Estou a procura de algum material para modelagem de bancos de dados relacionais, pode ser artigos ou livros.
O que procuro é algo que responda perguntas do tipo:
[list]Que tipo de dado usar para um CPF? [/list]
[list]E o telefone de um fornecedor, armazenar em uma coluna de Fornecedores, ou uma nova tabela e relacionar?[/list]
[list]E nessa tabela de telefones, separar as colunas ddi, ddd e telefone, ou armazenar junto?[/list]
As perguntas acima são só exemplos das dúvidas que tenho ao procurar um material deste tipo, pois em breve vou remodelar o banco de dados do sistema da empresa, e farei isso exatamente pq eu e os outros desenvolvedores acreditam que oq temos hoje não está bom, mas para isso, vou precisar de muita bagagem para alcançar o objetivo, pois não quero cometer erros.
esse ultimo vc pode baixa um capitulo de amostra, tem uma linguagem bem acessivel, a unica coisa q eu não gosto é dos exemplos utilizarem access. rs[/quote]
Obrigado pelas indicações! As formas normais eu já conhecia, mas foi bom pra dar uma revisada e ver se não estou esquecendo de nada. Artigos bem objetivos por sinal.
Li o capítulo de amostra do último livro e achei bem interessante. Destes 3 livros que você indicou, saberia me dizer qual deles existe um aprofundamento maior na modelagem? Preciso realmente fugir do básico, digamos que as 3 formas normais são um pré-requisito pra ao menos começar por aqui.