Você gosta da linguagem, dá pra fazer de tudo com ela, mas quando você lê a documentação da API que vem com ela, sente que está perdendo tempo. Enfim, puseram um prato delicioso na tua frente, esquereceram de te dar os talheres, e você não quer se sujar.
Falo do JavaScript. Tem idéia como é frustrante tentar um simples parse de String p/ Date e vice-versa no formato que quer, e ainda funcionar em todo lugar? Lendo a referencia de todos os objetos padrão (são pouquíssimos), dá pra perceber que o público principal não são programadores.
Sou eu que acostumei com o faz-tudo do Java?
Desabafo…
Alguém tem essa mesma opinião sobre outra linguagem? Ou alguém acha o contrário de outra linguagem, que é uma porcara mas a API vale a pena. Java não vale. [size=7]Tô brincando, vale sim.[/size]
É bem assim mesmo, eu acho javascript uma das melhores linguagens que existe, o que falta nela é um padrão de compatibilidade mais rígido, ou então que todos os browsers consigam interpretar qualquer variação da linguagem (se bem que isso seria uma várzea). Quanto a API, acredito que o problema está na verdade na documentação mesmo, seria legal ter um tipo de javadoc pro javascript :lol:.
Java já é ao contrário, tem muita documentação, muita informação e a API é bem interessante. Já a linguagem em si e seus recursos deixam um pouco a desejar se comparada a linguagens de script.
As linguagens de script são interpretadas, o que pode dar uma certa vantagem se comparado ao Java. Por outro lado, uma linguagem de script não é capaz de implementar um mecanismo de segurança similar ao da JVM.
Acho que o Java Script ainda terá seu lugar asegurado no desenvolvimento de aplicações client side.