Materia sobre softwares no Jornal da Globo

55 respostas
fzampa

Pessoal,

ontem no jornal da globo passou uma matéria sobre uma disputa de programas de computador, onde várias equipes do Brasil inteiro desenvolveram soluções diversas, em diversas áreas e oito foram escolhidas pra final.

Uma escolhida vai representar o Brasil no Japão.

Não acho que seria uma coincidência, e sim uma tendencia: Todos os aplicativos eram soluções para dispostivos móveis.

Um era sistema médico pelo celular e os outros eram pra palm. Tinha prancheta de engenheiro no palm e um dos mais interessantes: sitema pra turista. O cara escolhia uma regiao do brasil pra visitar e o sistema mostrava um mpeg no palm da região com dicas de hoteis e tudo mais… tinha um outro tb que ia se adequando as situações do turista…

Então, o Jornal da Globo ontem mostrou um nicho do mercado muito grande: computação móvel. Não apenas criarmos AFV pra palms e também soluções para outras áreas, como turismo, engenharia, medicina e também qq outro que a imaginação permitir.

http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20050505-91903,00.html

55 Respostas

mcampelo

É só pensar na quantidade de computadores que existem e na quantidade de celulares e não é muito difícil concluir que mercado melhor não há! :smiley:

[]'s
Marco Campêlo

Grinvon

É o mercado que mais tende a crescer nos próximos 5 anos. Por que comunicação e comodismo é tudo!

Thiago_Senna

Os Professores na faculdade gostam de chamar computação móvel de:

COMPUTAÇÃO PERVASIVA

Acho que é isso!

O nome é feio, mas é uma área que promete, sem dúvidas alguma!

Thiago

tRuNkSnEt

Outro dia eu li em algum lugar que o numero de celulares conectados a internet ate 2007 vai ser maior que o numero de computadores conectados a internet. Algo desse tipo, só não lembro da data correta, mas era a curto prazo.

Baseado nisso da para se ter uma noção da onde a coisa vai chegar! E é claro que quem sair na frente tem grandes chances de ser pioneiro.

MarcioTavares

Posso estar enganado, mas eu acho que essa competição aí é da Microsoft. Eu ouvi algo a respeito disso há um tempo atrás, acho que na própria MSDN Magazine.

Foi comentado algo sobre isso na reportagem? No texto pelo que eu vi, não.

Thiago_Senna

Posso estar enganado, mas eu acho que essa competição aí é da Microsoft. Eu ouvi algo a respeito disso há um tempo atrás, acho que na própria MSDN Magazine.

Foi comentado algo sobre isso na reportagem? No texto pelo que eu vi, não.

O foco da Microsoft é exatamente este! :wink:

saoj

Eu não consigo me empolgar com esse mercado. Me sinto na contramão da nova onda. Tenho um celular com Java e não uso. É muito chato e complicado. Checar meu saldo via celular ??? Pra que se posso esperar um pouco para vê-lo no meu desktop ou ligar para o phone banking.

Um médico pode acessar o histórico do paciente no trânsito, talvez porque ele acabou de receber uma ligação do mesmo e precisa do histórico para orientá-lo. Legal, mas é realmente necessário ??? Quantos médicos vão utilizar isso ???

Mesmo que alguém desenvolva uma aplicação muito legal, o mercado por enquanto ainda é muito limitado. Eu sei: Vai crescer muito ainda, mas quanto tempo vai demorar esse crescimento ??? Há mais celulares que computadores, legal, mas quantos porcento das pessoas que tem celular vão saber operá-lo para acessar a Internet ou um aplicativo qualquer ??? Sem contar o custo do acesso, que é proibitivo.

O Brasileiro costuma seguir os padrões americanos e não os padrões europeus ou japoneses. Na Europa/Japão esse mercado é monstruoso, mas nos Estados Unidos a onda simplesmente não pegou. Será que se não pegou lá vai pegar aqui ???

Se eu tivesse que escolher uma área desse mundo wireless, não teria dúvidas: Games e Aplicativos para gerencialmento/envio de fotos. O resto parece muito desnecessário para pegar no curto-médio prazo.

RodrigoSol

Hoje com os celulares disponíveis pra maioria das pessoas essas coisas são inviáveis, mas quando os celulares comuns tiverem o mesmo poder de processamentos dos atuais palms, a coisa vai mudar de figura…

Costumo acessar a net num zire 72 com celular sony e apesar do browser do palm ter suas limitações e tão fácil que eu só queria ter uma versão do firefox pra palm os. Mais nada :smiley:

MarcioTavares

E quanto fica o custo desse acesso?

