Matemática e Programação

36 respostas
M

Prezados:

É sabido a relação da Matemática com a programação e por isso gostaria de saber se alguém conhece algum autor de livros, apostilas, etc… que ensine, oriente o leitor a aprender Matemática.

O Fato é que só encontro material sobre matemática para quem sabe matemática.

É interessante essa situação, parece até um complô dos detentores de tal conhecimento tornar algo tão claro quanto a matemática obscuro para os desprovidos de mestres em sua caminhada no seio das escolas normais.

Portanto, faço um apelo para aqueles que conhecem tais materiais me informar onde eles estão.

Desde já agradeço a atenção!

36 Respostas

cassio

Amigo, o termo “matemática” é um tanto quanto geral demais, não? Existem diversas áreas de estudo na matemática, por qual você tem interesse? Não acho que os livros de matemática sejam, em geral, “obscuros”. O que acontece é que você precisa ter uma certa bagagem para compreender certos assuntos…

Bani

Olha, como estudante de matemática , posso dizer que é complicado mesmo. Mas não acho que seja por má vontade ou complô dos autores, simplesmente estão tentando formar matemáticos, que são pessoas que além de conhecer as ferramentas da matemática tem que saber “pensar matematicamente”, ou seja, raciocinar em um nível mais abstrato para realmente compreender os teoremas e não apenas saber aplicá-los, como por exemplo se espera de um engenheiro*. Mesmo pra quem faz curso de matemática, não é fácil entender o que está escrito nos livros.

Eu não sei qual é exatamente seu objetivo em aprender matemática: se você pretende utilizá-la nos seus programas ou se é para desenvolver seu raciocínio para programar melhor. Se for o segundo caso não adianta pegar livros com o assunto totalmente mastigado. Também não sei por qual área da matemática você tem mais interesse, então fica difícil sair citando autores. Por exemplo, para Cálculo, Stuart é mais amigável que Guidorizzi.

O que eu sei é que há 6 anos atrás eu me formei em administração de empresas e aí resolvi que queria aprender a programar direito e para isso comprei a série completa do The Art of Computer Programming. Vi tanta matemática que após algumas páginas resolvi que precisava fazer uma graduação em matemática… hehehe Mas o que me recomendaram era que eu simplesmente lesse o Concrete Mathematics do mesmo autor, que me disseram que era mais fácil de entender, então fica aí uma recomendação de livro de matemática para quem quer aprender a programar

  • caros colegas da Poli, isso não é rixa IME vs. Poli, é uma generalização sobre o que se espera de cada aluno.
peczenyj

Procure um livro de cálculo numérico com exemplos em algortimos.

Com sorte vc encontra algumas coisas úteis, nem que seja alguma bibliografia mais interessante pra vc.

M

O meu problema é o seguinte:

Não estudo matemática há quase 10 anos e os livros que vejo hoje do segundo grau tem uma dependência dos professores, fórmulas que alguém tem que explicar como funciona.

Queria encontrar algum material como os da área de informática, passo-a-passo!

Tenho que voltar ao início para poder avançar na matemática.

Luca

Olá

Escolha uma trilha para saber o que precisa estudar.

Exemplos:

  1. Computação gráfica: geometria, geometria análitica, cálculo vetorial, etc.

  2. Sistemas de logística: teoria dos grafos, teoria das filas, simulação

  3. Finanças: matemática financeira

  4. Banco de dados: ágebra relacional, algoritimos e estruturas de dados

  5. Capacity planning: teoria das filas

E assim por diante. Estes são só exemplos e mesmo assim incompletos. Identifique suas necessidades e corra atrás dos fundamentos matemáticos referentes ao que escolheu.

Mas tenha em mente que ninguém precisa saber tudo e se você quiser fazer um projeto que envolva matemática o mais rápido e mais barato é contratar um especialista que pode ser um matemático ou em alguns casos, um engenheiro com mestrado (80% dos engenheiros sem mestrado não sabem matemática).

[]s
Luca

diego2005

Tem esse aqui:

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=41736&ST=SE

Só não sei se é bom…

B

Programação + Matemática? Este é um trabalho para… Donald Knuth :slight_smile:

Se vc conseguir entender algum capítulo da série Art Of Computer Programming já pode se considerar um matemático. :slight_smile: rsrs
mas isso é mais pro nível de graduação…

avalie por si mesmo:

t+

Não resisti… e tive q adicionar isso:

“If you think you’re a really good programmer,…read [Knuth’s] Art of Computer Programming…You should definitely send me a resume if you can read the whole thing.” – Bill Gates

:slight_smile:

Paulo_Silveira

Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Guilherme_Silveira

Os cursos de matemática começam com o básico de algebra linear.

