Material de introdução ao desenvolvimento de apps com Objective-C para iOS (iPhone, iPod, iPad)

Olá pessoal,

Comecei a produzir material pra um futuro curso de desenvolvimento de aplicações pra iOS e estou liberando o primeiro draft dele pra receber um feedback sobre o conteúdo, essa primeira parte é mais uma introdução a linguagem Objective-C, já que não tem nada de iOS ainda, mas pode ser interessante pra quem quer conhecer a linguagem, vocês podem baixar o material clicando aqui.

Todo feedback é bem vindo, a idéia é deixar o material redondinho (e ele vai estar disponível pra todos, não só pra quem faz o curso) :slight_smile:

Olá

Parabéns pela iniciativa de disponibilizar. Se eu tivesse a felicidade de poder ir ao Maré de agilidade gostaria de assistir seu curso… principalmente agora que comprei meu iPhone… (3GS usado… um dia chego no 4…)

Abraços
@lucabastos

PS: depois de 8 anos resolvi mudar o final das minhas mensagens do tradicional “[]s Luca” para “Abraços @lucabastos”… descobri que muita gente não sabia que []s significava abraços no tempo da Internet movida a BBS

Valeu Luca \o/

Além do curso no Maré de Agilidade em Fortaleza eu devo estar gravando screencasts e anunciando o curso de verdade (que deve ser feito pela web), então ainda vamos ter muitas oportunidades.

De repente alguém me chama pra dar um curso desses num evento mais próximo aí do seu paraíso em Paraty também né :smiley:

[quote]Todo feedback é bem vindo, a idéia é deixar o material redondinho (e ele vai estar disponível pra todos, não só pra quem faz o curso)
[/quote]

Testes unitarios? Quem vai perder tempo fazendo testes unitários em aplicativos moveis? podia ter aproveitado pra falar do interface builder, que é muito mais útil.

[quote=mochuara][quote]Todo feedback é bem vindo, a idéia é deixar o material redondinho (e ele vai estar disponível pra todos, não só pra quem faz o curso)
[/quote]

Testes unitarios? Quem vai perder tempo fazendo testes unitários em aplicativos moveis? podia ter aproveitado pra falar do interface builder, que é muito mais útil.[/quote]

O primeiro capítulo (o único disponível até agora) é apenas uma introdução a linguagem, montagem de interfaces usando o IB são pros próximos capítulos :slight_smile:

muito interessante, pra fazer os testes tem que ser em um computador da apple né?

É, você precisa de um computador rodando o Max OS, não necessariamente um Apple, muita gente aí roda em hackintoshes.

Excelente iniciativa. Esta de parabéns.
Mas de atenção principalmente a formatação dos textos, pontuação, uso correto da vírgula, pleonasmo e entre outros detalhes sobre a língua portuguesa.

Não se esqueça também de enumerar suas figuras.
Ao invés de se referir a figurar da seguinte forma: “Como está figura agora” ou “A figura abaixo”, utilize por exemplo, a figura 1 …, como mostra a figura 1. Desta forma, ficará mais fácil de entender

Objective-C é a linguagem que mais cresce ultimamente. E não é pra menos, tem 120 milhoes de devices iOS no mercado. Pra ter uma idéia, existem apenas 20 milhoes de devices android!

Sem falar que usuário de devices iOS pagam por suas apps, assim developers não precisam recorrer ao google ads.