Matches e Expressões Regulares

2 respostas
L

Olá pessoal do guj.

Estou precisando no momento utilizar expressões regulares, eu não aprendi isso na faculdade infelizmente e nem sei por onde começar.

Gostaria de saber o que são as expressões regulares, se elas estão presentes em todas as linguagens, e como elas funcionam.

Quais métodos java posso utilizar para criar métodos com expressões regulares, e onde posso ver ou pesquisar as “tags” disponíveis para criar uma expressão regular.

no momento me deparei com o seguinte problema, preciso saber se uma String contém

Apenas numeros de 0 a 9
ou
Apenas letras
ou
Letras e numeros de 0 a 9
ou
Apenas caracteres especiais @!$%¨&*??
ou
Todas as opções acima

Obrigado.

2 Respostas

douglaskd

resumo: expressão regular é uma maneira de encontrar expressões em textos.

a idéia é essa: “eu quero saber se o texto contem uma sequencia”, se sim me retorne a posição de onde começa e onde termina.

site que eu uso para testar: http://regexpal.com/ (de uma olhada no quick reference)

vamos testar:

no primeiro campo digite: [a-z]{2}[1-9]{4}[A-Z]{5}
no segundo digite: aaaaaaaa aa1112AAZSZ 44

explicação: eu quero encontrar uma sequencia… que “deve” ter:

2 letras minusculas, seguidas de 4 numeros de 1 a 9, seguidas de 5 letras maiusculas.

[oqueeuaceito]{quantos} OK ?

• é o intervalo…

agora outro teste(quero saber se a string contem somente numeros e letras maiusculas ou minusculas) se houver qualquer caractere diferente disso não vai pegar

primeiro campo: [a-z0-9A-Z]{5}
segundo campo: 11111aaaaaaaaaaa8888&&&&&&&****77777))))))PPPPP

veja que ele encontrou 6 ocorrencias o resto ele desconsidera.

um excelente guia para te dar um rumo legal: http://aurelio.net/regex/guia/introducao.html

sua outra pergunta: creio eu que todas as linguagens que usamos comercialmente possuam regex…java, php, .net, C, perl, python etc…

L

LVentura:
Olá pessoal do guj.

Estou precisando no momento utilizar expressões regulares, eu não aprendi isso na faculdade infelizmente e nem sei por onde começar.

Gostaria de saber o que são as expressões regulares, se elas estão presentes em todas as linguagens, e como elas funcionam.

Quais métodos java posso utilizar para criar métodos com expressões regulares, e onde posso ver ou pesquisar as “tags” disponíveis para criar uma expressão regular.

no momento me deparei com o seguinte problema, preciso saber se uma String contém

Apenas numeros de 0 a 9
ou
Apenas letras
ou
Letras e numeros de 0 a 9
ou
Apenas caracteres especiais @!$%¨&*??
ou
Todas as opções acima

Obrigado.

Muito obrigaaado este site vai me ajudar muito vlw

Criado 27 de abril de 2013