Material de estudo para a OCJP 7 + Minha experiencia com a OCJA 7

Fala galera!

Alguem aqui que seguiu o caminho da OCJA7+OCJP 7 (e passou, rs) poderia me indicar algum livro para a OCJP?

Eu estudei para a OCJA usando o Programmer’s Guide to Java SE Programmer I, e simulados da enthuware, com apenas 2 dias de estudo PESADISSIMO, passei com 90% de aproveitamento :smiley: :smiley: Mas claro que eu ja programava em java antes.

Alias, fica a dica, a OCJA 7 nao tem NADA de UML, inclusive tem coisas que caia na SCJP6, nao se deixem enganar, nao subestimem a OCJA 7, voces podem acabar sendo pegos de surpresa :stuck_out_tongue: Experiencia propria… eu achava que nao precisaria estudar… mas quando fiz um primeiro simulado, tire apenas 49% de aproveitamento… foi quando caiu a ficha e estudei 2 dias que nem maluco.

Mas enfim, quem tiver uma dica de um livro para a OCJP 7, por favor me indique.

Eu ja olhei o da (ou do?) Kathy Sierra, oficial, mas só será lançado em março de 2013! :confused: Quero tirar bem antes disso.

Quem tiver alguma pergunta sobre a OCJA 7, to a disposição.

Valeu pessoal

Olá LucasHP

Não sei se é possível, mais conte o que caiu de importante na prova então, tive que dar um tempo nos estudos pra certificação, mas pretendo voltar a estudar logo. Não caiu nada de UML você disse, e então…algum código como a OCJP??

O livro de Programmer I que você citou acima só cobre a OCJA mesmo né, estou correto??

Exatamente, absolutamente nada de UML, sao questoes do mesmo estilo da SCJP 6, mas num nivel bem mais baixo.

A maioria consiste em voce ver um trecho de codigo e tentar adivinhar o que vai acontecer caso vc tente compilar o codigo.
Ou entao ja avisa logo… "O trecho de codigo /* codigoGigante */ tem dois erros, aponte as linhas q estao com erros.

E por ai vai… Teorica mesmo, so umas 5 das 90 questoes totais.

Resumindo, o nivel é um pouco mais alto do que eu esperava, sem duvida é MUITO mais dificil que a OCA6.

Sobre o livro… Sim, eh so da OCJA7 :confused: nao tem nenhum livro da OCJP7 por enquanto, o da kathy sierra so vai ser lancado em marco! :confused:

Abs.

Olá pessoal,
Eu sempre acompanho o fórum, porém é a primeira vez em que estou participando!

LucasHP, parabéns pela certificação e obrigado por compartilhar a sua experiência.

Tenho duas dúvidas:

Você estudou com a versão do JAVA 7 do Programmer’s Guide to Java SE Programmer I? Onde você obteve?

Eu passei na OCJP 6 nesta última quinta-feira, tive pouco tempo para estudar mas consegui 80%. Você que estava pesquisando, sabe se saiu algum livro que aborde somente as novidades do JAVA 7? Porque imagino que o novo livro da Kathy Sierra será completo, como o SCJP 6.

Muito obrigado.
Abraços.

Uma outra pergunta!

A prova é cheia de ‘pegadinhas’ como a OCJP 6?

Abraços.

Olá André, eu comprei o e-book pela amazon mesmo, mas é relativamente fácil conseguir o ebook de forma gratuita na internet, só saber onde procurar :stuck_out_tongue: Acho que eu nao posso dizer onde, mas se voce procurar voce consegue achar free, eu preferi pagar pois acho que o autor merece, o livro é muito bom.

Obrigado pelos parabens, e digo parabens pra ti tambem! :smiley:

No seu caso, não sei como será exatamente, pois voce pode fazer um update para a 7, a prova é outra, embora o assuntos abordados sejam praticamente os mesmos.

O livro ideal vai ser o da kathy sierra, vai ser lançado em março, e abordará tudo da OCJA7 ( Java SE Programmer’s I ) e OCJP 7 ( Java SE Programmer’s II ), vai ser o melhor, sem duvida, mas só será lançado em março, complicado.

Sobre as mudanças pro 7… olha, na OCJA 7, o que voce precisava saber de mudança, são apenas duas coisas:

switch(“string”) {} agora é algo valido
ArrayList doubles = new ArrayList<>(); tambem é algo valido
catch(IOException | FileNotFoundException) e {} é algo valido

e dar uma olhada no try-with-resources tambem, q embora nao caiu na minha prova, pode ser cobrado.

De resto, nao há muita diferença, eu creio que quem estudou para a SCJP6, está mais do que preparado para a OCJA 7 , mas como eu disse, nao creio que sera necessario pois voce pode fazer um upgrade.