Todos os tópicos discutidos… todos, sem exceção, caem de alguma maneira, em sua forma mais simples, em questões de algebra linear…

Algebra linear é um bom inicio para pegar a forma de pensamento, a logica, a maneira de escrever, formalizar provas, argumentar.

Para isso tem o livro do Rorres sobre Aplicacoes de Algebra Linear.

M

Valeu a atenção pessoal!!!

Mas penso que ainda não temos nada que lance luz aos estudiosos autodidata.

Eu penso em algo que resolveria a situação hipotética:

Suponhamos que o mundo entrasse num caos total e sobrassem apenas pessoas com conhecimentos básicos. Como elas iriam caminhar no mundo da matemática, física, química ?

Acho que no futuro poderá aparecer uma matematica.org com o passo-a-passo que iria devolver o conhecimento a humanidade remanescente.

Até mais

peczenyj

Iriam caminhar com dificuldades, teriam que ler todos os livros e tentar começar tudo de novo. Lembrando que muita coisa deveria ser reinventada/redescoberta.

Felizmente existem autores que traduzem a ciência para pessoas leigas como Richard Dawkins, Carl Sagan, Isaac Asimov, Stephen Jay Gould, Ian Stewart (que lançou o livro ‘os numeros da natureza’, uma broxura interessante!) e muitos outros.

Um dos livros mais sensacionais do Asimov (não romance) se chama “O Colapso do Universo” onde ele fala de estrelas e buracos negros numa conversa boa sem matematica alguma. Quando vc vê vc passou dos atômos para as anãs marrons.

B

Paulo Silveira:
Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Ok vamos jogar fora os livros do Knuth… :?

t+

L

bobmoe:
Paulo Silveira:
Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Ok vamos jogar fora os livros do Knuth… :?

t+

Opa! Me fala aonde vc vai jogar que eu vou buscar na hora…hehe

Mas brincadeiras a parte, o Paulo não quis dizer para jogar os livros do Knuth fora, é que dentro do contexto proposta o cara é iniciante e quer um livro simples pra começar, por isso foi sugerido que ele se afastasse dos livros do Knuth! Apenas isso…se vc jah conhece bem matématica, então vai fundo no Knuth!

Abraços…

L

lavh:
bobmoe:
Paulo Silveira:
Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Ok vamos jogar fora os livros do Knuth… :?

t+

Opa! Me fala aonde vc vai jogar que eu vou buscar na hora…hehe

Mas brincadeiras a parte, o Paulo não quis dizer para jogar os livros do Knuth fora, é que dentro do contexto proposta o cara é iniciante e quer um livro simples pra começar, por isso foi sugerido que ele se afastasse dos livros do Knuth! Apenas isso…se vc jah conhece bem matématica, então vai fundo no Knuth!

É igual quando vem alguem pedindo um livro pra aprender a programar e sugerem “Algoritmos” do Cormen…sem noção nenhuma…a não ser que o cara seja um “geniozinho” ele vai desistir de programação em uma semana…heheh…mas nem por isso o livro do Cormen não é bom…pelo contrário…é fantástico…no tempo certo!

Abraços…

Bani

Que desânimo é esse?
Você chegou a dar uma olhada nos livros citados?

O que o Guilherme citou, por exemplo, é usado no primeiro semestre do curso de matemática aplicada (ou seja, pra quem ainda não é matemático) e é super didático, não precisa de prof. pra aprender. Mas é de Álgebra Linear. Como foi menciondo antes, pra cada área você encontra um livro compreensível para leigos.
É igual computação, não adianta alguém chegar e perguntar “me fala um livro pra eu aprender computação”, porque vai precisar de mais de um livro pra aprender!

Outra idéia: já tentou os Schaum’s Outlines ou Math for the Clueless da McGraw-Hill. Eles cobrem um monte de tópicos.

Ironlynx

É por essas e outras que eu mantenho um “CD do conhecimento” com sites tipo:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/
http://www.mspc.eng.br/ //Engenharia, Física-Química muito bom!
http://www.vestibular1.com.br/revisao/rfis.htm
http://www.somatematica.com.br/ //ótimo, mas exige cadastro–free!!!

