Math.random() em images

Boa Noite eu estou com uma dúvida, tenho esse código em Java, ele sorteia uma frase (exemplo do livro Java - Use a Cabeça !) , agora eu queria fazer algo mais legal, usar o método Math.random() para escolher imagens aleatórias.
O Código é esse

[code]import javax.swing.JOptionPane;

public class Frase {
public static void main(String[] args) {

	String[] listaPalavra1 = {"escola" , "20m" , "todos ganham" , "check in" , "celular" ,"dinâmico" , "sol"};

	String[] listaPalavra2 = {"oceano" , "rio" , "prédio" , "Kermes 100% Black" , "Titão Dorgado" ,"Jean Arroz Doce" , "nuvem"};		
	
	String[] listaPalavra3 = {"peixe" , "música" , "xD" , "noob" , "Java" ,"fogo" , "ar"};

	int umContar = listaPalavra1.length;
	int doisContar = listaPalavra2.length;
	int tresContar = listaPalavra3.length;

	int rand1 = (int) (Math.random() * umContar);
	int rand2 = (int) (Math.random() * doisContar);
	int rand3 = (int) (Math.random() * tresContar);

	String frase = listaPalavra1 [rand1] + " " +listaPalavra2[rand2]+ " " +listaPalavra3[rand3];

		JOptionPane.showMessageDialog(null, frase);
}

}
[/code]

Se alguém souber como que faz isso agradeço desde de já.

Obrigado

Bem, assim como você tem uma lista de palavras no exemplo, você deve ter uma lista com as imagens que podem ser sorteadas.

Depois disso, a parte de “sortear” uma imagem é igual a de escolher uma palavra aleatória.

Qual é exatamente sua dúvida? Como carregar as imagens? Como exibi-las?

Isso carregar as imagens no vetor de String e exibir e a imagem sorteada.

Bem, você não vai carregar imagens em um vetor de Strings por que são imagens e não Strings! Das duas, uma:

  1. Mantenha um vetor de Image e carregue todas as imagens no início da aplicação
  2. Crie um vetor de String e carregue a imagem com o nome específico na hora de mostrá-la.

Para treinar, você poderia fazer dos dois jeitos.

De qualquer forma, para carregar uma imagem pesquise sobre ImageIO.read() e para mostrá-la, terá que criar uma janela de interface gráfica, adicionando um JLabel (você já conhece a API do Swing?).

Conheço a API não, mais vou pesquisar, eu sou bem novato, pra falar a verdade nunca vi uma API.