E sim, tem MUITAS pegadinhas, acho isso até errado, ja que no dia-a-dia voce nao terá esses problemas, mas teve uma questao minha que tinha uma classe gigante cheio de regras de negocios e chamadas a metodos externos de outras classes e tudo mais, e a pergunta era qual era o Output… uma pessoa desavisada iria debugar ele de cabeça pra ver o que acontecia, mas a resposta era que nao compilava, pois o main tava declarado como public static void main(String args)

Tem que ficar atento.

Abraços!

parabéns cara !
será que podia me tirar umas duvidas?

eu achei o o site da oracle muito confuso, entao to meio receoso de comprar o voucher para a certificação errada, o negocio é o seguinte:
OCA Java SE 7 programmer I (1ZO-803) é a primeira certificação mesmo né? ela não necessita de nenhuma outra certificação e nem tem pré-requisito ne?

outra coisa:
qual o voucher eu compro pra essa certificação?

obrigado ^^

[quote=yurifw]parabéns cara !

eu achei o o site da oracle muito confuso, entao to meio receoso de comprar o voucher para a certificação errada, o negocio é o seguinte:
OCA Java SE 7 programmer I (1ZO-803) é a primeira certificação mesmo né? ela não necessita de nenhuma outra certificação e nem tem pré-requisito ne?

outra coisa:

obrigado ^^[/quote]

Cara olha nesse site.

http://uaihebert.com/?p=1513

[quote=yurifw]parabéns cara !

outra coisa:

obrigado ^^[/quote]

Essa é sim a primeira, pode ir sem medo.

E pode comprar direto do site da pearsonVUE sem medo tambem :wink:

Abraços.

muito obrigado, rafael e lucas, devo comprar o voucher essa semana ainda, depois que fizer a prova eu posto aqui no forum tambem como foi ^^

Galera,estou com uma dúvida aqui, pra mim tirar a OCJP 7 preciso necessariamente ter o OCA ?

Sim, pra tirar a OCJP 7 vc tem duas opções:

Ou faz a OCJP6 e depois só faz a prova de upgrade pra OCJP7.

Ou faz a OCJA7 e depois a OCJP7.

:wink:

Lembrando que no caso de fazer a OCAJP 7 + OCJP 7 (como eu estou fazendo), voce terá duas certificações, no path da SCJP6+Upgrade para a OCJP 7 , é apenas uma. Sinceramente nao vi vantagem em fazer esse path de SCJP6 + upgrade.

Abs !

Hmm… entendi,valew pelas dicas…

Legal o post!

Estou começando a pesquisar sobre a OCJA 7, quero tirar as certificações Programmer I e II. (1Z0-803 & 1Z0-804)

Pesquisei sobre material e achei o livro dos autores Kathy Sierra e Bert Bates só que será lançado apenas em abril.

Onde encontro esse “Programmer’s Guide to Java SE Programmer I” ?

Lembrando que eu não tenho nenhuma certificação e minha experiencia com Java é o que aprendi na faculdade (5º período de Sistemas de Informação) além de um curso de 80hs de Java pra Web que fiz.
Na tua opinião, se eu estudar pelo Programmer’s Guide to Java SE Programmer I minhas chances de passar são boas?

Como é o nivel das questões do simulado da enthuware?

Sim, são muitas dúvidas, rs.

Obrigado antecipadamente!

Aeh rapaziada,

Ha muito tempo eu escrevi algumas poucas linhas em java e mais recente estava vendo algumas coisa de android.
Quero tirar a certificacao 1Z0-803 e depois a 1Z0-804. Como nao tenho tanta expericia em Java, pois sou programador mainframe,
Gostaria de saber se apenas o livro:
OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide (Exams 1Z0-803 & 1Z0-804) - Kathy Sierra & Bert Bates
é suficiente.

Qualquer dica/sugestao sera bem vinda.
vlw

Esqueci de mencionar, no meu caso, sem muita experiencia/conhecimento em java, sera que em quantos dias consigo ficar apto para fazer o exame?

Olá LucasHP, não cheguei a te escrever mais devido a correria de final de ano.

Gostaria de te agradecer pelas dicas, acabei não lendo o livro mas fiz a certificação considerando as atualizações que você mencionou.

Fiz no dia 14/12 e passei com 83%, não foi muito mas também achei a prova cansativa por ser 90 questões, na próxima vou dar um intervalo maior entre uma certificação e a outra.

Agora vou começar a estudar para a certificação de Web Components 6, comecei a ler o livro da linha Use a Cabeça, vamos ver no que dá!

O seu próximo objetivo é a Programmer 7 II? Eu também pretendo comprar o livra quando lançar, podemos discutir alguns assuntos antes de fazer o Exame.

Valeu, abraços e boa sorte a todos.

OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide Já foi lançado? alguém poderia me dizer? queria comprar pra estudar pra ocjp7

opa da uma olhada aqui:

http://www.guj.com.br/java/291042-ocjp-7-para-quem-tinha-a-6-alguem-ja-fez

tem os links dos livros la na amazon.

se gosta de ler no pc da uma olhada na amazon.com.br tem uma versão do kindle