Material sobre OO para a SCJA

9 respostas
A

Olá a todos!

Depois de algum tempo programando em outra plataforma, estou voltando ao Java, e motivado a tirar algumas certificações.

Pensei na SCJA para começar, até para botar os conceitos de OO em dia.

Alguém sabe de algum material que aborde o tema a seguir?

“Describe, compare, and contrast concrete classes, abstract classes, and interfaces, and how inheritance applies to them.”

Posso procurar um material genérico, ou a OO em Java tem algo em particular que seria bom conhecer?

Agradeço desde já a todos, um abraço!

9 Respostas

silva.fernandes

André … acredito q vc se refere a certificação SCJP … (me corrija se eu estiver engado).

Se vc ja tiver um conhecimento básico sobre java, eu aconselho vc a se aprofunda em cada assunto tipo:

Fundamentos da Linguagem
Modificadores e Controle de Acesso
Operadores e atribuições
OO, sobreposição e substituição, construtores e tipos de retorno
Classes internas
Threads

Vc pode por procurar alguns livros bons tipo da Kathy Sierra e Bert Bates
ou até mesmo material na net (q num falta por sinal …rsss)

Bele … e ai … é só estudar … estudar… estudar… estudar…

Falowww

ricardolecheta

Fala Milani, ta sumido hein?

A certificação SCJA não chega a exigir muito, ela é recomendada para quem quer ter uma idéia genérica da plataforma Java, mas se você busca ser um desenvolvedor, o ideal é a SCJP.

Qualquer material de OO deve ajudar, vc só precisa saber o conceito de classes abstratas, herança, polimorfismo, estas coisas… Acho que vc não vai ter problemas com isto.

Vc pode fazer o download da apostila da caelum: http://www.caelum.com.br/caelum/curso-11.jsp

No forum já teve bastante discussão sobre este assunto, se vc fizer uma busca sobre interfaces, classes abstratas, vai encontrar algo, e na seção de artigos também…

A

Obrigado pela resposta Fernandes!

Fala Ricardo, imaginei que ia te encontrar por aqui hehehe, como anda as coisas?

Voltando ao assunto, o interesse é sim chegar na SCJP e na SCJD. Contudo, achei interessante a SCJA para praticamente começar do zero com a linguagem.

Conheço um pouco de java, utilizo algumas API’s (para gráficos e PDF) em alguns sites, mas acho que poderia saber bem mais dela do que sei atualmente.

Como eu disse, estava trabalhando na plataforma Notes, e praticamente sem uso de OO, pois não havia esta necessidade (quem conhece a plataforma sabe que deixa bastante a desejar, apesar de possibilitar usar OO).

Depois destas mensagens, fiquei na dúvida. Faço a SCJA ou vou direto pra SCJP?

Minha dúvida é: A SCJP aborda OO? Em outras palavras, tirando a SCJP, os tópicos da SCJA são adquiridos pelo estudante também?

Obrigado moçada, deixem suas opiniões! Um abraço Ricardo!

rodrigo_lm

André, acho melhor você já começar pela SCJP, eu tambem não conhecia muito de OO pois trabalho com VB (eca!), mas a SCJP tambem aborda diversos aspectos de OO, então você tambem vai ter que estudar esse assunto …
Dessa forma você não perde tempo…

[]'s

A

Jóia Rodrigo!! :wink:

Fiquei mais confiante agora que você afirmou que OO também é abordado na SCJP, pois não quero por exemplo, mandar muito bem em programação mas deixar o aspecto teórico de lado! Afinal, andam juntos né!!

O negócio então é arranjar um livro da SIERRA que cubra o SCJP, e só com o livro + simulados estudar para o exame!! :stuck_out_tongue:

Obrigado a todos que contribuiram, ou que ainda irão contribuir com o tópico!!

Um abraço!!

LPJava

ae André a SCJP aborda sim os conceitos de OO e até d+, pode ter certeza se vc ir direto para SCJP tem que aprender OO na tora caso vc n tenha conhecimento se ja tem facilita… qdo tem eh meio sofredor… por exemplo o livro de certificação do kathy ele n ti explica aprofundamento sobre OO pq ele acha q vc ja tem conhecimentos o bastante para ele ti ensinar ele apenas volta o recurso para dentro do exame, agora ja o deitel e o livro core java… eles sao mais especifico do que o kathy… pois o core java e deitel n sao recomendados para certificação por alguns para mim o deitel foi essencial para que eu n sofresse lendo o kathy!

M

Viva!

No link abaixo vc encontra material para preparação para o exame SCJA.

http://www.hfoobook.com/pdf/hfoo-associateuml.pdf

Eu fiz esta prova quando ela ainda era beta, tirei esta certificação de graça. :slight_smile:

Qualquer dúvida sobre a prova eh só perguntar.

keller

Da uma olhada nesse topico tem um bom material:
:arrow: http://www.guj.com.br/posts/list/40662.java

Espero que ajude…
:thumbup:

R

Na minha opinião, acho mais produtivo vc ir para a SCJP de vez… Já é uma forma de obrigatoriamente se aprofundar em OO e características básicas da linguagem…

Criado 13 de outubro de 2006
Ultima resposta 25 de out. de 2006
Respostas 9
Participantes 8