Material para aprender Spring

Estou querendo começar a aprender spring, porem ainda tenho algumas duvidas referente a separação de seus modulos, e quais são utilizados para uma aplicação web.

Andei pesquisando livros e materias, mas não encontrei nenhum que seguisse o modelo de livro pratico, e como é muito mais facil para eu aprender dessa forma estou em busca de outros materiais.

Ja pesquisei bastante, não tenho problemas com inglês, na verdade prefiro que o material seja em inglês.

Achei varios tutoriais na internet mas me parecem bem probres . deixando varios assuntos para trás.

Como tenho pouco tempo para me dedicar ainda não tenho como ler a documentação agora até porque iria ser muito cansativo, por
isso estou procurando outros meios para aprender o framework.

Quem puder me passar alguns livros/tutoriais/video aulas e relatar como aprendeu Spring eu agradeço.

Desde ja muito obrigado!

Eu aprendi spring mvc na FJ-21,logo depois de terminar a apostila,fiz um sisteminha e me senti totalmente confiante para fazer um sistema profissiona,e acabou que meu ultimo sistema que vendi foi com spring mvc :smiley: ,ou seja,recomendo muito a apostila.

Eu gostei muito do livro do kico, publicado pela Casa do Código.

Vire o Jogo com Spring Framework

Opa, valeu Rodrigo!

Quando escrevi o livro publiquei também uma bibliografia comentada para quem quiser buscar mais a respeito depois de ter lido o livro.
Segue o link: http://www.itexto.net/devkico/?p=1131

[quote=kicolobo]Opa, valeu Rodrigo!

Quando escrevi o livro publiquei também uma bibliografia comentada para quem quiser buscar mais a respeito depois de ter lido o livro.
Segue o link: http://www.itexto.net/devkico/?p=1131[/quote]

Boa tarde Kico,

Gostaria de saber se o seu livro tem uma abordagem mais pratica ou teórica, pois tenho a intenção de começar a estudar Spring para desenvolvimento web, e ainda não assimilei totalmente a separação de seus modulos, justamente por isso estou bem perdido quanto ao aprendizado do framework.

Também não sei até onde seria interessante me aprofundar no Spring, pois pelo que percebi , não são todas os modulos que são utilizados em um projeto WEB, alguns poucas vezes são necessários, por favor me corrijam se eu estiver errado.

Tendo pelo menos uma referencia de onde começar já seria excelente para mim.

Agradeço pela atenção e resposta de todos !

[quote=tioola][quote=kicolobo]Opa, valeu Rodrigo!

Quando escrevi o livro publiquei também uma bibliografia comentada para quem quiser buscar mais a respeito depois de ter lido o livro.
Segue o link: http://www.itexto.net/devkico/?p=1131[/quote]

Boa tarde Kico,

Gostaria de saber se o seu livro tem uma abordagem mais pratica ou teórica, pois tenho a intenção de começar a estudar Spring para desenvolvimento web, e ainda não assimilei totalmente a separação de seus modulos, justamente por isso estou bem perdido quanto ao aprendizado do framework.

Também não sei até onde seria interessante me aprofundar no Spring, pois pelo que percebi , não são todas os modulos que são utilizados em um projeto WEB, alguns poucas vezes são necessários, por favor me corrijam se eu estiver errado.

Tendo pelo menos uma referencia de onde começar já seria excelente para mim.

Agradeço pela atenção e resposta de todos !

[/quote]

Opa.

Meu livro é dividido em duas partes.
A primeira é teórica, eu explico os fundamentos por trás do Spring. O que é inversão de controle, orientação a aspectos, etc.
É a parte que inclusive considero a essencial da coisa. Com estes conceitos bem fundamentados, o resto flui.

A segunda parte é a prática. Vai entrar o Spring MVC, Spring Security, acesso a dados, etc.
Alguns meses atrás esta parte foi inclusive reescrita em algumas partes com o objetivo de tornar-se mais “mão na massa”, que talvez seja o que você está querendo.

Qualquer coisa, estou aí pra te ajudar também ok?

Tem o livro Spring In Action. Deve ser o mais famoso.