Matisse++

[quote=onolox]O matisse + GroupLayout inauguraram uma nova era em construções de interface gráficas.

A única coisa que me incomoda é que o matisse não faz tudo via o código da classe, como o WBuilder faz.

Chega ao absurdo de não reconhecer uma interface que foi feita no próprio matisse.

No matisse é assim: Crie e nunca mais modifique![/quote]

WindowBuilder é 300 vezes mais lento e come 13x mais memoria que o matisse… usamos por 6 meses aqui… simplesmente impraticavel.

Quanto a perder o .form… sim vc perdeu a tela no Matisse… MAS existe um modulo no NetBeans que faz engenharia reversa da tela e gera o .form… vide “FormGenerator”

1º Muito boa ideia… que tal vc fazer uma Implementacao de referencia… foi assim que Hibernate fez parte da JCP (JSR Enterprise JavaBeans 3).

2º Como nosso colega disse… o delphi liga diretamente a datasets… que nao sao nada mais que querys sql , nao vale :slight_smile: isso eh codigo bolognesa… Beans Binding fazem bind em javaBeans… bem diferente de datasets (ou resultsets) Idenpendente do programador saber ou nao o que faz… usar dbcontrols é declarar seu app condenado a uma amarração sem fim… usar DbControls é coisa de APP MUITO pequeno… OU quando vc quer somente exibir os dados… tirando isso… eu usaria os controles comuns

Nova era só se for pro Java né, porque no Delphi isso se chama pré-história.[/quote]

Nao sabia que o Delphi tinha gerenciador de layout. Desde qual versao isso surgiu?

]['s

Usar controles comuns é coisa de maluco, esse binding já devia existir há décadas, já que não há nada de mirabolante nisso…

Nao sei se essa resposta foi pra minha pergunta. Se foi o que fiquei curioso foi referente aos gerenciadores de layout e nao a parte de binding.

]['s

vcs estariam falando do SwingBean por exemplo?

Realmente, o WB e o giglo são muito mais lentos, mas fazem coisas que o Matisse não.

Interessane esse FormGenerator. Esse é o tipo de coisa que deveria ser melhor divulgado.

Mas o matisse se perde em certas situações, e nem é preciso perder o .form.

Pra mim só precisava aumentar a compatibilidade.

[quote=onolox]Realmente, o WB e o giglo são muito mais lentos, mas fazem coisas que o Matisse não.

Interessane esse FormGenerator. Esse é o tipo de coisa que deveria ser melhor divulgado.

Mas o matisse se perde em certas situações, e nem é preciso perder o .form.

Pra mim só precisava aumentar a compatibilidade.[/quote]

Tirando a interpretacao do codigo do form o que o WB faz que o Matisse nao faz ?

Quais situacoes que o matisse se perde ? Estamos usando em projetos bem complexos e ainda nao perdemos uma tela devido a essas “perdidas”… eu acho que vc esta confundindo com o VEP , esse sim se perde todo.

[quote=onolox]Realmente, o WB e o giglo são muito mais lentos, mas fazem coisas que o Matisse não.

Interessane esse FormGenerator. Esse é o tipo de coisa que deveria ser melhor divulgado.

Mas o matisse se perde em certas situações, e nem é preciso perder o .form.

Pra mim só precisava aumentar a compatibilidade.[/quote]

Tirando a interpretacao do codigo do form o que o WB faz que o Matisse nao faz ?

Quais situacoes que o matisse se perde ? Estamos usando em projetos bem complexos e ainda nao perdemos uma tela devido a essas “perdidas”… eu acho que vc esta confundindo com o VEP , esse sim se perde todo.

[quote] Mas o matisse se perde em certas situações, e nem é preciso perder o .form.

Pra mim só precisava aumentar a compatibilidade. [/quote]
Hum… trabalho com o matisse desde que surgiu, e nunca me ocorreu problema algum até agora (trabalho bastante na programação destop) :-o

Não é só a turma do NetBeans que está fazendo bonito! O pessoal do Swing está fazendo um ótimo trabalho, em várias frentes.

Pelo que vi na apresentação, o NetBeans trabalhará de mãos dadas com Swing Apllication Framework. De acordo com o site deles:

[quote] The JSR-296 Swing Application Framework prototype implementation is a small set of Java classes that simplify building desktop applications. The prototype provides infrastructure that’s common to most desktop applications:

* Application lifecyle, notably GUI startup and shutdown.
* Support for managing and loading resources, like strings, formatted messages, images, colors, fonts, and other types common to desktop applications.
* Support for defining, managing, and binding Actions, including Actions that run asynchronously (in the "background").
* Persistent session state: support for automatically and selectively saving GUI state from one run of an application to the next.[/quote]

O engraçado é que o Swing Application Framework rivaliza com a plataforma NetBeans.

Não vejo a hora de pôr as minhas mãos no novo NetBeans! 8)

Nao sei se essa resposta foi pra minha pergunta. Se foi o que fiquei curioso foi referente aos gerenciadores de layout e nao a parte de binding.

]['s[/quote]

Não, que eu saiba não tem gerenciador de layout, mas nunca morri por causa disso, usava Anchors, além da orientação por grade…

não sou o maior fã do netbeans,
mas isso parece-me ser bem interessante…

Exato! São totalmente diferentes. Por isso não se deve usar um conceito/técnica de programação Java em Delphi e vice versa.
Volto a repetir, é totalmente possível fazer um código consiso e de fácil manutenção em Delphi, usando ou não DBControls. Basta saber fazer.

Humn… Afirmação perigosa essa hein. Dê uma lida sobre programação multi-camadas em delphi.

[]´s

Em 2007 voces discutindo sobre delphi?

Exato! São totalmente diferentes. Por isso não se deve usar um conceito/técnica de programação Java em Delphi e vice versa.
Volto a repetir, é totalmente possível fazer um código consiso e de fácil manutenção em Delphi, usando ou não DBControls. Basta saber fazer.

Humn… Afirmação perigosa essa hein. Dê uma lida sobre programação multi-camadas em delphi.

[]´s[/quote]

Acho que voce que tem que olhar bem o que eh multi-camadas… camada de vizualizacao ligada diretamente a camada de persistencia ? hummm , nao tah faltando nada nao ?

Nostalgia eh uma coisa interessante… só a Borland e os Delpheiros roxos nao perceberam que o Delphi JAH foi um bom produto… apartir da versao 8… esta sempre atrazado em relacao aos concorrentes e sempre com uma qualidade muito inferior … vai pra .Net ? use VS , Delphi para .Net eh uma piada.

Nostalgia eh uma coisa interessante… só a Borland e os Delpheiros roxos nao perceberam que o Delphi JAH foi um bom produto… apartir da versao 8… esta sempre atrazado em relacao aos concorrentes e sempre com uma qualidade muito inferior … vai pra .Net ? use VS , Delphi para .Net eh uma piada.[/quote]Foi percebendo isso que a Borland/Codegear está lançando até o final de março de 2007 o delphi 2007 FOR WIN32.

É se vc não colocar a camada do “meio” vai ficar faltando mesmo.

É já foi o tempo do Delphi mesmo… ainda bem hehehe. Só acho errado dizer que delphi é sinonimo de falta de flexibilidade, sistema de dificil manutenção, etc… Ou em Java(C,C#, Ruby, etc…) é impossível escrever um código espagueti ?
Se utilizar a plataforma .NET programe em C# que é uma linguagem que nasceu nessa plataforma, o resto é gambiarra. rs.
Ahh, só pra constar: uns dos criador do C# é o mesmo do Delphi.

[]´s