Thiago_Senna

Existe uma tecnologia… (nao me lembro qual é) fará com que você só pague o bits que vc enviou e recebeu! Algo desse tipo!

Se isso realmente rolar, a internet pode expandir absurdamente dentro dos celulares e palms!

Abraços!
Thiago

fmeyer

Legal que voce tocou neste assunto …

Meu cunhado é medico radiologista, geralmente é um médico q não fica no hospital … fica em plantão mas em casa … varias vezes ele ja comentou comigo de um sistema como este q voce ja ciitou … geralmente as atendentes não passam informações suficientes sobre o estado do paciente … e as vezes até erra o historico que esta passando pra ele via telefone.

eu acho q sistemas em celulares e pdas vieram pra revolucionar a nossa maneira de trabalhar hj …

até hj vejo a necessidade de me aprofundar um pouco mais em j2me

MarcioTavares

“Thiago Senna”:
Existe uma tecnologia… (nao me lembro qual é) fará com que você só pague o bits que vc enviou e recebeu! Algo desse tipo!

Se isso realmente rolar, a internet pode expandir absurdamente dentro dos celulares e palms!

Cara, sei não… mesmo assim isso ainda vai estar muito longe de ter uma abrangência considerável. Veja só pelo fato de que hoje em dia apenas 2% ou 3% da população tem computador em casa, quem dirá com um acesso dialup, quem dirá com uma banda larga, quem dirá internet via um gadget…

Mas, as tentativas são válidas! :thumbup:

louds

Eu tenho uma dúzia de aplicativos instalados no meu smartphone e sempre que posso experimento outros.

Custo de banda pode ser caro, mas tem um porém, algumas operadoras esse valor não sofre tarifação diferenciada por roaming.

Tenho instalado instant messenger, som de fundo para ligações, python, viewers de word, powerpoint e pdf, e tantos outros. Detalhe que zero dessas aplicações foram desenvolvidas em java…

E uso boa parte deles no meu dia-a-dia, praticidade é o nome do jogo, que tal um livro para uma sala de espera, e que pesa zero gramas. Que tal um software que te da acesso ao broadcast da bovespa?

Computação movel é bem diferente da convencional, ela é feita toda para ser um monte de quebra galhos e atalhos para quando se está em movimento.

pcalcado

GRPS é cobrado assim, e nem por isso deslanchou nada.

fmeyer

Abraços!
Thiago

a tim tem esse serviço o qual vc paga apenas os kb trafegado …
http://www.tim.com.br/portaltim/home/0,1606,24O0O8O150O264,00.html

Thiago_Senna

MarcioTavares:

“Thiago Senna”:

Cara, sei não… mesmo assim isso ainda vai estar muito longe de ter uma abrangência considerável. Veja só pelo fato de que hoje em dia apenas 2% ou 3% da população tem computador em casa, quem dirá com um acesso dialup, quem dirá com uma banda larga, quem dirá internet via um gadget…

Mas, as tentativas são válidas! :thumbup:

Realmente Márcio!
Só tenho uma consideração a fazer.
Mesmo com apenas 2% à 3% da população que posui microcomputadores já é o suficiente para fazer o que está acontecendo hoje!

O presso dos celulares são mais acessíveis! Hoje, o difícil é achar quem não tem celular!

Há muitas pessoas de renda baixa usando celulares.
A área de computação móveis é um possível investimento, mas é claro que existe riscos, assim como existe a possibilidade de dar certo!

Abraços!

mcampelo

GPRS no caso de redes GSM e 1xRTT no caso de redes CDMA permitem a tarifação por tráfego ao invés de tempo de uso.

Isso é muito mais justo com os clientes.

O problema é que como hoje em dia ainda há uma demanda pequena, o custo do KB é alto. Para baixar o preço, precisamos de mais usuários. Sem usuários, não dá para baixar o preço. Sem baixar o preço não conseguimos mais usuários. E as empresas de telefonia acabam ficando nesse deadlock! :frowning:

[]'s
Marco Campêlo

Thiago_Senna

Esse negócio de GRPS eu vi em um palestra, que continha a participação da Micrsoft e sua Parceira TIM!

Aff…
Eu acreditei! :cry: :cry:

Mas… vamos esperar para ver!

