Olá fantomas!
Acho que você pegou a idéia! É bem por ai o caminho mesmo!
Realmente acredito que o Acegi não irá atender minhas necessidades para o nível de detalhamento que eu preciso, e eu já esperava ouvir que vou ter que "ralar" e construir "na unha" a solução. Mas estava querendo ver a que nível o pessoal está usando o Acegi, e estava vendo como ele realmente funciona, para ver até onde vai… mas como você disse, também acredito que ele não será suficiente.
Na verdade não sei se é melhor começar pelas estrutura de montagem dos menus, ou se pela hierarquia de acesso que vou ter aqui.
Alguma sugestão? 
Bom, realmente é uma estrutura muito complexa, e estou bastante confusa sobre como montá-la.
Como dito nos outros posts, eu sou iniciante em Java, e não tenho esperiência com essa área de análise, modelagem, etc…
Estou usando aqui J2EE + Hibernate + Spring + JSF.
Primeiro passo acredito que seja montar essa estrutura de dados.
Acredito que a hierarquia do acesso seja bem mais complexa que a montagem dos menus.
Para a montagem dos menus seria algo mais simpes, tipo:
Meu sistema tem Módulos, cada um deles tem seus próprios Menus (Cadastros, Relatórios, etc…)
Dentro desses Menus, eu teria Submenus, preciso que não seja estipulado um limite para submenus, que eles sejam montados em cascata, em uma quantidade que não seja fixa. (Menu -> N Submenus -> Tela)
Depois vai entrar a parte de controlar o acesso a esses Módulos/Menus, mas acredito que para essa fase, já seja necessário que eu tenha bem estruturada a hierarquia de acesso.
Posso criar lá no banco as tabelas:
Modulo que pode ter 1 ou mais Menu
Munu que pode ter 1 ou mais Submenu
Submenu que podem ter 1 ou mais Tela
Agora como eu faço para que esse nível de Submenu não seja fixo? Relaciono Submenu com ela mesma?
Tem alguma idéia?
Muito obrigada!
Abraço!