Aprendi a programar em assembly na Universidade mas utilizamos uma emulação do processador 8086 da intel, não tenho conhecimento de como funciona a sintaxe do assembly nas arquiteturas x86_64 nem no modelo da intel e da At&t atual,
onde posso encontrar um material que me leve rapidamente a entender as sintaxe? Já tenho conhecimento sobre o funcionamento da linguagem assembly e arquitetura de computadores e não espero voltar a ler manuais do zero…
Bom, não é exatamente um guia, mas pode vir à ser útil. Você pode escrever um código em C e para ver o assembly gerado por ele, compile-o com o gcc usando a seguinte sintaxe:
Basicamente isso irá parar o processo de compilação do arquivo file.c na hora em que o gcc for chamar o assemblador. Isso irá gerar um arquivo “file.s”, onde file é o nome do arquivo de código que você está compilando.
Substitua dialet pelo dialeto que você quer usar para gerar o assembly. Substitua dialet por “intel” caso queira ver o código na sintaxe “intel” e “att” caso queira ver na sintaxe AT&T. A opção att é a default.
Não sei se o compilador do Visual Studio tem um recurso parecido, mas você pode consultar a documentação do mesmo para mais detalhes.
matheuslmota muito obrigado pela sugestão já conhecia o parâmetro -S mas tinha exatamente o problema com o dialeto já que estou estudando o assembly para processadores intel, ajudou bastante mas inda sim busco um guia de referencia rápido que tive-se o datasheet das instruções mais utilizadas dos processadores intel atuais, tenho o datasheet disponibilizado no site da intel mas é muito extenso e pouco objetivo, falando de muitas características de hardware ao invés de seguir um padrão didático.
Se alguém souber de um material como o que eu procuro poste, agradeço muito.