Matemática Computacional e Java

1 resposta
edu_fernandes

Olá a todos.
Estou criando uma implementação para testes de filas.
Estou tentado implementa-la em C, mas gostaria de saber como poderia ser feita em Java também.

Considere o modelo de fila única com um único servidor no qual os usuários chegam de acordo com um processo de Poisson com taxa 5. O usuário que chega entra em um serviço se o servidor está livre ou aguarda na fila. Suponha que cada usuário aguarda na fila uma quantiadde de tempo aleatória, com distribuição uniforme (0;5). A distribuição do tempo de serviço é uma variável aleatória com taxa 4.
Realizar 500 simulações para estimar o número médio de usuários no sistema e o tempo médio de usuários no sistema e o tempo médio gasto no sistema.
Estimar o número médio de usuários perdidos até o instante 100, onde um usuário que parte do sistema, antes de entrar em serviço, é considerado perdido.

Como eu montaria esse problema em Java.
Desde já agradeço as dicas e respostas, se houver.

1 Resposta

E

Perguntinha - aqui, provavelmente de propósito, não foi especificado o “tempo” (ou seja, a quantidade de instantes de tempo) de cada simulação. Provavelmente você terá de efetuar cada simulação por mais tempo que o intervalo 100 (que é o tempo solicitado para checar o número de usuários que desistiram de esperar, ou usuários perdidos) - digamos 1000, mas eu não estou aqui com meus livros de estatística de forma tal que possa estabelecer que o tempo 1000 é suficiente ou não para poder efetuar as estimativas pedidas. De qualquer maneira, passe isso como parâmetro de sua simulação.

Outra coisinha - pelo que imagino, a distribuição do tempo de serviço também segue a distribuição de Poisson com taxa 4, embora isso não esteja explicitamente especificado.

Provavelmente, você terá de achar na Internet (ou então a partir de seus livros de Estatística) como é que, a partir de um gerador de números aleatórios que segue uma distribuição uniforme dentro do intervalo [0; 1[ (que é o caso do método “java.lang.Math.random()” ) você consegue um gerador de números aleatórios que segue uma distribuição de Poisson com taxa 5.

Criado 19 de novembro de 2010
Ultima resposta 19 de nov. de 2010
Respostas 1
Participantes 2