Fala Pessoal,
Obrigado pela dica douglas_arantes, já tinha dado uma olhada no Core Java Server Faces Segunda Edição, achei interessante. Continuei pesquisando e para quem venha a ter o mesmo interesse de descer um pouco mais o nível em JSF o livro Java Server Faces 2.0 The Complete Reference parece que é o mais indicado, pelo menos até agora pelo que puder ler. Os capitulos 13 (Construindo Componentes Não visuais) e 14 (Segurança em Aplicações JSF) parece que tem o material que quero ler. Fugindo do trivial e descendo o nível dentro da tecnologia.
Estarei dando uma lida rápida esses dias e posto o que achei sobre o conteúdo.
Hebert Coelho, eu olhei a especificação da Oracle, só que eu achei ela se prende muito em alto nível dentro da tecnologia, não sendo mais a fonte que costumava gostava de ler na época da SUN. Eu sempre indiquei para quem queria estudar a tecnologia, ler a especificação para saber realmente como funciona, só que não sei se essa dica é mais válidas no tempo de hj, a não ser para dar um introdução na tecnologia. Quanto ao mini livro, já tinha lido o mesmo e achei bem interessante, para esclarecer algumas dúvidas.
Valeu galera, apesar de ter achado, aparentemente, o que estava procurando, irei continuar de olho, qualquer outra fonte que venha achar interessante compartilho aqui para futura referências.