MarcioTavares

Smartphone == Microsoft ou estou enganado?

Thiago Senna:
Há muitas pessoas de renda baixa usando celulares.
A área de computação móveis é um possível investimento, mas é claro que existe riscos, assim como existe a possibilidade de dar certo!

Mesmo assim eu ainda acho muito difícil fazer um prognóstico sobre o sucesso ou não desse tipo de acesso.
Da mesma forma que eu falei da porcentagem de quem tem computador, de quem tem acesso etc, considere aí também a porcentagem de quantas pessoas acessam a internet via celular, dentre aquelas que tem celular. É uma porcentagem ínfima… :frowning:

Me lembro sempre do que me falaram quando eu estava pra comprar o meu primeiro celular e eu estava em dúvida de qual eu compraria. Várias pessoas me disseram a mesma coisa:

“Compra o mais barato. Com um celular caro, vc vai achar legalzão, vai jogar direto, tirar foto se tiver, fazer palhaçada etc etc, mas isso vai durar 1 ou 2 meses. Depois, vc só vai usar pra ligar e mandar SMS. Então, não vale a pena.”

De uma certa forma, eu concordo com isso. No máximo, o que eu uso além de ligar e mandar Sms são os lembretes, notas, outras coisas básicas, e tentar fazer alguma gracinha em J2ME. Agora, imagina o povão, que não tem nem um pouco de intimidade com tecnologia? Pra que vão querer acesso à internet?

[completando]
Por isso mesmo é que existe essa guerra das operadoras, porque o que dá lucro pra elas é esse nicho do mercado: o pessoal que compra um celular por comprar, só pra desfilar e dizer que tem (se bem que hoje em dia isso meio que já acabou, porque todo mundo tem!) e porque acham bonitinho e querem sempre ter o mais novo lançamento. Ninguém compra celular por causa das funcionalidades dele.

saoj

louds:
Eu tenho uma dúzia de aplicativos instalados no meu smartphone e sempre que posso experimento outros.

Qual é o seu celular, Louds? O meu é o T630. Acho que não pode ser considerado um smartphone, apesar de ter Java.

Já tentei isso, mas simplesmente não consigo ler as coisas numa tela tão reduzida. O cérebro recusa. Pense numa página de um livro. Agora pense na tela do celular. :frowning:

Legal se vc for um investidor profissional, e dos bons, pois vai precisar de grana para pagar o custo do acesso a Internet. :slight_smile:

pcalcado

Thiago Senna:
Esse negócio de GRPS eu vi em um palestra, que continha a participação da Micrsoft e sua Parceira TIM!

A TIM é oepradora GSM, celulares baseados em J2ME, de odne você tirou essa parceria?

saoj

Descordo. Vai durar 1 ou 2 semanas no máximo. :slight_smile:

Computador antes era coisa de nerd ou de acadêmico. Daí surgiu Bill Gates e mostrou que podia ser diferente. Precisamos de uma revolução como essa na área de cellphones, que a meu ver ainda está longe. Cheguei a essa conclusão quando tentei instalar um programa Java (j2me) no meu T630 da Sony Ericsson via bluetooth. Fiquei um dia inteiro consultando o Google e fazendo um milhão de testes para conseguir enfiar o bichinho lá dentro. Ou o meu celular é muito ruim ou algo está errado, ou melhor, atrasado, ou melhor, super-valorizado.

Thiago_Senna

pcalcado:
Thiago Senna:

A TIM é oepradora GSM, celulares baseados em J2ME, de odne você tirou essa parceria?

Bom… eu imaginei isso, já que a palestra seria da Microsoft e era sobre este assunto! E a microsoft fez questão de convidar a TIM.

Eu imaginei parceria por que na palestras eles ficavam puxando o saco um do outro!

Abraços!
Thiago

RodrigoSol

eu pago por volume de dados tranferido (GPRS)… geralmente pago uns 6 reais por mês… mas é claro que eu não uso muito…

louds

Marcio, smartphone == smartphone, a MS tem um único modelo no nosso mercado, o Motorola MPx220, que custa uns 2mil reais. Tenho um Nokia N-Gage, que custa 4x menos.

Sergio, quanto a ler num celular é uma experiência ainda ruim, quem sabe nos futuros modelos com tela VGA melhore.

