Material de estudo SCJA (qualquer coisa)

Ola pessoal, please, quem pode ajudar ai/

Onde a gente encontra material, mas material mesmo sobre SCJA consegui um whizlab mas so funciona 16 questoes… e a grana ta pouca pra comprar um inteiro, hehehe

Qualquer coisa ajuda…

Valeuzzzzzzzzzzzzz

Ja viu esse livro?

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=171716

Ou se prefere em ingles como eu, tente esse:

http://www.amazon.com/Certified-Associate-Study-Guide-CX-310-019/dp/0071490035/ref=pd_bbs_sr_3?ie=UTF8&s=books&qid=1211568901&sr=8-3

Mas se quiser aprender java mesmo, compre os da serie head first ou use a cabeça em portugues, depois va direto pra SCJP, eu nao faria essa SCJA a nao ser que nao saiba nada mesmo e queria se preparar um mes pra uma certificação.

[]´s

A prova de SCJA não é tão básica assim ela exige que vc pelo menos tenha noção de tudo que está envolvido com java.

Eu já começaria pelo SCJP!

Eh verdade é bem mais indicado começar pelo SCJP.

O SCJA vale a pena quando vc tem duas ou mais certificações.

Como assim DaviPiala?

No meu ponto de vista as principais certificações para um desenvolvedor são SCJP, SCWCD, SCBCD.

Uma SCJA sozinha não vale muito, mas somada com essas certificações impressiona.

SCJP, SCWCD, SCBCD e SCJA.

Eu gostei de ter tirado pra mim ter servido bastante como complemento.

Minha próxima (assim que melhorar meu inlgês) será a SCEA…

SCJA está na minha lista de próximas certificações a tirar.

No entanto achei pouquíssimos simulados na internet (só achei o whizlabs e o scja.de). Alguém conhece alguns sites legais de simulados para a SCJA?

E quanto a material de estudo (além dos já citados)? Em especial da parte de JavaME e sopa de letrinhas, alguém tem algo?

Pra que você quer mais do que isso? =P
Na real é isso que se precisa, prova muito fácil!
Como já foi comentado antes não sei se agrega muito, talvez ajuda mais quem tirou a SCJP e não sabe qual a próxima certificação tirar.
Whizlabs + Livro do Marcelo acho que é mais do que suficiente.

Abraços.

Eu passei sem estudar fui la e fiz, mas como ja disse e meio complicado tem que ter pelo menos uma visão doque é java e só isso.

Pois é eu dei uma olhada no livro, mas ta muito basico demais, nao menosprezando pelo contrario, ele fala sobre scjp, mas nas demais coisas não tem mais que 1 páginas explicando, tem cara de “copy+paste” do google.

E as avalições nos sites de vendas on-line desse livro, não são muito boas.

Acho que preciso pesquisar mais.
Mas vou procurando por aqui mesmo ou comprar aquele livro americano. Me parece que a na Tempo real da pra fazer o pedido de importação, vou ver como isso funciona.

Obrigado por tudo.

t+

"

Depende quem está fazendo a prova.
Se já for SCJP a prova é básica mas realmente para quem quer iniciar em certificações a prova não é fácil, conheço MUITA gente que se deu mal nela de primeira.

Abraços.

Pessoal,

Acho que a certificação de SCJA tem que ser esclarecida de uma vez por todas.

Já escrevi sobre isso em outros tópicos e repito:

99% de quem fala mal e descrimina essa certificação não a possui e por esse motivo simples não tem conhecimento da causa para esse tipo de atitude.

Aqui no forum existem muitas pessoas realmente iniciantes bem como muitas pessoas muito experientes e as vezes essa historia da SCJA vira quase que um boato que circula não só por aqui mas principalmente dentro das empresas.

Se você é iniciante na linguagem, não perde tempo e estuda para a SCJA. Recomendo ler bem os objetivos da prova e ir atrás de material no Google. Acho interessante se basear em algum material como o livro do Marcelo, simulados do Whizlabs também são interessantes (apesar de não refletir bem exatamente o nivel de questões da prova) e o Sun Learning Connection que para mim é a melhor fonte pois se assemelha bastante com a prova.

PS: Conheço gente com mais de 3 anos de experiência trabalhando com desenvolvimento J2EE que RODOU nessa prova, SCJP então nem se fala.

Abraços!

Convenhamos, a prova é fácil. Pode até não ser uma coisa tão extremamente fácil, mas ela é fácil. Se o cara tem 3 anos de experiência com J2EE e rodou é porque ou ele foi fazer a prova bêbado/drogado/dopado/whatever ou então ele não tem 3 anos de experiência e sim 3 anos de enrolação!

Eu acho que a questão é: Pra que tirar uma certificação que o mercado não pede?
Tira logo a SCJP que é reconhecida e procurada pelo mercado.

[]s
Gunnar

Assim, eu nao ganho nada defendendo certificacao nenhuma, fiz a prova e achei tranquila, mas o cara trabalhar a mais de 3 anos com J2EE nao o obriga a saber os parametros de compilacao mais especificos do javac e nem a saber nada sobre J2ME, entre outros detalhes e sendo assim é possivel rodar na prova pois o score minimo é relativamente alto (68%).

Só não acho que a prova deve ser subestimada ou desconsiderada e considero que para iniciantes seria algo bem interessante de estudar.

Quanto ao mercado, realmente, não é algo que o mercado peça diretamente, no entanto eu se fosse contratar alguem, não acharia ruim a pessoa ter uma certificação a mais e se for SCJA pelo menos eu terei em partes certeza que o cara sabe algo de UML.

Abraços!

Discordo. É verdade que o cara não é obrigado a saber, mas se ele tem 3 anos de experiência e se deu ao trabalho de ao menos ver o conteúdo que cai na prova (e não fazer sem nem saber o que cai), deveria ao menos dar uma estudadinha nas partes que tem deficiência. Se a pessoa tem 3 anos de experiência, não necessitaria de muito tempo ou esforço para fechar as lacunas. E mesmo que 68% seja relativamente alto, a prova não deixa de ser fácil.

[quote]
Só não acho que a prova deve ser subestimada ou desconsiderada e considero que para iniciantes seria algo bem interessante de estudar.

Quanto ao mercado, realmente, não é algo que o mercado peça diretamente, no entanto eu se fosse contratar alguem, não acharia ruim a pessoa ter uma certificação a mais e se for SCJA pelo menos eu terei em partes certeza que o cara sabe algo de UML.

Abraços![/quote]

Concordo. Ter uma certificação a mais pode ser critério de desempate (ok, não vamos entrar na discussão se certificações avaliam algo realmente ou não). Tá certo que o preço muitas vezes não compensa, mas a Sun podia emitir vouchers especiais apenas para a SCJA mais baratos que os demais, que daí com certeza as pessoas se interessariam bem mais por ela. Também tem a questão que a SCJA cobra uma visão abrangente do java, bem por isso há gente que conhece o conteúdo na SCJP, mas não o conteúdo da SCJA.

Entao, quanto ao valor do voucher, existe algumas iniciativas da Sun ligadas a universidades (Sun Academic Initiative) que comercializam o voucher para SCJA e SCJP com precos promocionais. Se nao me engano custa cerca de 60 reais e tambem existe acesso ao Sun Learning Connection.