Material Sobre JSF 2

É impressão minha ou a qualidade do material disponibilizada pela Oracle para estuda da Tecnologia Web está aquem de outrora.

Falo isso, pois decidir lê o material para me aprofundar no JSF e quando ví material achei fraco e incompleto. Não tem nada falando sobre ViewHandler ou ExceptionHandler, classes que podem fazer muita diferença a depender da necessidade.

Tirando esse problema sobre esse material alguém teria um material ou livro que realmente valesse a pena a leitura?

Valeu galera.

Boa noite, Amorim. Beleza?

Com certeza você tem muito mais experiência que eu, mas eu gostei muito do material da k19 sobre jsf.

Grande referência que tenho utilizado também é o blog do uaihebert

Abraços

ninvit esses materiais são bons, eu até já tinha lido o de uaihebert, mas se prendem a iniciação na tecnologia.

Esse conhecimento já tenho de projetos. No entanto o que geralmente era liberado pela Sun e agora deveria ser liberado pela Oracle é o material completo da tecnologia, que nos permitiria de forma livre, desenvolver soluções que abstraísse código dos desenvolvedores ou soluções para problemas como o ViewExpiredException através do ViewHandlerException.

Valeu pelas URL’s.

Cara não sei se você já leu a terceira edição do livro “Core Java Server Faces” é bem completo, a didática não é la grande coisa, mas acho que um livro essencial, caso não tenha lido acho que é uma ótima opção.

[quote=douglas_arantes]Cara não sei se você já leu a terceira edição do livro “Core Java Server Faces” é bem completo, a didática não é la grande coisa, mas acho que um livro essencial, caso não tenha lido acho que é uma ótima opção.
[/quote]Eu li e também indico esse livro. Muito bom mesmo. [=

A especificação JSF da Oracle também é muito boa e completa, só que é enorme.

Aqui tem um monte de dicas: JSF Mini Livro - Dicas, conceitos e boas práticas.

E em breve meu livro será lançado! Aí eu vou indicá-lo também! :lol: :lol: :lol:

Hebert Coelho aproveitando o gancho deste post… vi em outro post você comentando que esta escrevendo um livro… seu livro será sobre JSF?
Seu livro será de conceitos básicos ou será abordados conceitos mais avançados do JSF… já pode adiantar algo… rsrs

[quote=jweibe]Hebert Coelho aproveitando o gancho deste post… vi em outro post você comentando que esta escrevendo um livro… seu livro será sobre JSF?
Seu livro será de conceitos básicos ou será abordados conceitos mais avançados do JSF… já pode adiantar algo… rsrs[/quote]Opa, sobre JSF sim.
Vou passar os provaveis temas, mas essa ordem ou temas podem alterar:

[quote]Use os escopos corretamente

• @RequestScoped para escopos curtos
  • Mantenha o bean na sessão com @SessionScoped
  • Entenda o novo @ViewScoped
  • Crie escopos longos e customizáveis com @ConversationScoped
  • Guarde dados para toda a aplicação com o @ApplicationScoped
  • Quando usar o @NoneScoped?
  • FlashScope

Cuidados com seus Managed Beans

• Colocando lógica de rendered no MB
  • Inicializando objetos lazy (get com if) ou eager (@PostConstruct)
  • Injetando um ManagedBean em outro
  • Erro: Meu método @PostConstruc em um MB ViewScoped é chamado diversas vezes
  • Erro: target returned null (para objets no get ou para o MB)

Front-ends JSF

• Utilizar JSP ou xhtml?
  • Formas para enviar valores da tela para o xhtml
  • Utilizar imagens/css/javascript de modos simples
  • Temas dinâmicos (como utilizar um tema dinâmico) sem primefaces
  • Quando utilizar action ou actionListener

Aproveite as bibliotecas de componentes

• Temas dinâmicos (como utilizar um tema dinâmico, com primefaces)
  • Primefaces
  • Richfaces
  • Icefaces
  • OmniFaces
  • Erro: Meus componentes do Primefaces não estão aparecendo

Funcionalidades ricas com JSF e componentes

• Como fazer uma paginação por demanda (lazy pagination)
  • Facilitando o uso do ajax (boas práticas, nomear componentes, navegação, validação de campos)
  • Internacionalização (como utilizar, alterar dinamicamente)

Integre JSF com outras tecnologias

• Como utilizar Groovy e Scala com JSF
  • Como utilizar recursos (EJB, outros MB) dentro de um converter
  • Use CDI no seu projeto JSF

Técnicas de segurança e performance de aplicações JSF

• Evitando Cross Site Scripting hacker atack
  • Melhorando o desempenho durante a navegação
  • Melhorando o desempenho na navegação
  • Otimizando a navegação