:lol:

Bom, tudo depende do nível que vc quer atingir nesses estudos…

R

Caro Amigo… acredito saber o que vc esta passando, pois acredito estar passando o mesmo problema. Sempre fui muito boa em matemática, era minha materia favorita e a minha média era sempre boa de 8 a 10, porem isso foi à 10 anos!!!
Veja se é isso:
Você quer voltar a estudar alguma coisa… como um cursinho, ou concurso, ou até mesmo vestibular… mas já faz muito tempo que se formou, daí vc (mesmo sendo bom e entedendo na época do assunto) não se lembra de algumas coisas então de que adianta vc ter uma apostila de estudo se vc não lembra como se coloca tais fórmulas (?) ou então vc acha um livro que vem explicando a materia, por exemplo; equação (…) daí lá esta a conta, vc lembra dela, porem aparece um numero que vc não sabe da onde saiu, e se pergunta: POrque tem esse 6 aqui??? (vindo esse de uma fórmula de baskara que vc não se lembrava mais) por exemplo e assim vai…
Na verdade, os livros são para quem sabe, ainda estudam, ou tem professores presentes… então não adianta tentar sozinho, concordo que exista muita “incognita” nos problemas resolvidos…
O ideal é vc ir até uma biblioteca e procurar livro de professores… ou então uma apostila do ensino médio do telecurso 2000, pois lá sim explica passo a passo, sem numeros escondidos…
Espero poder ter ajudado.

GiancarloBraga

Rosana!
Esse tópico é de 8 meses atrás!! rsrsrs

Pe1

I see dead topics… :shock:

pocha esse topico é velho mais não tinha visto ele… não acesso o guj com frequencia… e me interessei em ver alguns livros dos aqui citados… Eu to no 5 semestre de Ciencia da Computação pela Universidade Católica de Brasília e to achando que o que mais ta faltando no meu curso é aprender matemática a fundo… as materias que fiz não supriram minha necessidade quanto a isso acho que deveria aprender mais algebra linear ou coisa que o valha…

Java_Vinicius_Machin

Existem opiniões contrárias: http://www.itwire.com.au/content/view/13339/53/. :smiley:

ViniGodoy

Eu comprei esse livro aqui. É em inglês mas é muito bom. E parte do princípio que você se formou em informática e não que você é um estudante de matemática:

Eu também ouvi falar muito bem desse aqui:

Agora… tudo vai depender de que tipo de matemática você está precisando. Esses aí tem muito assunto sobre matrizes, vetores e física no geral. Eu comprei por me interessar pela a área de desenvolvimento de games.

Se o seu assunto é mesmo entropia, cálculos para criptografia, compactação, ou mesmo demonstrações e estatísticas da engenharia de software, sugiro que procure por literatura específica.

Agora, uma coisa é fato… matemática exige disciplina, estudo, resolução de exercícios, resolução de exercícios e resolução de mais exercícios!

Luca

Olá

Realmente, há controvérsias. Mas na minha vida vi muitos caras que ganharam muito dinhero com informática justamente por saberem matemática. Exemplos:

  1. O cara que criou o DBase (estruturas de dados vem da matemática)

  2. Os caras que criaram o Oracle e se tornaram sócios do Larry (idem parêntesis anterior)

  3. Os caras que criaram o Google (seus algoritmos de busca tem tudo a ver com matemática)

  4. Um exemplo bem recente: o licenciamento do Esper para a BEA. O engine de eventos do Esper é feito usando o conceito de redes delta que é matemática aplicada em VSLI (justamente a área de conhecimento que cita o artigo do link)

Poderia citar um monte de exemplos como roteadores otimizados para empresas transportadoras, algoritmos para negociaçào em mercados financeiros e muitos outros.

Se alguém quer morrer sendo apenas mão de obra pode ficar só no rame rame que isto é suficiente.

Mas se alguém que dar o pulo do gato, então esqueça os conselhos da maioria preguiçosa e mediocre e entre de cabeça onde acha que pode encontrar ferramental para dar asas aos seus sonhos.

[]s
Luca

Proteu_Alcebidiano

Pensamento mais do que apropriado.

Atentem para o que Luca falou: é assim que nascem as revoluções.

T+

Kenobi

Luca:
Olá

Realmente, há controvérsias. Mas na minha vida vi muitos caras que ganharam muito dinhero com informática justamente por saberem matemática. Exemplos:

  1. O cara que criou o DBase (estruturas de dados vem da matemática)

  2. Os caras que criaram o Oracle e se tornaram sócios do Larry (idem parêntesis anterior)

  3. Os caras que criaram o Google (seus algoritmos de busca tem tudo a ver com matemática)

  4. Um exemplo bem recente: o licenciamento do Esper para a BEA. O engine de eventos do Esper é feito usando o conceito de redes delta que é matemática aplicada em VSLI (justamente a área de conhecimento que cita o artigo do link)

Poderia citar um monte de exemplos como roteadores otimizados para empresas transportadoras, algoritmos para negociaçào em mercados financeiros e muitos outros.

Se alguém quer morrer sendo apenas mão de obra pode ficar só no rame rame que isto é suficiente.