Quanto ao acesso a internet, depende da operadora, a Vivo e a Tim tem umas tarifas meio abusivas, mas da para encarar. Quem fala comigo via IM sabe que 90% do tempo online tou no celular. As vezes abuso um pouco com ngage arena e navegação, mas mesmo assim gasto menos com banda que com ligações.

O problema no pais é que mais de 3/4 dos aparelhos são pré-pagos e GPRS/1xRTT são proibitivamente caros. Dai o fato de nunca conseguirmos escala para, por exemplo, assinar EDGE a preço fixo e poder ouvir radio via internet (virgin/ di / etc) como já acontece em alguns paises europeus, eua e India.

Só uma nota final, Sergio, esse negocio de brokering via celular vai ser um boom muito maior que home brokering pelo simples fato que alguns mercados exigem um timing muito bom para ter lucro. Uma aplicação dessas não vai consumir mais que 50 reais/mes de transferencia hoje, mesmo no mercado a vista e com pouca grana já aumentaria o lucro.

MarcioTavares

Beleza. Achei que o “nome” smartphone fosse algum tipo de marca registrada pela Microsoft.

fmeyer

louds me convenceu ainda mais a usar esses serviços … hehehe

fzampa

Quer dois exemplos bobos que fazem muita gente usar aplicativos em celuares?

->Uma agenda on-line onde vc marca um compromisso pelo celular com outras pessoas e elas são avisadas em grupos ou não.
->Um guia de cinemas/show/teatros para determinada cidade onde o cara atualiza uma vez por semana e tem toda a programação da semana na palma da mão.

Exemplos simples que muita gente iria aderir, pode ter certeza. :smiley:

louds

Celulares são uma mão na roda para empresas. O blackberry, um smartphone toscão, virou febre nos EUA porque ele consegue te avisar em tempo real quando chega um email novo.

Os novos aparelhos devem vir com integração com exchange server e outros colabwares.

Logo logo teu celular vai apitar quando perceber que se você não sair agora de onde está não vai chegar a tempo em uma reunião porque o transito até lá está muito pesado.

cv1

Chegando meio tarde na discussao, mas…

Eu tenho um Nokia 6630, 3G e tal. Tem muito servico bacana na Vodafone UK, tipo Virgin Radio, replays dos gols do campeonato europeu (em um video bastante decente, alias!) e chamadas de video (o 6630 funciona como webcam, tambem).

Minha namorada pegou um Samsung D500, que tambem tem camera de 1.3mp e ja vem com 128mb de memoria (o meu ta com um RS-MMC de 256mb que eu entupi de jogo e as MP3 mais frequentes pra quando eu tou sem o iPod por perto). Com 256mb da pra colocar um filme inteiro, com uma qualidade ate que bem razoavel, em formato 3GP, e tocar no RealPlayer, coisa que eu nao tentei ainda por pura falta de paciencia de ripar os DVDs.

Tao fazendo uma mini-versao do seriado 24h exclusivo pra celulares banda larga, alias. Hmm, que mais?

Ah eh, instant messengers. O louds fica com o Agile Messenger aberto no NGage dele praticamente o tempo todo. Daniel Quirino, idem. Eu hoje em dia nem tanto, pq tou sempre por perto de um computador, de qualquer forma, mas tem alguns servicos online que pra mim sao simplesmente indispensaveis.

Exemplo: perdido no meio das duzentas e poucas estacoes de metro e centenas de rotas de onibus e trem de Londres? SMS pra 60TFL com, por exemplo, “w1h5pr to piccadilly circus”, em 2 segundos volta uma mensagem multimidia com as rotas possiveis, mapas, horarios, precos e possiveis avisos de atraso.

Achei uma musica interessante? Soh dar uma ligada pro Shazam e 30s depois volta um SMS com o nome e artista.

E por aih vai…

fmeyer

são esses “serviços” que o CV citou que ainda faltam no Brasil … por um instante … me veio na cabeça de implantar alguma coisa neste sentido … Alquem afim …

umas ideias …

um mapa facil ou apontador da vida (www.mapafacil.com.br)
informações de transito …

estou aberto a sugestões 8)

F

Concordo com as tarifas do GPRS ainda são caras comparando com o custo de um acesso à internet convencional, mas acho que muitos esquecem que o custo por Kb do SMS eh muito mais elevado que o custo por Kb do GPRS. E tá cheio de gente por ai viciada em SMS…

Rafael_Steil

por “faltam” voce diz “nao ha suficientes”? Tem uma empresa (a que faz o apontador ou o corrente dele, que nao lembro o nome agora), que vende um kit com gps e sei-la-mais-o-que por R$ 1.000,00 :mrgreen:

Rafael

Daniel_Quirino_Olive

por “faltam” voce diz “nao ha suficientes”? Tem uma empresa (a que faz o apontador ou o corrente dele, que nao lembro o nome agora), que vende um kit com gps e sei-la-mais-o-que por R$ 1.000,00 :mrgreen:

Rafael

Kit este muito útil para um determinado rapaz que atualmente mora em Londres.

