Matemática para Programadores

Olá pessoal o/

Por falta de um lugar mais apropriado vou colocar aqui mesmo minha questão.

Há algum tempo que trabalho com desenvolvimento web (php/mysql, geralmente), e cada vez me sinto menos desafiado. Quero mudar de cenário, e acredito que a matemática seja o lugar para qual devo ir, pois só recentemente vi verdadeiras aplicações sobre o assunto. Eu quero realmente entender matematica, não apenas usar as formulas que lhe são dadas. Eu quero estar apto a entender como um programa de modelagem 3D funciona, como um algoritimo mais sofisticado funciona, quero saber a matematica por tras disso (só alguns exemplos). O que sei sobre matematica foi o que aprendi na escola, e pelo que li (principalmente em sites estrangeiros) posso jogar uma grande parte disso fora, já que não será de utilidade algum para o que quero. (não será problema, já que não lembro da metade)

O que vocês sugerem para eu começar? Livros (ingles/portugues), artigos, guias de iniciação, etc, qualquer coisa.

Lembrando que vou levar isso mais como um hobby, não tenho intenção de me tornar um “Dr” no assunto, apenas o suficiente.

Abs.

Recomendo esses livros aqui:
http://astore.amazon.com/pon098-20/detail/1568817231
http://astore.amazon.com/pon098-20/detail/1435457331

Para ter uma noção de matemática de games 3D, leia esses artigos:
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/132-o-uso-de-vetores-nos-jogos
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/238-matrizes-e-transformacoes-parte-1
http://www.pontov.com.br/site/arquitetura/54-matematica-e-fisica/267-matrizes-e-transformacoes-parte-2

Vlw.

Só um adendo: quero, preferencialmente, algo que não seja “específico” da programação (que não explique com código, por exemplo), mas que explica a matematica em si. DEPOIS em entraria em detalhes sobre as possiveis aplicações do que aprendi.

Os dois livros tem um enfoque misto. Falam à fundo da matemática, sem muito “matematiquês”. E dão exemplos técnicos.
Agora, se você quer ver só matemática (que é um pouco mais abstrato), pode consultar os vídeos do Khan Academy.

Recomendo começar pelos de álgebra linear, que são os que explicam como os aplicativos 3D funcionam:

Outro assunto muito útil em programação seria a estatística. O Khan também traz vários vídeos sobre isso:

Não tem problema os conceitos serem um pouco mais abstratos :slight_smile:

Sobre esses últimos dois links, quais são os pre-requisitos para a leitura? Como eu disse, o que aprendi eu aprendi na escola. Não tenho problema em re-aprender matematica do inicio, desde que seja últil/necessário.

Os últimos dois são de vídeos, não de leitura. Você pode entrar no Khan Academy.org que tem desde álgebra básica (soma, subtração, divisão) até bem avançada.
Só tem mesmo que saber inglês.

Opa! Vlw! Estou no começo do primeiro vídeo ainda, mas estou gostando doq vejo.

Ainda estou aberto a mais sugestões, se alguem tiver algo a falar…

Bom dia,

Também me encontro na mesma situação que você…

Semana passada comprei um livro chamado “Métodos numéricos aplicados: Rotinas em C++”, nome auto-explicativo.

Nesse link seguinte tem o conteúdo abortado pelo livro: http://www.nr.com/nr3contents.pdf

Abraços!