Hola!
Eu usei algumas vezes.
A grosso modo, o Maven é um gerenciador de projetos. Ou seja, ele cuida de todas as tarefas ligadas ao projeto, dos testes ao deploy, e até faz o site do seu projeto, com relatórios e mais relatórios, através de seus diversos plugins.
A principal vantagem alegada por seus amantes é que você não precisa se preocupar em como fazer determinada tarefa. O plugin para ela já está pronto ali pra fazê-la. Tudo isso é feito com base no POM, o Project Object Model, um xmlzão onde você define todas as características do seu projeto, como dependências, colaboradores, desenvolvedores, cvs, etc.
O problema é que suas versões anteriores estavam muito buguentas, o que causou uma certa aversão a ele por parte de alguns (Hani who?). O plugin do XDoclet, por exemplo, é sofrível de se fazer funcionar. Além disso, escrever plugins (caso necessite) com uma linguagem baseada em XML (Jelly) não é muito prazerosa, digamos assim. Mais alguns motivos de ódio ao Maven você pode encontrar nesse post do blog do Brett Porter.
A versão 1.0-RC2 parece ter corrigido uma série de bugs, além de otimizar a utilização de memória, mas ainda não testei.
Quanto aos textos, eu me baseei no tutorial do próprio site do Maven, além da lista de discussão. Desconheço algum outro.