Mas o grande problema aqui no Brasil ainda é aquele que o Louds citou: apesar do mercado brasileiro de celulares estar crescendo bastante, ainda não existe nem uma cultura de consumo de serviços através de celulares nem uma massa crítica de usuários de celulares não-pré-pagos que estejam dispostos a arcar com alguns “luxos” legais como aqueles que o CV citou. E, sinceramente, pela boa vontade de operadoras como a V!v*, não vejo este cenário mudando tão cedo por aqui.

pcalcado

Pergunta: vale a pena comrpar um ngage aidna?

Apesar do aparelho não ser tão novo, o preço hoje está muito bom.

cv1

Vale, nem que seja so pelo Tony Hawk Pro Skater, e mesmo que vc nao goste do jogo, vale a pena pela trilha sonora :mrgreen:

chaos

[modo OT]
Puxa, esse nGage então vai sair o CD mais caro que eu conheço!
[/modo OT]

Mas pela parte de comunicação de dados e serviços por celulares, aqui no Brasil já é burocrático e caro os tais toques musicais - tenho um Nokia 2112, com toques polifônicos, mas a Vivo só libera toque monofônico pra ele - imagina outros serviços.

Já tentei algumas vezes o browser por uma necessidade e nunca foi satisfatório - ainda bem que é por tráfego, e não tempo, pois tava parecendo meu modem 2400…

Faloha!

cv1

Bom, o erro foi seu - afinal, vc comprou um celular da Vivo - entao vc nao tem nada a reclamar. Culpa sua! :mrgreen:

O mercado de ringtones, ainda bem, nao deu muito certo no Brasil pq as operadoras resolveram enfiar a faca. Aqui tem comercial de ringtone na TV, e automutilacao com uma gilete enferrujada fica parecendo divertido toda vez que passa.

marcelomartins

Pois é, Vivo, nem morto!

Sobre o GPRS, pessoal, eu acesso DIARIAMENTE internet pelo celular.

Exemplo, normalmente na quarta eu chego tarde em casa e quero saber os resultados dos jogos, nem ligo o computador, vou pra cama, e antes de desligar o celular vou no Terra e olho o resultado de todos os jogos, posso garantir que é muito comodo. Costumo usar o celular conectado no messenger também durante viagens.

Uso mesmo, todo dia, no onibus, no trem, quando to viajando. E o maximo que já paguei foi 2 reais e cinquenta centavos, no mes de fevereiro que usei muuito quando tava em Camboriu.

Lembrando sempre que celular é GSM, pra quem tem um vivo eu só lamento :twisted: E quem gosta de tecnologia nem pode usar VIVO

Outra coisa, no aparelho do CV tem Symbian, e com isso ele não tem um celular, tem um SmartPhone, não é um telefone, é um computadorzinho :slight_smile: (é maravilhoso abrir uma sessão do Putty PELO CELULAR com o computador de casa e ver o prompt pequeninho esperando por comandos).

Eu tenho um Sony Ericson T610 e uso a operadora Claro. O GPRS mais barato é na Brasil Telecom, e o mais caro na TIM.

Quem quizer tecnologia e quizer o melhor da telefonia móvel escolha:

• GSM
  • NOKIA
  • SYMBIAN
    :slight_smile:

PS.:infelizmente eu não trabalho na nokia, nem no consorcio Symbian e nem no consorcio GSM.

PS2.: meu irmão em vez de mandar SMS pra mim conecta em algum messenger e me manda mensagem pela internet, custa 10% do preço, ou menos, e ele também tem um Symbian (Um Nokia 7610 fabricado em 2001).

louds

Nossa, nunca tinha me dado conta que SMS é tão caro. Mandar uma mensagem via IM realmente sai mais barato.

chaos

marcelomartins:

Pois é, Vivo, nem morto!

Bem, se seguir essa linha de flame war sobre tecnologia de celular o tópico é trancado rapidinho… :frowning:

Lembrando que por aqui quem quer SINAL, para poder FALAR com seu celular (sim esses aparelhos também servem como telefone! Incrível! :lol: ) celular é Vivo, infelizmente (sim, não estou satisfeito com a prestação de serviço da Vivo, em termos de atendimento e cobrança - todo mês preciso reclamar da minha conta - mas se comprar um TIM, e olha que teve propostas tentadoras, eu to arriscado a ter um relógio/calculadora/agenda/DVDplayer/karaoke/GPS++ que ocasionalmente eu possa usar como telefone).
Infelizmente a TIM se recusa a ampliar o sinal por aqui (de 4 pontos de interesse, só tenho sinal completo em 1, minha casa, onde tem o fixo funcionando sempre - no trampo é sem sinal, na muié é sem sinal, e na praia esquece de marcar a balada por telefone)

Pena que como vc disse não trabalha pra TIM, senão ficaria o apelo pra tomar vergonha na cara e derrubar de vez a Vivo (que já tem prejuízo nesse trimestre e perdeu 400 MIL clientes pra concorrencia).

Mas concordo que as operadoras GSM oferecem MUITO mais em termos de funcionalidades agregadas…

cv1

Eu morava em Santo Andre e nunca tive problemas com o sinal da TIM, mas va la, varia bastante. Voce pode tentar a Claro, que tem praticamente os mesmos aparelhos que a TIM disponiveis, e uma cobertura melhorzinha, dependendo do lugar.

marcelomartins

mantabodyboarder:
marcelomartins:

Pois é, Vivo, nem morto!

Não é flame war. Se tu ler direitinho o que eu escrevi lá no link vai ver que tenho bons argumentos para não entender porque alguma pessoa tem um celular da vivo.

Claro que, e somente nesse caso, se onde você se encontra em um local onde só existe o sinal da Vivo, e isso pode acontecer porque eles tem uma cobertura analogica (tecnologia da decada de 80, que com 50 reais e 1 minutos pode ser clonada) gigantesca, então seu celular TEM que ser da Vivo.

Agora, eu particularmente não conheco nenhum lugar onde só pega Vivo, quer dizer, pensando bem ouvi falar que uma amiga foi visitar o pai dela no meio de uma plantação de banana a 200Km de Porto Alegre e lá só tem sinal analógico da vivo. (É SÉRIO ISSO HEHEHE).

louds

Vale lembrar que a BrT agora é historia, a dona da TIM comprou a parte Dantas e vai realizar a fusão entre as duas.
GSM no Brasil agora é só TIM, Claro e OI.

jujo

louds:
Vale lembrar que a BrT agora é historia, a dona da TIM comprou a parte Dantas e vai realizar a fusão entre as duas.
GSM no Brasil agora é só TIM, Claro e OI.

Vai fazer fusão!?
ahn… eu acho que num vai não, ao menos num foi isso que me falaram, e outra, ter um concorrente que é vc mesmo é bem lucrativo Ex: Gessy Lever, Kraft, etc!

A TIM já era dona de grande parte da BRT, soh comprou mais ações e agora está como majoritária, mas não é totalmente dela :wink:

BRT tem a vantagem de não pagar por usar uma rede de outra operadora, principalmente com tel fixo, uma grande vantagem sobre outras operadoras :wink:

:wink:

louds

Não sei se vai ocorrer uma fusão acionaria em breve, dada a situação com o Citi. Mas a fusão operacional foi uma das condições impostas pelo Oportunity.

A fusão das marcas deve levar mais tempo, apesar da BrT ser uma marca de pouca penetração no mercado nacional. A TIM já anunciou, por exemplo, que vai desistir de algumas permissões de interconexão e usar as da BrT, mas não vai parar nisso.

Ter duas empresas fazendo a mesma coisa é a maior estupidez que existe no mercado de negocios, nenhuma empresa grande faz isso. O que existe são varios brands que atendem a publicos alvos diferentes, caso do Ace/Ariel da P&G.

marcelomartins

Pelo que eu li na Isto É Dinheiro, a operadora de celular da Brasil Telecom vai virar TIM. Só não consegui entender se a telefonia fixa vai virar TIM também, mas acho que a longo prazo sim.

Seria bem interessante para eles terem uma empresa que oferente todos os serviços de telecomunição.