Mas se alguém que dar o pulo do gato, então esqueça os conselhos da maioria preguiçosa e mediocre e entre de cabeça onde acha que pode encontrar ferramental para dar asas aos seus sonhos.

[]s
Luca


Excelente, bora ressucitar os bons e velhos “Os Intocáveis”

diego2005

Paulo Silveira:
Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Por acaso seria esse livro??

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=140242&ST=SR

T+

diego2005

rdgc:

Pelo que pesquisei, é sim…

http://www.amazon.com/What-Mathematics-Elementary-Approach-Paperbacks/dp/[telefone removido]

É que meu inglês ainda não me permite ler livros em inglês… :frowning:

davidbuzatto

Alguém quer os livros do Knuth (edição de 1997 - formado djvu)?
Me manda uma PM :D:D:D:D:D:D:D

Até mais!

U

O MIT disponibiliza alguns cursos “open” um dele é matematica para cientista da computação…

http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Electrical-Engineering-and-Computer-Science/6-042JFall-2005/CourseHome/index.htm

Java_Vinicius_Machin

ualex:
O MIT disponibiliza alguns cursos “open” um dele é matematica para cientista da computação…

http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Electrical-Engineering-and-Computer-Science/6-042JFall-2005/CourseHome/index.htm

Já favoritei! Aparentemente é muito bom, vou deixar pra dar uma olhada em Dezembro, quando tenho um tempo livre.

Muita boa dica. 8)

maquiavelbona

Regras do Fórum:

Você aceita não postar qualquer mensagem abusiva, obscena, invulgar, insultuosa, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar qualquer lei em vigor. Isto conduz à sua expulsão imediata e permanente.

Respeite o direito autoral do cara.

Até!

T

comforme algumas pessoas citaram, eu tb me vi obrigado a estudar mais matemática, quando li esse livro do Simon Haykin: Neural Networks: a compreensive Foundation (Acho q o título é esse mesmo. rs) Levando em consideração que minha formação acadêmica conta somente com 40% de hora/aula em Ciências da Computação (os outros 60% são adm.) rsrsrs Entender esse livro é um horror se vc não tem muita noção de matemática, e tive que fazer minha monografia com base nesse livro (detalhe, em 4 meses) rs

davidbuzatto

maquiavelbona,

Não lembro de ter postado nenhum link :evil:, sendo assim não passei por cima de nenhuma regra do fórum concorda?

Como falei, se alguém quiser me manda uma PM :twisted:

Até mais!

boaglio

Existe um movimento voluntário que pretende traduzir todo esse material do MIT para o português, eles prometem traduzir tudo até setembro.

Alguns cursos de matemática estão disponíveis nesse link.

Um excelente autor de livros de matemática é o Paulo Boulos.

Bons estudos! :slight_smile:

U

boaglio:
Existe um movimento voluntário que pretende traduzir todo esse material do MIT para o português, eles prometem traduzir tudo até setembro.

Alguns cursos de matemática estão disponíveis nesse link.

Um excelente autor de livros de matemática é o Paulo Boulos.

Bons estudos! :slight_smile:

legal… eu quero estudar algebra linear, parece ser uma das partes da matematica com mais aplicaçãoes em TI

LPJava

bom, nao sei sei meu post vem ajudar… a tira sua duvida… mais assim, o coordenador do meu curso é formado em ciencida da computação e formado tb em matematica… porem ele diz que fez ciencia da computação para desenvolver mais a logica… e facilitou o desenvolvimento dele com matematica…ele tem bom conhecimento na area de TI, porém ele disse que é mais stressante e talz… e ele prefiriu a matematica pq ele acha ela “linda” e talz… ele é meio doido tb… vive criando formulas e formulas la… mais assim é um otimo coordenador do curso de TI, cobra dos professores e seleciona a cada semestre a dedo… os professores alem de está ligado nos eventos e incentivando sempre a galera… e talz… nao se esse seria um exemplo para o que você queria saber entre matematica e TI.
É como vc comparar o cara que sabe AutoCad c/ geometria… é exatas… tem tudo haver…
Maemática ela ta em todas as areas assim como informatica ta em todas areas… qualquer curso… que nao seja de TI você vai ter uma materia la sobre TI.

R

diego2005:
Paulo Silveira:
Esqueca qualquer coisa que indicaram aqui do Knuth. Nao é para iniciante (com excecao dos geninhos).

Compre “What is Mathematics?”

Por acaso seria esse livro??

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=140242&ST=SR

T+

Pelo que pesquisei, é sim…

http://www.amazon.com/What-Mathematics-Elementary-Approach-Paperbacks/dp/[telefone removido]

Criado 20 de novembro de 2006
Ultima resposta 24 de jul. de 2007
Respostas 36
Participantes 25