Material SCJP

17 respostas
dionat4n

Eaí pessoal, gostaria de ter um material para SCJP bem direcionado, mas não tenho o livro da Kathy, queria ter a versão mais atual (Java 6) mas vai levar quase um mês para chegar se eu comprar… E só tenho as minhas férias de aulas (até o começo de agosto) para ter tempo de estudar. Sei que tem muito material na web, mas gostaria de ter algo como bibliografia para seguir. Tem os livros Big Java (2nd ed) e do Deitel (4nd ed) (Core Java tb, os mais conhecidos) aqui na biblioteca, mas eles não são direcionados para certificação, e já programo J2SE faz mais de um ano, então fica maçante ler…

Alguém sabe uma solução para o meu caso? :wink:

17 Respostas

B

no blog do Camilo Lopes acho que vc encontra um resumo, que inclusive já li num post que um cara passou na prova apenas estudando por ele. como vc programa em Java a mais de um ano, esse material deve te ajudar, afinal, vc não é iniciante.
:arrow: http://camilolopes.wordpress.com/
Abraços…

dionat4n

Acho que se eu fizesse a prova sem estudar mais eu passaria (ou quase)… Mas não quero apenas passar, quero passar bem, e aprender coisas específicas acima de tudo…

Metallica

Cara, uma boa dica, faça o famoso TestKiller (pdf) e vê o que você acha das questões, todo mundo aqui que fez a prova diz que muitas das questões são idênticas a desse simulado.
Vê o que você acha, se achar fácil, é provável que esteja preparado para a certificação.
Ele não é lá muito bom pra aprender porque ele só te fala qual alternativa é a correta sem mais explicações.

dionat4n

Boa dica! =)

Já ouvi falar sobre o TestKiller, vou fazê-lo!

LPJava

Bruno_Leonardo:
no blog do Camilo Lopes acho que vc encontra um resumo, que inclusive já li num post que um cara passou na prova apenas estudando por ele. como vc programa em Java a mais de um ano, esse material deve te ajudar, afinal, vc não é iniciante.
Abraços…

olá Bruno! Obrigado por citar meu blog!! aproveitando to postando o link direto para os resumos! Porem vale lembrar que o portugues passou um pouco longe de meus resumos, ja que nao fiz uma revisao da nossa gramatica… por falta de tempo hehe!

link

Há outras colunas sobre certificacao no blog!
flw! E bons estudos!

Deluxe

eai cara
eu passei no exame da sun gracas a esses resumo do camilo lopes…
eu lia o resumo e fazia outro… fiz isso umas 3 vezes…
e o principal, faiz bastante simulado pra vc ter nocao de como eh as questoes e exame…

dionat4n

Legal, vou dar uma olhada no blog! =)

Fox_McCloud

Estou respondendo no próprio tópico porque acredito que há informações úteis aqui para mais pessoas…

dionat4n:
Eu até faria um esforço de comprar no cartão de crédito o livro, mas queria que tivesse para essa semana ainda, e a versão 6 ainda, pq seria muito facil de vender depois, mesmo q mais barato… Azar, vou ler no pc enquanto conseguir…

Você já fez SCJP?

Já fiz, sim…

Comprei o voucher em 2006… li o Cathy Sierra (para Java 5) com calma, quase todo, até próximo do final onde a autora começa a entrar em assuntos que não caem diretamente na prova, mas ainda assim são assuntos importantes…

Em seguida entrei em um projeto muito corrido, não consegui mais sentar e estudar… e perto do final de 2006 eu vi que ia acabar perdendo o Voucher.

Então eu agendei a prova, porque era melhor tentar do que perder o voucher sem tentar… dei uma relida no livro em pontos importantes ou que eu estava mais esquecido, muito rapidamente na véspera da prova, e acabei passando com uns 63%, acho, se eu errasse mais umas três questões (das muitas) talvez eu não conseguisse…

A prova aborda assuntos importantes, claro, mas tem muitas pegadinhas que na minha opinião não dizem nada sobre o desenvolvedor. Por exemplo uma questão complicada com Threads, e no meio um switch, e a grande questão é que um dos cases estava sem break, não tinha nada a ver com as Threads.

Qualquer distração você erra, fazer os mocks (simulados), vários deles, vai te treinar nessas “pegadinhas”, e daí com certeza você passa. Por falta desses mocks acabei passando raspando, mas estou satisfeito, não perdi o voucher e ainda obtive a certificação, e com certeza o meu destreino em pegadinhas e armadilhas não me desqualifica como um bom desenvolvedor Java!

