Máscaras nos campos

Olá, caros colegas!

Estou utilizando o modelo MVC num projeto Struts + Hibernate… a minha dúvida é: onde devem ser feitas os tratamentos das máscaras dos campos? Por exemplo, o CNPJ… eu sei que no banco, os dados devem ser gravados SEM máscara… porém, deve ser apresentado com a máscara para o usuário… em que camada é mais adequado fazer esse tratamento? Será q eu consegui me explicar?

agradeço a ajuda!

Amigo eu geralmente faço assim.

Utilizando este mesmo exemplo do cnpj que você falou.

Eu possui um getCnpj e um getCnpjFormatado.

Entao na sua jsp, vc usaria o getCnpjFormatado e no seu setCnpj você verificaria se ele está formatado e retiraria está formatação se necessario.

Acredito que esse metodo seria o ideal.

Abraço

[quote=rdmardegam]Amigo eu geralmente faço assim.

Utilizando este mesmo exemplo do cnpj que você falou.

Eu possui um getCnpj e um getCnpjFormatado.

Entao na sua jsp, vc usaria o getCnpjFormatado e no seu setCnpj você verificaria se ele está formatado e retiraria está formatação se necessario.

Acredito que esse metodo seria o ideal.

Abraço[/quote]

OK, mas esse método deve ser colocado onde? no POJO ?

já que vc esta trabalhando com Struts !! Vc mapeia provavelmente mapeia o seus forms!

Então este form pode ter esse tipo de função.

Você pode usar onde achar necessario, se vc for colocar no request um objeto que tenha atributos com formatacao, vc pode criar um outro get para esse atributo que retira a formatação.

Como é apenas para visualização, eu utilizo o JQuery.

fica mais ou menos assim

$(document).ready(function(){ $("#dataNascimento").mask("99/99/9999"); $("#cpf").mask("999.999.999-99"); $("#cep").mask("99999-999"); $("#telresidencial").mask("99-9999-9999"); });

é bem útil, dá uma olhada na documentação, é super fácil de usar, e vc pode criar suas próprias máscaras.

http://docs.jquery.com/Main_Page

Acredito que com o JQuery fique bem melhor e mais pratico!

As validações que vc pode usar o Hibernate Validation junto com o Struts!!