ( não obrigatória ) que prepara a gente para os contests. E de quebra, ainda ensina muita coisa sobre estruturas de dados.
Gosto bastante dessas coisas… o topcoder.com é mais pra área de matemática também.
Uma vez ví um vídeo de um cara dando entrevista… ele tinha em torno de uns 24 anos e falando que estava terminando o PhD dele em matemática e computação e estava prestes a decidir entre 2 companhias: Google e NSA.
Os caras mandam bem… na ACM eu fui de melancia… agora no terceiro ano espero ir como competidor… quero fazer a minha faculdade ter nome e este ano já estamos pensando em fazer essa matéria que vocês já tem… mas só entre nós mesmos… nosso coach se interessa bastante por isso também, então acho que o negócio vai pra frente.
O único problema é reconciliar tudo isso com provas e iniciação científica… mas espero que dê certo.
Quem sabe não encontramos uma galera do GUJ aqui em campeonatos…
Eu já encontrei uma galera do orkut.
Participei por 2 anos da ACM, em 2006 e 2007.
Até passamos para a final brasileira em 2006.
Pretendo arrumar tempo para me preparar para esse ano, não custa nada tentar né? =]
No Yahoo tem um grupo de programação da maratona, não estou com o link aqui mas depois passo. Tem época que o pessoal prepara umas provas, usando até problemas do UVA e topcoder. Os interessados entram em contato, ae eles liberam user e password pra você conectar no server e fazer as submissões.
Bem legal para treinamentos.
Realmente… Conciliar trabalho ( e os estudos que o mesmo exige ), faculdade, esposa, filha… É complicado. Pra mim tá faltando tempo mesmo, mas assim que eu puder vou voltar a praticar. Porém, nunca tive pretensão de participar de campeonatos, eu resolvo só por hobby mesmo.
Deve ser muito legal mesmo… na faculdade temos o BOCA implementado, que funciona da mesma maneira que você falou. É muito legal para praticar, o único problema é que ACHO que as saídas e entradas devem ser feitas na mão. Tipo… quero propor pra alguns amigos pra criar algum pacote com entradas e saídas pra determinados problemas… assim fica muito mais fácil de praticar, sem contar que podemos disponibilizar para o pessoal de fora praticar também. O topcoder tem os testes ali na hora mesmo… muito legal isso.
tnaires,
É um problema mesmo… eu também não tinha pretenção de participar, mas depois que ocorreu um entrosamento legal do meu time foi muito interessante. Ficamos cansados e tal, mas parece que isso nos deixou com mais vontade de seguir. Sem contar que não quero mais ficar de fora vendo os caras com bexigas em cima dos computadores
O único conselho que dou pra você é: faça por diversão, mas tente entrar em competições porque valoriza muito o curríclo do cara.
Estou tentando procurar uma reportagem sobre o carinha que ganhou o mundial de competição (não da ACM). Os caras da NSA sempre recrutam esses tipos de carinhas… ele tá em segundo no ranking de Algoritmos, mas sempre esteve em primeiro. Os 2 primeiros do topcoder (esse russo e mais um chines) ficaram nos 2 primeiros lugares no CodeJam do Google.
Dava pra fazer mesmo, mas acho que não teria muito fundamento. Os desafios são as certificações.
Os desafios da ACM, ICPC, OBI, uVA e TopCoder são problemas de lógica… você escolhe em qual linguagem quer fazer… o que importa realmente é a lógica. Por exemplo, na ACM são permitidas 3: C, Java e C++ (era permitido Pascal também, mas acho que já tiraram). ICPC e uVA acho que é a mesma coisa… TopCoder permite C++, C#, Java e VB, porém não é feito o programa inteiro (com a main e tal) e sim somente um método e uma classe, onde a descrição do problema já tem o nome da classe e a assinatura do método. Claro que você pode fazer um pouco mais e colocar alguns métodos a mais, porém… algumas vezes não tem a necessidade de fazer isso.