Matérias sobre ordenação em faculdades

5 respostas
rxca

Boa noite, pessoal. Me peguei pensando em uma coisa hoje:

Baixei todo o conteúdo do OpenCourseWare do MIT sobre Introdução a Algoritmos (Mestrado Engenharia Elétrica), tenho os livros do Donald Knuth, entre outros que falam sobre ordenação e afins; já tive matérias de análise de algoritmos e ordenação na faculdade, mas só agora apareceu uma dúvida.
Por que todos eles desconsideram o Bubble Sort como ensino inicial, ou até mesmo desconsideram totalmente? Tudo bem que é um algoritmo BEM ineficiente e não faz TANTO sentido estudá-lo. Mas por que desconsideram o Selection Sort e o Quick Sort; em outras palavras, por que só é ensinado o Insertion Sort e o Merge Sort?

Se alguém puder me ajudara, fico grato.

[]'s a todos

5 Respostas

gpd38

Não são todos não.

Com relação aos livros não conheço todos, mas os que eu estudei tipo: CORMEM / ZIVIANNI / DEITEL falar de quase todos.

Meus professores também falaram de quase todos.

Depende muito do autor e dos professores e da grade da sua faculdade, pois as vezes o tempo é curto ou algo parecido e eles passam so alguns. Não mostram os mais complexos nem os mais básicos.

ViniGodoy

Eu tive aula de todos na minha faculdade. Quando vc diz “todos”, vc se refere a quem?

rxca

Então, na verdade eu também tive os métodos Bubble, Insertion, Selection, Quick e Merge (era pra eu ter tido o Heap também, mas enfim…). E como eu quero me formar, engatar um mestrado e um doutorado, e partir pra dar aula - e essa é exatamente a área que eu mais gosto, eficiência e corretude de algoritmos, linguagens de programação e afins - resolvi pegar livros que não fossem do Ziviani (que não sei o que aconteceu ou se foi erro meu, mas o quick do livro dele não ordenou) e do Goodrich, e para a minha surpresa, todos os autores que eu peguei começavam a explicar ordenação pelo Insertion Sort, e grande parte deles nem tocava no assunto Bubble, seguido de uma parcela que não tocava no assunto selection.

Em relação ao lance do OpenCourseWare do MIT, tudo bem que é MUITA matéria pra dar em pouco tempo e tal, e não sei se foi coincidência, mas todos os livros que eu peguei e as aulas do OCW que eu assisti, quando falavam de ordenação, enfatizavam o Insertion e o Merge; me refiro ao Donald Knuth (começa falando de Insertion), Deitel & Deitel (No livro C: How to Program ele fala muito por cima do Bubble no capítulo de arrays, e no capítulo de Sorting ele fala sobre Selection, Insertion e Merge), e até mesmo a professora de uma das turmas de Análise de Algoritmos (que não fez questão de analisar outros métodos, senão o Insertion e o Merge).

É que isso me chamou a atenção e achei que tivesse alguma coisa a ver com não ter necessidade de analisar mais de um algoritmo ineficiente e mais de um eficiente só para não passar batido.

aajjbb

hahahaha, pensei que fosse só eu que tinha cometido algum erro…o meu tambem nao ordenou, na verdade, eu ainda nao sou nenhum nenhum expert, mas os codigos contidos tanto em java quanto em c++ desse livro sao realmente muito “feios”… mas, que seja…

eu sinto falta de uma enfatização nesses assuntos, infelizmente consegui escolher um curso bem “zuado” na minha opnião. “tecnologia em analise e desenvolvimento de sistema” (prentendo mudar para ciencia da computação em breve) tratam essa materia com extremo desdenho, o professor da aula de algoritmos é pessimo, pede tarefas como “desenvolva um algoritmo para se fazer pipoca” e coisas do tipo… mas, isso nao vem ao caso;

o bubble sort realmente é bem simples e “ineficiente” mas acho que deveria ser passado no começo do curso sim, mas como eu suponho que esses livros como o do cormen e afins, ja so direcionados a que ja tem alguma experiencia, os autores presumem que o leitor ja conhece esses algoritmos mais basicos “de cor e salteado”

rxca

É, eu também achei aqueles código bem “feios”, tanto que eu aproveitei pra refazer alguns, porque tinha muita coisa que podia ser reescrita com menos operações e coisas assim. E isso de os autores presumirem faz bastante sentido, porque esses livros não são tão básicos assim…

Mas uma coisa é gritante: como é que os autores não testam as coisas antes de publicarem pro mundo inteiro ver, não é? Muito estranho.

Criado 25 de abril de 2011
Ultima resposta 26 de abr. de 2011
Respostas 5
Participantes 4