Estou respondendo no próprio tópico porque acredito que há informações úteis aqui para mais pessoas…
dionat4n:
Eu até faria um esforço de comprar no cartão de crédito o livro, mas queria que tivesse para essa semana ainda, e a versão 6 ainda, pq seria muito facil de vender depois, mesmo q mais barato… Azar, vou ler no pc enquanto conseguir…
Você já fez SCJP?
Já fiz, sim…
Comprei o voucher em 2006… li o Cathy Sierra (para Java 5) com calma, quase todo, até próximo do final onde a autora começa a entrar em assuntos que não caem diretamente na prova, mas ainda assim são assuntos importantes…
Em seguida entrei em um projeto muito corrido, não consegui mais sentar e estudar… e perto do final de 2006 eu vi que ia acabar perdendo o Voucher.
Então eu agendei a prova, porque era melhor tentar do que perder o voucher sem tentar… dei uma relida no livro em pontos importantes ou que eu estava mais esquecido, muito rapidamente na véspera da prova, e acabei passando com uns 63%, acho, se eu errasse mais umas três questões (das muitas) talvez eu não conseguisse…
A prova aborda assuntos importantes, claro, mas tem muitas pegadinhas que na minha opinião não dizem nada sobre o desenvolvedor. Por exemplo uma questão complicada com Threads, e no meio um switch, e a grande questão é que um dos cases estava sem break, não tinha nada a ver com as Threads.
Qualquer distração você erra, fazer os mocks (simulados), vários deles, vai te treinar nessas “pegadinhas”, e daí com certeza você passa. Por falta desses mocks acabei passando raspando, mas estou satisfeito, não perdi o voucher e ainda obtive a certificação, e com certeza o meu destreino em pegadinhas e armadilhas não me desqualifica como um bom desenvolvedor Java!