Debug e inspeção de aplicações

• Esconder comentários na página
  • Debug
  • Estágio do Projeto
  • Refresh automático dos arquivos (se encaixa aqui esse capítulo ou em alguma outra parte, mais adequada???)
  • Erro: Eu clico no botão, mas meu método não é chamado
  • Erro: Minha navegação não está sendo executada
  • Erro: Não consigo injetar um componente em meu Converter
  • Erro: Aviso: FacesMessage(s) foram enfileirados, mas podem não ter sido exibidos. WARNING: FacesMessage(s) have been enqueued, but may not have been displayed.[/quote]
    E tem também o código fonte que eu estou criando, um trem ponta firme. Basta ter o maven instalado que o projeto já vai rodar por um comando! [=

Ele é ideal para quem já tem uma idéia básica de como funciona o JSF e quer aprimorar os conhecimentos. [=
Ele já está na fase de revisão final e eu estou alterando alguns códigos que o revisor pediu.

Creio que até mês que vem já deve tudo estar ponta firme. [=

Hebert parabéns pelo trabalho… esse livro vai ser lançada pela Casa do Código?

Parabéns Hebert Coelho, voce é o cara! :smiley:

[quote=jweibe]Hebert parabéns pelo trabalho… esse livro vai ser lançada pela Casa do Código?[/quote]Isso, por eles mesmo. [=

[quote=igor_ks]Parabéns Hebert Coelho, voce é o cara! :D[/quote] Valeu :oops: :oops: :oops:

Acho que tu pode iniciar um projeto para escrever um sobre JPA abordando assuntos não triviais sobre a tecnologia acho que esse seria um livro também.
Não caberia em seu livro um capitulo inteiro sobre CDI?

É rapaz, quem sabe a gente já não tem um projeto desse engatilhado também para começar a ser escrito?! :twisted:

Tem um capítulo sim, mas não a fundo no assunto. CDI acaba envolvendo muito JEE e acabaria saindo um pouco do foco do livro. [=

Fala, Hebert!

Só pra constar: Serei dos primeiros a adquirir!

Abraços

Fala Pessoal,

Obrigado pela dica douglas_arantes, já tinha dado uma olhada no Core Java Server Faces Segunda Edição, achei interessante. Continuei pesquisando e para quem venha a ter o mesmo interesse de descer um pouco mais o nível em JSF o livro Java Server Faces 2.0 The Complete Reference parece que é o mais indicado, pelo menos até agora pelo que puder ler. Os capitulos 13 (Construindo Componentes Não visuais) e 14 (Segurança em Aplicações JSF) parece que tem o material que quero ler. Fugindo do trivial e descendo o nível dentro da tecnologia.

Estarei dando uma lida rápida esses dias e posto o que achei sobre o conteúdo.

Hebert Coelho, eu olhei a especificação da Oracle, só que eu achei ela se prende muito em alto nível dentro da tecnologia, não sendo mais a fonte que costumava gostava de ler na época da SUN. Eu sempre indiquei para quem queria estudar a tecnologia, ler a especificação para saber realmente como funciona, só que não sei se essa dica é mais válidas no tempo de hj, a não ser para dar um introdução na tecnologia. Quanto ao mini livro, já tinha lido o mesmo e achei bem interessante, para esclarecer algumas dúvidas.

Valeu galera, apesar de ter achado, aparentemente, o que estava procurando, irei continuar de olho, qualquer outra fonte que venha achar interessante compartilho aqui para futura referências.

[quote=ninvit]Fala, Hebert!

Só pra constar: Serei dos primeiros a adquirir!

Abraços[/quote]Opa, valeu pela confiança! =D

Fala Pessoal,

Obrigado pela dica douglas_arantes, já tinha dado uma olhada no Core Java Server Faces Segunda Edição, achei interessante. Continuei pesquisando e para quem venha a ter o mesmo interesse de descer um pouco mais o nível em JSF o livro Java Server Faces 2.0 The Complete Reference parece que é o mais indicado, pelo menos até agora pelo que puder ler. Os capitulos 13 (Construindo Componentes Não visuais) e 14 (Segurança em Aplicações JSF) parece que tem o material que quero ler. Fugindo do trivial e descendo o nível dentro da tecnologia.

Estarei dando uma lida rápida esses dias e posto o que achei sobre o conteúdo.

Hebert Coelho, eu olhei a especificação da Oracle, só que eu achei ela se prende muito em alto nível dentro da tecnologia, não sendo mais a fonte que costumava gostava de ler na época da SUN. Eu sempre indiquei para quem queria estudar a tecnologia, ler a especificação para saber realmente como funciona, só que não sei se essa dica é mais válidas no tempo de hj, a não ser para dar um introdução na tecnologia. Quanto ao mini livro, já tinha lido o mesmo e achei bem interessante, para esclarecer algumas dúvidas.

Valeu galera, apesar de ter achado, aparentemente, o que estava procurando, irei continuar de olho, qualquer outra fonte que venha achar interessante compartilho aqui para futura referências.