Matisse++

Roman Strobl disponibilizou um novo video demo das novas features do Matisse GUI Builder que esta em desenvolvimento com o Netbeans 6.

Nesse demo Romam fez uso dos novos Swing Application Framework e Swing Databinds, juntamente com um novo tipo de projeto no Netbeans, chamado de Java Desktop Application, onde é possível atribuir um banco de dados ao projeto e ter toda o binding com o banco feito de maneira simples/rápida.

Divirtam-se! :smiley:
http://www.netbeans.org/download/flash/netbeans_6_gui_builder/netbeans_6_gui_builder.html

Netbeans 6 Daily Build
http://www.netbeans.info/downloads/dev.php

Isso cheira a VB, mas tiraria muito trabalho de fazer bindings e comportamentos.

Vamos esperar que isso saia logo na release oficial.

Até!

tirando o fato de se criar todas as telas com um click, o esquema de databinding ficou igual do .NET hehe

mas mesmo assim ficou legal, fico feliz que o NetBeans finalmente está chegando a patamares “programáveis” que podem ser usados em produção, acho que o mesmo tem um grande futuro :slight_smile:

E o eclipse que se cuide :stuck_out_tongue:

Acho estranho, quando se trata de aplicações desktop, quando mais “facilidades” e recursos as IDE colocam, parece que o pessoal tende a valorizar menos ou procurar mais comparações disméritas (existe essa palavra?), parece quando usar X no linux era coisa de viado, porque maxo só pode fazer tudo no shell+vim.

Vejo todo esse tipo de “evolução” boa para todas as IDEs, pois nenhum vai querer ficar atrás dos recursos das outras, o que gera mais funcionalidades em todas IDEs.

Realmente Muito Legal, na minha opinão vai simplificar muita coisa com o NetBeans.

tks

[quote=Luiz Aguiar]Acho estranho, quando se trata de aplicações desktop, quando mais “facilidades” e recursos as IDE colocam, parece que o pessoal tende a valorizar menos ou procurar mais comparações disméritas (existe essa palavra?), parece quando usar X no linux era coisa de viado, porque maxo só pode fazer tudo no shell+vim.

Vejo todo esse tipo de “evolução” boa para todas as IDEs, pois nenhum vai querer ficar atrás dos recursos das outras, o que gera mais funcionalidades em todas IDEs.[/quote]

Esse tipo de critica me cheira inveja :wink:

Gostei bastante do que se propuseram a fazer, mas ainda não gosto da maneira na qual o Matisse trabalha, dificultando uma eventual mudança manual no código. O modelo de forms dele é um atraso ao invés de avanço, para mim.

Até!

Bom , ae eh uma opiniao pessoal mesmo… pois acredito que a forma com que ele trabalha (preservando o codigo de alteracoes) é que deixa ele rapido… veja a porcaria do VEP… que interpreta o codigo… lento que dá até pena de quem usa…

Faca uma tela complicada no Matisse e verá que ele é MUITO rapido… faca uma tela simples no VEP e vc vai chorar de raiva… até o WindowBuilder come poeira em velocidade/memoria para o matisse…

Quem usa Delphi ou VB está mais do que acostumado a mecher visualmente na tela… afinal… codigo de tela é sempre a mesma coisa… nao tem prq ficar “refatorando” milhares de vezes… isso são para apps MUITO especificas… e estas nao podem ser feitas NEM no VEP… ( eh o caso de um framework de telas dentro de um sistema por ex )

Mas para 90% das apps desktop… codigo de tela é massante e chato… trabalhar com layouts na mção então é o fim da picada…

do que?

Tudo isso é fruto da concorrência… e quanto mais houver rivalidade na parte gráfica mais ferramentas que facilitam o programador irão surgir…

Bom ou ruim? Com certeza vai depender de quem usa…

O leque de opções está aí… faça a escolha… use e seja feliz! :lol:

Mais uma vez o pessoal do Matisse inovando… Parabéns pra eles…

:idea:

Sem sombra de Dúvidas o Matisse está muito mais prático que o VEP.
Porém ainda acho o código do VEP muito mais legível.

