Matemática Discreta

Boa tarde.

Estou estudando matemática discreta na na faculdade e quero comprar um livro sobre o assunto, alguém pode me indicar algum???

Desde de ja agradeço.

Esse livro didático da UFRGS parece bom:

http://www.inf.ufrgs.br/pub/publicacoes/publicacoes/publicados_1.htm#n16

P.S: Nunca li esse, mas estou lendo outro livro desse mesmo autor sobre Teoria da Computação e estou achando a leitura fácil e agradável (na medida do possível…)

Obrigado RafaelViana. Estou interessando em aprender o máximo possível sobre esse assunto.

Não deixe de ver o livro “algebra moderna” do hygino.

Muito obrigado pelas sugestões. Vou pessquisar sobre esse liros e também perguntar ao meu professor :smiley: . Tive tr~es aulas desa matéria e acho muito interessante.

Estes eu uso no curso de Matemática Discreta

Textos Adotados
GERSTING, J.L. (1995). Fundamentos Matemáticos para Ciência da Computação. Rio de Janeiro, LTC. texto adotado
DOMINGUES, H. H., IEZZI, G. (1982). Álgebra Moderna. São Paulo, Atual. texto adotado

Outros Textos
CASTRUCCI, B. (1967). Elementos de Teoria dos Conjuntos. São Paulo, Nobel.
CASTRUCCI, B. (1986). Introdução à Lógica Matemática. São Paulo, Nobel.
HAZZAN, S. (1985). Fundamentos de Matemática Elementar (Combinatória Probabilidade). São Paulo, Atual, volume 5.
LIPSCHUTZ, S. (1972). Teoria dos Conjuntos. Coleção Shaum, São Paulo, McGraw-Hill do Brasil.
TREMBLAY, J. P., MANOHAR, R. Discrete Mathematical Structures with Aplications to Computer Science. McGraw-Hill International Editions.
LUCCHESI, C. L. et al (1979). Aspectos Teóricos da Computação. Projeto Euclides, Rio de Janeiro, IMPA.
ALENCAR FILHO, E. (1986). Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo.
SZWARCFITER, J. L. (1984) Grafos e Algoritmos Computacionais. Rio de Janeiro, Campus.
MENDELSON, E. (1977). Álgebra Booleana e Circuitos de Chaveamento. Coleção Shaum, São Paulo, McGraw-Hill do Brasil.

1 curtida

Muito obrigado JoaoBluSCBR pelas indicações.

Este acima ja tinha visto, em uma das minhas busca pela internet, quero adquri-lo mas o preço é muito alto, então gostaria de saber de quem já o leu ou está lendo a opinião sobre este livro.

Grato.

Sua faculdade não tem estes livros na biblioteca? É uma boa opção para conhecê-lo antes de comprá-lo em definitivo.

Matemática Discreta é muito chato…

E, na minha opinião, não é tão importante ao ponto de se comprar um livro.

Para que você quer um?

[quote=fernando.camargo]Matemática Discreta é muito chato…

Para que você quer um?[/quote]

Cara,

6o. período de EC e vem dizer que Matemática Discreta não é importante, que é chato.

Que curso você fez? Aprendeu o que de computação. o que vc não achou chato?

Aprendeu a fazer sites e programinhas, foi? kkkkkkkkkkkkkkk

Por isso que saem engenheiros que vão trabalhar de digitadores, ou taxistas. kkkkkk

Atualmente leciono matemática num curso de Engenharia de producao. Os alunos
acham chato e nao querem aprender derivadas e integrais. Acham que matematica
tem que ser só com numeros e nada de letras. Vão virar oque? Engenheiros não.
Provavelmente vao trabalhar para um engenheiro maior que estudou por que não achou
chato. kkkk E as faculdades cada vez baixando mais o nível e os alunos depois
saindo e reclamando que a faculdade nao ensinou o que o mercado pede. Brincadeira.

[quote=fernando.camargo]Matemática Discreta é muito chato…

Para que você quer um?[/quote]

Só porque ele está um fórum de Java não quer dizer que ele está condenado a viver aprendendo frameworks e linguagens para Web. Particularmente, na área de CC eu acho matemática discreta mais importante que cálculo DI inclusive. E as aplicações são inúmeras: complexidade de algoritmos, criptografia, LFA, grafos, CG e por aí vai …

Eu faço ADS e tive cálculo I e II primeiro que matemática discreta, segundo o professor não era pra ser assim, tanto que a grade para as novas turmas mudaram. Em relação ao curso, aparentemente a matemática discreta parece ser mais importante do que cálculo diferencial integral. Para ser sincero ainda não vi aonde posso usar derivadas, integrais, veto gradiente, cálculo numérico(que por sinal nem se compara com o cálculo numérico do curso de engenharia química, segundo um amigo que a fez disse que é bem comlexa.).

Obs: Gosto bastante de cálculo, e acredito que deve ter sua importãncia, ainda não a achei, provavelmente por falta de consulta HEHEHEHEHE.

Abraço.

Não lembro o que li na faculdade, pois já fazem uns 10 anos, no entanto recomendo que faça esta pergunta ao seu professor, certamente ele terá um ou vários bons livros para indicar.

[]'s