Matriz para gerar um Mapa de Karnaugh

Sou novo no fórum e não sei se teria que utilizar um tópico de Karnaugh que encontrei aqui para pedir ajuda.
Não sei programar praticamente nada e meu professor de Lógica pediu que criasse um programa em Java, uma matriz 2x2, o programa deve ser feito em duas partes, ou seja dois programas ( ele vai dar a expressão por exemplo: (AB + A’B’ + AB’) ), primeiramente tenho que criar a matriz esse é o primeiro programa, o segundo programa vai ter que pegar as posições das variáveis e mapea-las com números hum como no mapa mesmo e devolver para o primeiro programa para gerar a expressão minimizada. O primeiro programa tem que chamar o segundo e no final o segundo chama o primeiro novamente.

Boa Sorte :lol:

não creio q ninguem vai te dar a resposta pronta aqui no GUJ, já que é lição de casa…
mas vasculhe a internet que deve ter algo…

ou tente fazer, poste aqui, mostre a sua duvida, e ajudaremos :wink:

Não quero a resposta pronta e sim apenas alguns toques principalmente para a segunda parte do programa que é mapear a matriz. E ja pesquisei bastante na net e não achei grandes coisas a respeito.

perceba que neste caso vc usar o mapa com 2 variaveis A e B portanto crie uma matriz 2x2 assim:


 int [][]mapa = new int[2][2];
 //declarando a matriz 2x2

perceba que com esta matriz vc tera aseguinte estrutura:

 B   B'

A |||
A’|||

perceba-se então todas as posições do arrays bidimensional:

mapa[0][0] é equivalente a: AB ou seja primeira linha e
primeira coluna,
mapa[0][1] é equivalente a AB’ ou seja primeira linha segunda coluna
mapa[1][0] é eaquivalente a A’B ou seja 2 linha e 1 coluna

e assim por diante…
tendo uma tabela verdade simples de um end por exemplo:

A B S
0 0 0
0 1 0
1 0 0
1 1 1

basta vc fazer o mesmo porem colocar os 0 e 1 em cada posição do mapa no array… faça primeiro o mapa na mão (desenhando ele) e depois mapeie cada coluna
em [0][0], [0][1], …
dai ficara bem mais facil para vc pois é so atribuir as saidas da tabela verdade em cada posição da matriz equivalente ao mapa…
é bem susse…

blz, vou tentar em ksa com essa dica, estou no serviço e naum consigo fazer aki, vlw.
Se alguem tiver mais dicas, por favor.

Usa boolean em vez de int, já que esse tipo de mapa serve para minimizar expressões booleanas…

A, lógico que pra um mapa simples 2 por 2 você pode fazer a análise de todos os casos (16 no total) possíveis para minimizar a expressão. Para mapas maiores, procure na net por mimtermos. Esse é um conceito usado para minimização destes mapas. F

toma aí um link que acho que vai resolver sua vida:

http://www.inf.ufsc.br/ine5365/mapkarn.html