Cara, ao que me recordo até a versão 2.sei.lá.o.que do Seam, a geração de codigo automatica (do Seam, seam-gen), não se dava muito bem com o Maven em função da estrutura de diretorios, locais dos arquivos, etc. Mas parece que já a archetypes para criar a estrutura de um projeto Seam com o Maven (alias não existe “estrutura de projeto Seam”, ele funciona qualquer que seja a estrutura de arquivos).
Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.
Opa, vlw alias [quote]Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.[/quote].
Manda aew os materiais…
Eu instalei o plug-in m2…mas ainda naum entendo como funciona.
Ele gera o projeto, aparentemente tudo OK, porém, ao tentar executar, ele da erros…e não achei respostas na net sobre os erros gerados…
[quote=JeanAv]Opa, vlw alias [quote]Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.[/quote].
Manda aew os materiais…
Eu instalei o plug-in m2…mas ainda naum entendo como funciona.
Ele gera o projeto, aparentemente tudo OK, porém, ao tentar executar, ele da erros…e não achei respostas na net sobre os erros gerados…
Entao mano, a principio o seu projeto aí está ok, só bastaria atrelar ele com o servidor de aplicação (talvez via eclipse mesmo), e rodar…é nesse momento que dá o problema?
No mais, pra criar o seu projeto JSF 2 + Seam + FrameworksAVontade…o importante é voce saber as dependências de cada coisa que voce precisa. O archetype do Maven vai quebrar o seu galho no sentido de já habilitar essas dependencias no seu projeto, criar os arquivos de config necessários, etc…mas nao é mandatório fazer desse jeito. Eu pessoalmente prefiro fazer como voce fez, criar um “Simple Web App” e adicionar as dependencias, no caso do JSF2 e do Seam, manualmente. Tambem prefiro fazer todos esses arquivos (web.xml e os arquivos do Seam) manualmente. Até o ponto em que voce disse que foi, sua aplicação a principio está pronta pra rodar. Agora é só incluir o JSF e o Seam.
Voce está usando o JBoss pelo Eclipse, correto? Se entendi direito a pergunta, você precisa incluir o seu projeto no servidor (aba Servers -> botão direito do mouse no seu servidor -> Add Remove Projects -> adicione o seu projeto -> inicie o servidor -> pronto, já pode abrir sua pagina no browser -> provavelmente muitos erros ocorrerao a partir daqui, hehe, mas a sua aplicação já estará no ar)
Em casa procuro os artigos ref. ao Maven com o Seam, na verdade a coisa só enrola se voce usar o recurso de gerar codigo do Seam. Caso contrario nao há galho, eu trabalho com o Maven e o Seam na boa…Da maneira como voce fez é só incluir as dependencias do Seam, do JSF, e do que mais quiser usar.
Lembrando que o Seam NAO precisa do Jboss, no Tomcat velho de guerra tambem funciona.
Tambem estou nesta batalha, estou a 1 mes só pesquisando sobre o Seam 3 para fazer meu projeto final da Pós, e já aprendi muita coisa.
Vamos lá…
Pra trabalhar com o Seam 3, te recomendo altamente usar Eclipse Indigo + JBoss Tools 3.3.M2 + JBossAS 7
Vc pode utilizar o Seam Forge para gerar os projetos, ele vai ser o novo seam-gen, mas confesso que não gostei do codigo q ele gera, não dá pra entender muita coisa do que ele está fazendo para vc. Mas a promessa dele é muito boa. Uma das novidades nessa versão do Tools, é a compatibilidade com o AS7 e ter o Seam Forge embutido no Eclipse. No blog do JBoss Tools tem um video ensinando a usa-lo. Veja ai embaixo
Se não usar o Seam Forge, Vc pode criar um projeto Dinamic Web para a camada de visualização, e um projeto EJB para a camada de controle e modelo. Depois disso, tranforme seu projeto em um Maven Project, para adicionar os modulos do Seam 3 como dependencias, ajuda muito. Mas antes instale o plugin mais recente do m2eclipse. E configure o repositorio do JBoss, veja como aki:
Agora que consegui montar o ambiente para programar, a falta de tutoriais ensinando a fazer as coisas utilizando o Seam está me atrapalhando. Me adiciona no gtalk aí kimtiago@gmail.com para estudarmos estes esquemas melhor. E te explico outras coisas. Toh apanhando a 1 mes com isso e passei por muita dificuldade, aprendi bastante coisa.