MAVEN - Realmente resolve o problema de jars?

3 respostas
G

Mais alguém aqui já teve problemas de builds gerados pelo maven referente a problemas de versão de jars e depedências?
Eu fui montar ontem um projeto com seam+jpa+tomcat e perdi um bom tempo tentando resolver problemas de depedências dos jars baixados pelo maven.
Ontem estava configurando um projeto com o hibernate 3.2.1.ga e começou a dar um erro de ClassNotFoundException, então fui ver o problema era porque o pom do desse hibernate apontava para o javassist de uma versão errada. Tive que fazer um exclusion desse javassist e colocar uma versão mais atual do mesmo para funcionar.

A pergunta que quero fazer, mais alguém vem passando por problemas desse tipo usando o Maven? É um saco ter que resolver esses problemas de “Jar Hell”. Como estou trabalhando relativamente há pouco tempo com Maven, gostaria de saber a opinião do pessoal a respeito do mesmo.

3 Respostas

P

Eu sinceramente acho o Maven uma excelente ferramenta. Com o Ant nós gastavamos muito tempo para configurar todo o ambiente de desenvolvimento, principalmente quando um novo desenvolvedor chegava. Com o maven, ele resolve todo esse empecilho de versões libs.

Talvez você esteja tendo problemas para fazer a primeira configuração. Depois que você acertar os poms fica tranquilo. Mas na minha opinião, depois que você aprende a usar o Maven, as convenções, etc. Fica muito mais fácil que e produtivo que Ant.

Outra dica bacana é você ter um repositório interno (ex. Artifactory). E indicar para o pom usar apenas ele (nenhum externo). De forma que você pode restringir as libs que os desenvolvedores possam baixar. Evitando uso de versões de libs diferentes por engano.

G

Pois é, com certeza quando se tem um projeto com muitas libraries ele facilita. Sem falar no quesito que qualquer IDE que reconheça a estrutura de diretório dele já sai trabalhando sem ter que configurar mil e uma coisas.

Mas mesmo assim fiquei meio descontente com esse problema que tive ontem. Perdi um bom tempo até alinhar todos os jars de forma que funcionassem corretamente.

peerless

giulianocosta:
Pois é, com certeza quando se tem um projeto com muitas libraries ele facilita. Sem falar no quesito que qualquer IDE que reconheça a estrutura de diretório dele já sai trabalhando sem ter que configurar mil e uma coisas.

Mas mesmo assim fiquei meio descontente com esse problema que tive ontem. Perdi um bom tempo até alinhar todos os jars de forma que funcionassem corretamente.

Siga as dicas do colega acima.

Criado 22 de setembro de 2009
Ultima resposta 22 de set. de 2009
Respostas 3
Participantes 3