Olha, como estudante de matemática , posso dizer que é complicado mesmo. Mas não acho que seja por má vontade ou complô dos autores, simplesmente estão tentando formar matemáticos, que são pessoas que além de conhecer as ferramentas da matemática tem que saber “pensar matematicamente”, ou seja, raciocinar em um nível mais abstrato para realmente compreender os teoremas e não apenas saber aplicá-los, como por exemplo se espera de um engenheiro*. Mesmo pra quem faz curso de matemática, não é fácil entender o que está escrito nos livros.
Eu não sei qual é exatamente seu objetivo em aprender matemática: se você pretende utilizá-la nos seus programas ou se é para desenvolver seu raciocínio para programar melhor. Se for o segundo caso não adianta pegar livros com o assunto totalmente mastigado. Também não sei por qual área da matemática você tem mais interesse, então fica difícil sair citando autores. Por exemplo, para Cálculo, Stuart é mais amigável que Guidorizzi.
O que eu sei é que há 6 anos atrás eu me formei em administração de empresas e aí resolvi que queria aprender a programar direito e para isso comprei a série completa do The Art of Computer Programming. Vi tanta matemática que após algumas páginas resolvi que precisava fazer uma graduação em matemática… hehehe Mas o que me recomendaram era que eu simplesmente lesse o Concrete Mathematics do mesmo autor, que me disseram que era mais fácil de entender, então fica aí uma recomendação de livro de matemática para quem quer aprender a programar
- caros colegas da Poli, isso não é rixa IME vs. Poli, é uma generalização sobre o que se espera de cada aluno.