Maven

7 respostas
A

Pessoal o seguinte, já vi vários artigos, tutoriais e coisas do tipo a respeito do Maven. Testei um plug-in do eclipse, vi que funciona direitinho e tudo mais.
Mas gostaria de saber duas coisas;

1. Quando crio um Dinamic Web Project normal e executo o run, o deploy é feito, o server executado e posso verificar tudo normalmente em qualquer navegador. Tem como fazer algo semelhante com o maven?
  2. Usar Maven é realmente tão bom assim? Não me aprofundei muito no estudo mas é isso que queria saber do pessoal que o utiliza. Vale a pena parar e estudar. O que eu vou ganhar de faco com sua utilização?

Grato a todos.

7 Respostas

drsmachado

Camarada, não sei o que você pretende com o maven, mas me parece que está um tanto quanto confuso sobre a real funcionalidade dele.
Basicamente ele permite gerenciar dependências sem que seja necessário fazer um milhão de imports e sem aquele vasto montante de jars em teu classpath.
Basicamente, ele gerencia e empacota tudo.

E sim, vale muito a pena. O ganho de tempo e agilidade são bem perceptíveis em projetos grandes.

Z

Fala…

no meu caso estou tendo que aprender na marra, mas pelo que percebi uma das coisas boas é a questão dos ‘plugins’ que o próprio maven tem ou outros que foram feitos e estão na net, eles permitem vc agilizar alguns processos. Se não me engano vi um que lê uma base de dados e cria umas páginas de projeto web para inserção/edição dos dados das tabelas sem vc fazer nada.

Falow…
(se puderem apaguem as mensagens embaixo, o cache do navegador :twisted: )

Z

Fala…

no meu caso estou tendo que aprender na marra, mas pelo que percebi uma das coisas boas é a questão dos ‘plugins’ que o próprio maven tem ou outros que foram feitos e estão na net, eles permitem vc agilizar alguns processos. Se não me engano vi um que lê uma base de dados e cria umas páginas de projeto web para inserção/edição dos dados das tabelas sem vc fazer nada.

Falow…

Z

Fala…

Falow…

bombbr

Não, não é tão bom assim. Desconfie de alguem que falar que Maven é a melhor coisa do mundo.

Vai ganhar mais arquivos de configuração.

L

Para organizações, que trabalham com diversos projetos uns dependendo de outros e com inúmeras verões, os resultados obtidos com o Maven são muito bons. Pois pode-se criar um repositório de artefatos, criar um projeto ‘herdando’ de outro, trabalhar com SNAPSHOTS facilmente, ter o controle unificado sobre a build do projeto entre inúmeros outros benefícios.

Mas para projetos simples o Maven só vai de dar mais trabalho.

Então antes de utilizado vale o bom senso, senão ocorrerá o que o colega acima disse, ‘só terá mais um arquivo de configuração’.

PS: Uso o Maven há um bom tempo e TODOS meus projetos(inclusive os pessoais) são em Maven, mas confesso que as vezes é como utilizar uma bazuca para caçar passarinho.

paulo1911

olá amigo,

o Maven é uma ferramenta que gerencia muito bem as dependencias do seu projeto, permite trabalhar de forma otimizada e organizada, você não se preocupa em ficar cassando os jars na net para criar uma library customizada em seu classpath. Simplremente insira a dependencia hibernate por exemplo e boa!! ja era…

No entanto voce também pode usar o maven para otimizar e automatiza o processo de deploy;
veja esse artigo do blog da caelum que é bem legal
http://blog.caelum.com.br/processo-de-build-com-o-maven/

Fallow Abraço

Criado 1 de julho de 2011
Ultima resposta 1 de jul. de 2011
Respostas 7
Participantes 6