Acho que a telas deveriam ser tratadas como Resources.
A JVM poderia muito bem ler um XML e criar a tela a partir dele, como o matisse faz. Dessa forma nós programadores ficariamos apenas com os modelos. Sem se preocupar com Layouts e tudo mais…

O que acho interessante é que os recursos apresentados aí estão presentes no Delphi desde a versão 1, pq então o delphi é tão mal visto?

do que?[/quote]

Do netBeans estar transformando o desenvolvimento em algo mais simples e produtivo…

nao falei que VOCE esta com inveja…

acho que os “anti-netbeans” com comentarios deste tipo soh podem estar com inveja :slight_smile:

Comentario quando fundamentado… adiciona… agora se só desdenhar… ae classifico normalmente de inveja…

[quote=Avante]Sem sombra de Dúvidas o Matisse está muito mais prático que o VEP.
Porém ainda acho o código do VEP muito mais legível.

Acho que a telas deveriam ser tratadas como Resources.
A JVM poderia muito bem ler um XML e criar a tela a partir dele, como o matisse faz. Dessa forma nós programadores ficariamos apenas com os modelos. Sem se preocupar com Layouts e tudo mais…

O que acho interessante é que os recursos apresentados aí estão presentes no Delphi desde a versão 1, pq então o delphi é tão mal visto?[/quote]

Bem 1º , Codigo de tela não precisa ser “super legivel e refatorado” , é um codigo de tela oras… vc mesmo disse… criar resources… é quase o que o matisse faz… vc nao deve se preocupar com o codigo que ele gera de tela… prq é besteira… ele simplesmente controla tudo isso para voce… que nem o delphi e seus .dfm… quantas pessoas vc jah viu alterando o DFM na mão constantemente ?

2º , delphi tem ALGO parecido com isso… a diferenca que o beans binding e o swing app framework conservao o modelo MVC… o delphi faz um modelo “bolognesa de codigo” tudo amarrado pronto para explodir…

Resultado ? o MESMO… manutenção ? quanta diferenca :wink:

É… o pessoal do netbeans tá pegando pesado mesmo. Bonito de ver!

Se o editor de código melhorar mesmo (e eu acredito que vai) eu passo a usar!

Imagino quanto tempo o pessoal do “tenho que setar o x,y do botão” deve demorar pra fazer um simples crud em swing.

E cá pra nós, já deu já esse argumento de não poder editar os “códigos de tela” então não presta, ta na hora de procurarem uns argumentos novos.

O matisse + GroupLayout inauguraram uma nova era em construções de interface gráficas.

A única coisa que me incomoda é que o matisse não faz tudo via o código da classe, como o WBuilder faz.

Chega ao absurdo de não reconhecer uma interface que foi feita no próprio matisse.

No matisse é assim: Crie e nunca mais modifique!

Exatamente, Acho que o código em Java pra criação de tela é totalmente dispensável. A utilização de resources poderia muito bem suprir tudo isso. Vejam bem, não me refiro a IDE´s a idéia é ter isso no Core. O Swing continuaria existindo, porém as IDE´s gerariam resources ao invés do código Java.

Humn… será mesmo? Acho que esse tipo de código está muito mais ligado ao programador do que a ferramenta/linguagem em si. E é possível SIM, ter um código muito bem feito em Delphi. Basta apenas o programador saber o que está fazendo.

[]´s

Aí você já entra na questão de conhecimento do programador. Ou você saberia me dizer como setar o ACLK do MSP430 ? Sem olhar no google.

Realmente esse argumento já deu o que tinha que dar. Aliás, eu acho que o código nem deveria existir já que as telas seriam baseadas em resources.
Programariamos apenas o modelo.

[]´s

“Todo mundo é ignorante, porém em assuntos diferentes! Só que alguns abusam.”

Nova era só se for pro Java né, porque no Delphi isso se chama pré-história.

Exatamente, Acho que o código em Java pra criação de tela é totalmente dispensável. A utilização de [B]resources[/B] poderia muito bem suprir tudo isso. Vejam bem, não me refiro a IDE´s a idéia é ter isso no Core. O Swing continuaria existindo, porém as IDE´s gerariam resources ao invés do código Java.[/quote][/quote]

MEU DEUS, UMA MENTE ABERTA NO FÓRUM!!! ALELUIA!!!

Humn… será mesmo? Acho que esse tipo de código está muito mais ligado ao programador do que a ferramenta/linguagem em si. E é possível SIM, ter um código muito bem feito em Delphi. Basta apenas o programador saber o que está fazendo.

[]´s
[/quote]

O “Binding” do Delphi vincula os data controls diretamente às bases de dados e não às classes de negócios, é uma idéia antiga minha fazer equivalentes dos DBControls para objetos, de repente nas versões atuais isso até já existe. Não só no Delphi mas como uma idéia geral eu acho genial, tomara que o Java Binding FUNCIONE…
[/quote]