Então, na verdade eu também tive os métodos Bubble, Insertion, Selection, Quick e Merge (era pra eu ter tido o Heap também, mas enfim…). E como eu quero me formar, engatar um mestrado e um doutorado, e partir pra dar aula - e essa é exatamente a área que eu mais gosto, eficiência e corretude de algoritmos, linguagens de programação e afins - resolvi pegar livros que não fossem do Ziviani (que não sei o que aconteceu ou se foi erro meu, mas o quick do livro dele não ordenou) e do Goodrich, e para a minha surpresa, todos os autores que eu peguei começavam a explicar ordenação pelo Insertion Sort, e grande parte deles nem tocava no assunto Bubble, seguido de uma parcela que não tocava no assunto selection.
Em relação ao lance do OpenCourseWare do MIT, tudo bem que é MUITA matéria pra dar em pouco tempo e tal, e não sei se foi coincidência, mas todos os livros que eu peguei e as aulas do OCW que eu assisti, quando falavam de ordenação, enfatizavam o Insertion e o Merge; me refiro ao Donald Knuth (começa falando de Insertion), Deitel & Deitel (No livro C: How to Program ele fala muito por cima do Bubble no capítulo de arrays, e no capítulo de Sorting ele fala sobre Selection, Insertion e Merge), e até mesmo a professora de uma das turmas de Análise de Algoritmos (que não fez questão de analisar outros métodos, senão o Insertion e o Merge).
É que isso me chamou a atenção e achei que tivesse alguma coisa a ver com não ter necessidade de analisar mais de um algoritmo ineficiente e mais de um eficiente só para não passar batido.