Maven

2 respostas
Luca

Olá

Quem usa?
Quais suas principais vantagens?
E quais os melhores textos para iniciar seu uso?

Pois é, as respostas podem servir para muitos. Para o pontapé inicial um link para uma antiga apresentação do Vincent Massol que é cara do livro do JUnit:
http://www.pivolis.com/pdf/J2EE_projects_Maven_V1.1.pdf

E um outro link para uma pancada de artigos:
http://maven.apache.org/misc/articles.html

[]s
Luca

2 Respostas

Umlauf

Hola!

Eu usei algumas vezes.

A grosso modo, o Maven é um gerenciador de projetos. Ou seja, ele cuida de todas as tarefas ligadas ao projeto, dos testes ao deploy, e até faz o site do seu projeto, com relatórios e mais relatórios, através de seus diversos plugins.

A principal vantagem alegada por seus amantes é que você não precisa se preocupar em como fazer determinada tarefa. O plugin para ela já está pronto ali pra fazê-la. Tudo isso é feito com base no POM, o Project Object Model, um xmlzão onde você define todas as características do seu projeto, como dependências, colaboradores, desenvolvedores, cvs, etc.

O problema é que suas versões anteriores estavam muito buguentas, o que causou uma certa aversão a ele por parte de alguns (Hani who?). O plugin do XDoclet, por exemplo, é sofrível de se fazer funcionar. Além disso, escrever plugins (caso necessite) com uma linguagem baseada em XML (Jelly) não é muito prazerosa, digamos assim. Mais alguns motivos de ódio ao Maven você pode encontrar nesse post do blog do Brett Porter.

A versão 1.0-RC2 parece ter corrigido uma série de bugs, além de otimizar a utilização de memória, mas ainda não testei.

Quanto aos textos, eu me baseei no tutorial do próprio site do Maven, além da lista de discussão. Desconheço algum outro.

Luca

Olá

Excelente resposta. Acho que tirou minhas dúvidas porque já estava achando que o Maven não era tudo o quie diziam dele e agora tenho a certeza de não era só eu.

Obrigado, não recomendarei a sua adoção. Me basta o ant.

[]s
Luca

Criado 23 de abril de 2004
Ultima resposta 24 de abr. de 2004
Respostas 2
Participantes 2