:wink:

LPJava

Deluxe:
eai cara
eu passei no exame da sun gracas a esses resumo do camilo lopes…
eu lia o resumo e fazia outro… fiz isso umas 3 vezes…
e o principal, faiz bastante simulado pra vc ter nocao de como eh as questoes e exame…

hahuhau! e eu achei que os resumos nao tinha muita utilidade. Ja que escrevi mais para minha compreensão que ser um material para compartilhar!

dionat4n

Tem bastante coisa no resumo… o.o

Legal! Já gravei ele aqui…

Fox_McCloud

dionat4n:

Auhauhau, desculpe fugir do assunto, mas seu avatar é muito bom…

Aquele típico discurso americano:

• Pai: vamos pro acampamento nas férias, é bom pra construir o seu caráter, viver como nos tempos antigos, na chuva, na lama, com mosquitos, e caçar o nosso próprio hamburguer!

• Filho: NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO, SOCORROOOO, ANYBODY HELP MEEE…

dionat4n

Fox McCloud:
dionat4n:

Auhauhau, desculpe fugir do assunto, mas seu avatar é muito bom…

Aquele típico discurso americano:

• Pai: vamos pro acampamento nas férias, é bom pra construir o seu caráter, viver como nos tempos antigos, na chuva, na lama, com mosquitos, e caçar o nosso próprio hamburguer!

• Filho: NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO, SOCORROOOO, ANYBODY HELP MEEE…

hauehauehue eu tb adoro esse avatar!
nao tem como sobreviver na informática sem um pouco de humor…

B

LPJava:
Bruno_Leonardo:
Abraços…

olá Bruno! Obrigado por citar meu blog!! aproveitando to postando o link direto para os resumos! Porem vale lembrar que o portugues passou um pouco longe de meus resumos, ja que nao fiz uma revisao da nossa gramatica… por falta de tempo hehe!

link

flw! E bons estudos!

Caro Camilo,

O resumo é realmente muito bom e ajuda muito quem dispoe de pouco tempo para a preparação, servindo como uma boa alternativa. Quando tiver um tempinho, formata ele legal e posta aqui no GUJ pra gente, como um artigo. Que tal? Apenas uma sugestão… Parabéns pela iniciativa…

LPJava

Bruno_Leonardo:
LPJava:
Bruno_Leonardo:
Abraços…

link

flw! E bons estudos!

Caro Camilo,

O resumo é realmente muito bom e ajuda muito quem dispoe de pouco tempo para a preparação, servindo como uma boa alternativa. Quando tiver um tempinho, formata ele legal e posta aqui no GUJ pra gente, como um artigo. Que tal? Apenas uma sugestão… Parabéns pela iniciativa…

hehe! vou tentar fazer isso assim que me livrar da monografia rs! mais farei! flw! obrigado :slight_smile:

dionat4n

Não é por egoísmo pessoal, mas eu tava pensando em eu fazer o resumo no papel, dizem que o ato de escrever com lápis ajuda a memorizar… Não sei o que eu vou fazer por enquanto, até pq o resumo digital do LPJava já está bem completo!

LPJava

eu fiz no papel… depois que fui digitando…mais eu gosto de escrever é outra forma que achei para praticar e memorizar…

“Você pode escrever sem concordancia verbal, mais nao errado”.

Por exemplo: na definição de generics, threads vc pode la escrever sem concordancia mais que seja algo facil de lembrar e entender… porem isso nao quer dizer q está errado.

Quando fiz o resumo foi com ideia de colocar pontos importantes e que pudesse acrescentar mais exemplos que sentir falta no livro da kathy… e nao fazer uma copia “fiel” do que está no livro da kathy… qdo começava ler o resumo associava com que tinha lido no livro da kathy e assim ajudava a aprender e memorizar a parte de decoreba do exame!

flw!

dionat4n

Sim, usar palavras mnemônicas! =)
Uso isso para estudar para a faculdade, sempre faço um “resumo” apenas com palavras-chaves…
Ontem eu comecei a ler o livro da Kathy, 5a versao em inglês, vou continuar daqui a pouco…

Criado 14 de julho de 2008
Ultima resposta 15 de jul. de 2008
Respostas 17
Participantes 6