Olá Galera do forum GUJ, estou começando a estudar Java (ainda to vendo polimofismo e herança), mas sempre tive admiração por programação e estou adorando aprender a programar em java e gostaria muito um dia trabalhar com isso, mas ai que vem minha duvida…
Como é o dia-a-dia de um programador durante o trabalho, não deve ficar o tempo todo criando programas acredito eu e nem corrigindo códigos o dia inteiro, pois que aplicações seriam essas pra dar tanto defeito não é mesmo?? Enfim como seria a funcao de um programador java, nao importa o segmento, digo de maneira geral, tenho essa duvida
digamos que seja um desenvolvedor web, e trabalhe na programação do site… tenho um amigo que nao para 1 min e sempre tem coisa pra fazer na agencia… pois, os prazos sao muito curtos (pelo menos onde ele trabalha) e além dos prazos serem curtos sao muitos projetos um em cima do outro… entao ele sim fica o dia inteiro sentado programando e programando e mesmo assim nao da tempo… veja qual é a politica da empresa antes de entrar em um local como este
a questão não é essa. se você é programador você vai programar, o que pode acontecer é você ficar alguns minutinhos sem ter o que fazer.
mas por exemplo, eu sou ESTAGIARIO E UNICO PROGRAMADOR aqui onde eu trabalho.
ou seja, além de programar, também tenho que “administrar!” um servidor linux, tratar da segurança desse servidor.
ou seja, talvez você não só fique programando também participe de reuniões do projeto e por ai vai.
a questão é? você gosta do principal?
tem gente que gosta de feijoada mas não como carne de porco! hehe
Sinto lhe dizer, mas a grande maioria dos programadores só fazem isto, criam aplicações, concertam erros, adaptam novas funcionalidades, reescrevem o código para melhor ou aperfeiçoar o que ja está implementado…
Mas hoje vejo poucos programadores puros, daqueles que só programam, muitos de nós esta aos poucos virando analistas programadores, pois temos que fazer tudo desde a definição até a implementação.
nao precisa ficar sentido ao me dizer, por mim não tem problema passar o dia programando em algum projeto, so queria saber mesmo como era o dia-a-dia, a maioria exige q o trabalho seja 100% presencial, quero dizer, vc nao pode nunca ficar em casa trabalhando no projeto?
Tudo varia muito. O lugar pode ser tanto um inferno quanto um paraíso. Depende muito da cultura, da forma de contratação e até do próprio programador (quer dizer, se for uma pessoa proativa, inovadora, que procura corrigir os defeitos antes que ‘a água comece a bater na bunda’, tem tudo para se destacar e subir rápido).
Quanto ao trabalho, na maior parte dos casos é 100% presencial, sim. Mas já trabalhei em lugares que possibilitavam um home-office (dependendo do projeto).
Enfim… é um ecossistema muito rico, não dá pra definir em um único post de fórum.
Depois que você começar a trabalhar na fábrica de salsichas, aham, depois que você começar a desenvolver aplicações, vai pensar por que é que elas até que não dão tantos defeitos assim
Além do mais, poucas empresas querem um “programador”, assim no sentido literal da palavra. É como o pessoal já falou aí, você vai desde participar de reuniões até fazer a implementação. Isso quando você também não escreve em HTML, administra o banco, o servidor, atende o usuário, etc.
Veja algumas situações no vidadeprogramador.com.br
quem nunca projetou algo em engenharia de software nas aulas da faculdade?? exemplo: administrar 3 projetos com 5 programadores, no caso voce tem que alocar todo mundo para que todos os programadores nao parem. Então um quando o programador 1 terminar sua tarefa e vai ter que esperar um processo de outro programador. Ao invés dele ficar de “micro férias” ele ja entra em outro projeto em outra parte do processo, (eu acho isso loucura mas blz… até hoje nao entendi), dai quando ele termina esse segundo processo ele volta pro primeiro e ai vai.(como dito antes, depende da empresa).