Só fica estranho uma empresa de telefonia fixa se chamar Telecom Italia MOBILE!

louds

Desde quando o pessoal da area de telecom liga em não usar nomes cretinos? Tim, Vivo, Claro, Oi… só a BrT se salvava…

RodrigoSol

Sobre o post original:
O concurso em questão trata-se do Imagine Cup da Microsoft.

chaos

Meu celular é um Nokia 2112, que só tem sinal DIGITAL, ou seja, a cobertura que estou falando é digital :stuck_out_tongue:

Bem, ai que entra a diferença entre os Estados, depois que a Vivo entrou no mercado nivelando por baixo seu serviço.
Antes aqui era Telesp Celular, que cobria praticamente todo pedregulho de São Paulo. A Vivo “herdou” isso pronto, por isso que aqui é a melhor cobertura.
Já a TIM entrou no mercado e só se preocupou (até agora pelo menos) em ter a cobertura nos grandes centros, nem ligando que o pessoal as vezes viaja, e ai vai até uma cidade que fica a 150km da capital (e apenas 60 de um grande centro - Santos) e cehgando lá desliga o telefone e guarda na gaveta.

Não contesto que na região Sul e em Minas (o resto do Brasil não tenho conhecimento da cobertura) a Vivo “fede” e a TIM “domina”, mas, como eu disse, infelizmente pra mim é assim, onde eu preciso do sinal, não tem.
Aliás, um desses pontos onde preciso do sinal e o pessoal desliga o celular é exatamente a Av Paulista. Acho que não pode ser comparada com um bananal a 200Km de Porto Alegre, pode?? :wink:

Concordo com a maioria dos pontos do seu texto (no link que disse que não li), mas só fale de flame war pq cada tecnologia tem seus pontos fortes e fracos (umas tem mais fortes e outras mais fracos). O problema é que a Vivo centraliza tudo (herança da Qualcomm, dona da tecnologia CDMA) e com isso falta opções.

Mas eu acredito que dentro em breve a TIM vai me ajudar, já que o contrato com a Vivo está no fim (no ano passado recebi boas propostas pra trocar pra TIM, mas nenhuma melhor que pagar 1 centavo por minuto pra falar com a muié, que é pra quem eu mais ligo - aliás, quase só ligo pra ela, o resto é so atender as buchas).

E finalizando o longo texto, trabalho com recarga de celular (não fazendo recargas, mas na empresa que desenvolve os servidores de recarga) e de todo o Brasil, o pré pago da Vivo ganha disparado nos preços (ganha mesmo, é maior que todo mundo, se encarar ele arrebenta seu bolso!!!) :smiley:

Faloha

marcelomartins

Desculpa cara, eu não quiz dizer que tu não tinha lido. Só quiz dizer que não estou simplesmente colocando “lenha na fogueira”.

Mas para quem quzier saber como anda a atual situação da Vivo aqui tem uma pequena parte:
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/400/negocios/vivo_perde.htm

Sobre o GPRS achei no PalmForum: a TIM cobra 0,015, a OI cobra 0,008, e a Claro cobra 0,004, por Kilobyte baixado.

Ps.: meu hobby é falar mal da vivo, e todo dia ela me dá mais motivos pra falar mal, mas não é nada pessoal :slight_smile:

bandrade

Nao tem vivo em minas (pelo menos na maior parte)… soh Oi, Tim e Telemig… brt lah no triangulo tb…

bandrade

e programar pra symbian eh uma porcaria… );

MarcioTavares

Eu sou cliente da Tim e concordo em parte com isso. Sempre que eu viajo pra SP, seja de busum, seja de avião, no intervalo entre os estados o sinal sempre cai. É verdade que esse “intervalo” vem diminuindo com o passar do tempo, mas ainda tem um bom pedaço que cai. Sei lá… acho que isso não caracteriza que a Tim seja “mau caráter”. A Vivo por exemplo “herdou” uma rede já existente, de uma companhia local, como vc mesmo falou. Isso não a torna “santa”. Então, a Tim como tá criando uma “rede nova”, vai aos poucos expandindo a sua cobertura. Tudo no seu ciclo de vida normal.

PS.: Qual era o assunto original do tópico mesmo?? :roll: :roll: :roll:

marcelomartins

Mas não existe OS melhor para se ter em um celular, ou melhor, em um telefone inteligente :).

Criado 6 de maio de 2005
Ultima resposta 10 de mai. de 2005
Respostas 55
Participantes 19