Matematica Financeira, qual formula?

11 respostas
H

Ola amigos, estou desenvolvendo um programa em que consiste em uma planilha de custo de um cliente meu.

Devera funcionar assim: o dono da loja compra o produto do seu fornecedor e no dia que ele efetua o pagamento, ele vai no programa e dá baixa referente ao que foi comprado, data, valor.

So que é o seguinte, ele precisa ter esse calculo sempre corrigida com os mesmos indices da poupança, ou seja, se hoje ele fechou o mes com 10.000 de custo, no mes que vem provavelmente vai estar mais pois devera estar corrigido com o indice de reajuste da poupança, e assim por diante.

E ae? alguem entende disso?

11 Respostas

cv1

Primeira regra da matematica financeira: voce só precisa de soma e multiplicação. Finja que todo o resto nao existe, vc nao vai precisar dele pra quase nada :wink:

Usando o seu exemplo, se o cara fechou com 10k hoje, pra saber o valor do mês que vem, a uma taxa de juros de 0,5% (mais ou menos o que a poupanca rende):

10000 * (1 + (0,5 * 0,1)) = 10500

Mas aih entra o inferno dos juros compostos. Huh?! Sim, juros compostos. Se no mês que vem, vc tem 10500, entao daqui a dois meses vc vai ter:

(10000 * (1 + (0,5 * 0,1))) * (1+ (0,5 * 0,1)) = 11025

Transformando isso numa formulinha bocó (com certeza alguem tem uma melhor, entao me xinguem!), então:

v = (v0 * (1 + (tj * 0,1)))

Bom, por enquanto acho que resolve o seu problema… se vc precisar de mais uns toques, eu dou uma procurada por aqui e vejo o que dah pra fazer :smiley:

TedLoprao

E aí cv, acho que só faltou o

v = (v0 * Math.pow((1 + (tj * 0,1)), n))

Onde n é o número de meses…

Fallow

Bani

cv,
A sua poupança está rendendo demais :wink:
Se esse seu 0,1 for para tirar da porcentagem, deveria ser 0,01 :slight_smile:

H

Galera muito obrigado pela ajuda, mas tem mais uma coisinha…

…o cara da loja, as vezes ele fecha o mes no dia 15, as vezes no dia 30, entao sendo assim, por exemplo, uma conta realizada no dia 01/08/03 tera a sua correçao no dia 01/09/03, so que se ele fechar o custo no dia 15/09/03, entao, tera mais 14 dias para corrigir’, e como ficaria agora?

E agora Jose???
:microwave: :crazyeyes:

cv1

É só conseguir a taxa de juros diária, e fazer com que o valor seja corrigido pelo número de dias.

Mudando a fórmulinha:

v = (v0 * (1+((tj/d0)*d1)*0,01)

Onde:

v = valor final
v0 = valor inicial
tj = taxa de juros ao mês
d0 = número de dias em um mês (geralmente 30, mas vc pode precisar de controle mais fino)
d1 = dias onde a aplicação rendeu

:wink:

Bani

É isso que eu odeio em finanças…
Quando você não tem o valor, você chuta qualquer coisa e aí só justifica o seu chute.
O cv, por exemplo, chutou que pode ser utilizado juros simples pra calcular os juros diários. Tudo bem, é uma opção dele.
Outra pessoa pode dizer que deveria ser utilizado juros compostos. A resposta dá outra, mas está certo também.
Nesse caso a diferença entre as duas abordagens vai ser um valor bem pequeno, então realmente é mais prático usar juros simples.
Porém note que essa fórmula do cv só serve para calcular essa diferença de juros nos dias que faltaram para completar um mês. Calcular todo o período com juros simples (utilizando aí o número de dias total) já não seria muito admissível no Brasil (nos EUA já é natural calcular juro mensal simples, e só anual utilizar composto).

Mas que é decepcionante ficar 4 anos estudando algo que os professores tentam chamar de “exatas” mas que você pode chutar todas as hipótestes, isso é… :roll:

H

Nossa, to ficando maluco agora…
Essa ultima formula do CV é pra calcular tudo direto ou é so pra calcular os dias restantes (que ultrapassaram dos 30 dias)?

cv1

Direto.

H

Valeu, obrigado a todos vcs que colaboraram.
:wink:

Bani

Eu acho que você deveria perguntar para seu cliente que metodologia ele quer utilizar para o cálculo.
Eu não aceitaria calcular tudo com juros simples…

Mas de qualquer forma, como a taxa da poupança não é constante, não adianta querer uma fórmula geral que calcule automaticamente para todo o período. Você vai precisar ficar reaplicando mês a mês.

louds

Não esqueça também que normalmente se precisa corrigir levando a inflação em conta e dependendo do tipo de custo outros indices de referencia, como o m²base da construção civil, o dolar para operações de lastro cambial, etc.

Resolver esse tipo de problema de matematica financeira de forma agil costuma exigir que equações diferenciais sejam usadas para os casos não tão simples.

Criado 2 de setembro de 2003
Ultima resposta 3 de set. de 2003
Respostas 11
Participantes 5