Maven + Seam 3 For Dummies :D

Salve Galera.

Estou iniciando os estudos sobre o Seam 3, e percebi que é bastante recomendado a utilização do Maven para a geração da estrutura do projeto.

Pesquisei exaustivamente na net sobre “receitinhas de bolo” para a configuração de um projeto do zero.

Porém, encontro muitas informações desencontradas, alguns indicando para começar pela linha de comando, outros por plug-ins do eclipse. :?

Então resolvi pedir uma força pra galera experiente aki do GUJ.

Alguém pode me indicar algo sobre esse tema? Ou mesmo me passar um How To interessante. :smiley:

Agradeço a toda ajuda. :slight_smile:

Vlw Galera…abraço.

Cara, ao que me recordo até a versão 2.sei.lá.o.que do Seam, a geração de codigo automatica (do Seam, seam-gen), não se dava muito bem com o Maven em função da estrutura de diretorios, locais dos arquivos, etc. Mas parece que já a archetypes para criar a estrutura de um projeto Seam com o Maven (alias não existe “estrutura de projeto Seam”, ele funciona qualquer que seja a estrutura de arquivos).

Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.

Opa, vlw alias [quote]Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.[/quote].
Manda aew os materiais…

Eu instalei o plug-in m2…mas ainda naum entendo como funciona.

Ele gera o projeto, aparentemente tudo OK, porém, ao tentar executar, ele da erros…e não achei respostas na net sobre os erros gerados…

Vamos tentando… :smiley:

[quote=JeanAv]Opa, vlw alias [quote]Devo ter uns artigos salvos sobre o assunto, vou procurar e postar aqui. Mas só pra constar, use sim o plugin do Maven no eclipse, ele é muito util e ajuda muito.[/quote].
Manda aew os materiais…

Eu instalei o plug-in m2…mas ainda naum entendo como funciona.

Ele gera o projeto, aparentemente tudo OK, porém, ao tentar executar, ele da erros…e não achei respostas na net sobre os erros gerados…

Vamos tentando… :D[/quote]

Erros do Seam?

Eu tenho feito o seguinte:
Acesso FILE > OTHER > MAVEN > MAVEN PROJECT.

Escolho a opção de Maven Web App (Simple Java Web Project).

Preencho os dados de GroupID, Artifact, etc., e finalizo.

Ele gera o projeto tudo bem…porém, provavelmente eu não sei colocar pra rodar…

No momento não estou com o meu workspace configurado pra gerar o erro novamente…

Mas assim q puder, eu colocarei aki.

Então, alguma dica pra colocar pra rodar um projeto básico usando JSF 2, Seam 3 e tals?

Vlw alias.

Entao mano, a principio o seu projeto aí está ok, só bastaria atrelar ele com o servidor de aplicação (talvez via eclipse mesmo), e rodar…é nesse momento que dá o problema?

No mais, pra criar o seu projeto JSF 2 + Seam + FrameworksAVontade…o importante é voce saber as dependências de cada coisa que voce precisa. O archetype do Maven vai quebrar o seu galho no sentido de já habilitar essas dependencias no seu projeto, criar os arquivos de config necessários, etc…mas nao é mandatório fazer desse jeito. Eu pessoalmente prefiro fazer como voce fez, criar um “Simple Web App” e adicionar as dependencias, no caso do JSF2 e do Seam, manualmente. Tambem prefiro fazer todos esses arquivos (web.xml e os arquivos do Seam) manualmente. Até o ponto em que voce disse que foi, sua aplicação a principio está pronta pra rodar. Agora é só incluir o JSF e o Seam.

Mas é claro que o Maven ajuda muito :wink:

[quote] só bastaria atrelar ele com o servidor de aplicação (talvez via eclipse mesmo), e rodar[/quote]…

Acho q aew está o que não sei fazer…atrelar o servidor de aplicação…
A princípio estou com o JBoss AS 6 aki…
O que me recomenda?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda alias.

Voce está usando o JBoss pelo Eclipse, correto? Se entendi direito a pergunta, você precisa incluir o seu projeto no servidor (aba Servers -> botão direito do mouse no seu servidor -> Add Remove Projects -> adicione o seu projeto -> inicie o servidor -> pronto, já pode abrir sua pagina no browser -> provavelmente muitos erros ocorrerao a partir daqui, hehe, mas a sua aplicação já estará no ar)

Em casa procuro os artigos ref. ao Maven com o Seam, na verdade a coisa só enrola se voce usar o recurso de gerar codigo do Seam. Caso contrario nao há galho, eu trabalho com o Maven e o Seam na boa…Da maneira como voce fez é só incluir as dependencias do Seam, do JSF, e do que mais quiser usar.

Lembrando que o Seam NAO precisa do Jboss, no Tomcat velho de guerra tambem funciona.

Opaaa…aguardo as referencias então…

Rapaz…tu ta quebrando um galhão hein alias.

Se tu quiser mandar por e-mail daew, segue meu e-mail… jeanfavila@hotmail.com

Vlw alias. Abraço.

Olá companheiro,

Tambem estou nesta batalha, estou a 1 mes só pesquisando sobre o Seam 3 para fazer meu projeto final da Pós, e já aprendi muita coisa.

Vamos lá…

1. Pra trabalhar com o Seam 3, te recomendo altamente usar Eclipse Indigo + JBoss Tools 3.3.M2 + JBossAS 7
  2. Vc pode utilizar o Seam Forge para gerar os projetos, ele vai ser o novo seam-gen, mas confesso que não gostei do codigo q ele gera, não dá pra entender muita coisa do que ele está fazendo para vc. Mas a promessa dele é muito boa. Uma das novidades nessa versão do Tools, é a compatibilidade com o AS7 e ter o Seam Forge embutido no Eclipse. No blog do JBoss Tools tem um video ensinando a usa-lo. Veja ai embaixo

http://community.jboss.org/en/tools/blog/2011/05/12/jboss-tools-milestone-for-eclipse-37-m6-indigo

1. Se não usar o Seam Forge, Vc pode criar um projeto Dinamic Web para a camada de visualização, e um projeto EJB para a camada de controle e modelo. Depois disso, tranforme seu projeto em um Maven Project, para adicionar os modulos do Seam 3 como dependencias, ajuda muito. Mas antes instale o plugin mais recente do m2eclipse. E configure o repositorio do JBoss, veja como aki:

http://community.jboss.org/wiki/MavenGettingStarted-Users

Agora que consegui montar o ambiente para programar, a falta de tutoriais ensinando a fazer as coisas utilizando o Seam está me atrapalhando. Me adiciona no gtalk aí kimtiago@gmail.com para estudarmos estes esquemas melhor. E te explico outras coisas. Toh apanhando a 1 mes com isso e passei por muita dificuldade, aprendi bastante coisa.

O blog da hanellita me ajudou bastante tambem

http://hannelita.wordpress.com/category/seam-3/

Flw

Aqui também tem algumas coisas sobre Seam Forge e Maven: http://smooth-java.blogspot.com/2011/08/create-simple-web-application-with-seam.html

Olá! :slight_smile:

Tenho bloggado mto sobre Seam 3, meu foco em especial é pra quem está começando do zero. Veja se esses posts te ajudam:

http://hannelita.wordpress.com/2011/05/21/seam-3-iniciando/

http://hannelita.wordpress.com/2011/08/06/creating-seam-3-project/

O jeito mais fácil é utilizar os arquétipos já pre-estabelecidos e adicionar os modulos do Seam 3 a medida que vc precisar deles.

:slight_smile: