Caros amigos,
Esta rotina transforma uma String em uma cadeia de 32 caracteres (um hash)
Ela é normalmente utilizada para criptografar senha de usuários, funcionando da seguinte maneira:
O sistema recebe a senha, cria um hash e armazena no banco de dados
Para efetuar o login o sistema recebe a senha, passa pela mesma função (criando outro hash)
e compara com o que está na base de dados.
import java.math.BigInteger;
import java.security.MessageDigest;
import java.security.NoSuchAlgorithmException;
import javax.swing.JOptionPane;
public class principal {
//Função para criar hash da senha informada
public static String md5(String senha){
String sen = "";
MessageDigest md = null;
try {
md = MessageDigest.getInstance("MD5");
} catch (NoSuchAlgorithmException e) {
e.printStackTrace();
}
BigInteger hash = new BigInteger(1, md.digest(senha.getBytes()));
sen = hash.toString(16);
return sen;
}
public static void main(String[] args) {
String senha = JOptionPane.showInputDialog("Digite uma senha:");
String saida = "Entrada: " + senha + "\nSenha com MD5: " + md5(senha);
JOptionPane.showConfirmDialog(null,saida, "Resultado", JOptionPane.CLOSED_OPTION);
}
}
Copie o codigo e salve-o como principal.java dentro do seu projeto.
sen = hash.toString(16);
a) “senha.getBytes()” pode dar resultados diferentes conforme seu sistema operacional. Por exemplo, no Windows em inglês o “encoding” padrão é parecido com o ISO-8859-1, e no Linux o “encoding” padrão é UTF-8. Portanto, é necessário explicitar o encoding (ou seja, algo como ‘senha.getBytes(“UTF-8”)’) para não ter problemas quando for usar a mesma base de senhas em vários sistemas operacionais.
b) Usar BigInteger para converter para hexadecimal é válido, mas você pode ter (a probabilidade é de aproximadamente 1/16 + 1/256, ou seja, 6,65%) uma string com menos de 32 caracteres. Complete o resultado com zeros à esquerda.
Apenas como observação, também… O algoritmo de hashing MD5 já está sendo considerado quebrado por grande parte dos criptólogos. Para aplicações novas, prefira os SHA.
Em nenhum momento eu sugeri que esta era a melhor e mais segura maneira de se fazer a coisa.
Apenas encontrei uma maneira extremanete prática de se gerar um hash de uma string utilizando MD5.
Para simplificar mais ainda, não chamem a função, façam assim:
Vocês não acham a solução da SUN tosca !?
É preciso carregar a String toda em memória para calcular o MD5. Não tentem isto com arquivos grandes.
Acho mais apropriado utilizar uma biblioteca que calcule o MD5 para um Stream.
Ocorre que para calcular o MD5 não é necessário muita memória, blocos de 128bits são calculados de cada vez e de cada bloco guarda-se os valores em 4 variáveis de 32 bits.
Eu recomendo fortemente o jigsaw da w3c cuja licença permite o uso em software proprietários . http://www.w3.org/Jigsaw/
[quote=rodrigousp]Vocês não acham a solução da SUN tosca !?
É preciso carregar a String toda em memória para calcular o MD5. Não tentem isto com arquivos grandes.
Acho mais apropriado utilizar uma biblioteca que calcule o MD5 para um Stream.
[/quote]
Use DigestInputStream, que faz exatamente isso.
Não é melhor usar o SHA1 ou as derivações dele? tipo SHA128 ou SHA256… Ainda a partir das variações superiores ao SHA128 não foram encontrados colisões…
[quote=wmarinheiro]Caros amigos,
Esta rotina transforma uma String em uma cadeia de 32 caracteres (um hash)
Ela é normalmente utilizada para criptografar senha de usuários, funcionando da seguinte maneira:
O sistema recebe a senha, cria um hash e armazena no banco de dados
Para efetuar o login o sistema recebe a senha, passa pela mesma função (criando outro hash)
e compara com o que está na base de dados.
import java.math.BigInteger;
import java.security.MessageDigest;
import java.security.NoSuchAlgorithmException;
import javax.swing.JOptionPane;
public class principal {
//Função para criar hash da senha informada
public static String md5(String senha){
String sen = "";
MessageDigest md = null;
try {
md = MessageDigest.getInstance("MD5");
} catch (NoSuchAlgorithmException e) {
e.printStackTrace();
}
sen = hash.toString(16);
return sen;
}
public static void main(String[] args) {
String senha = JOptionPane.showInputDialog("Digite uma senha:");
String saida = "Entrada: " + senha + "\nSenha com MD5: " + md5(senha);
JOptionPane.showConfirmDialog(null,saida, "Resultado", JOptionPane.CLOSED_OPTION);
}
}
Copie o codigo e salve-o como principal.java dentro do seu projeto.
Não existe uma biblioteca nativa que possua um método pra gerar o hash md5 de forma automática?
Me surpreendi ao perceber que é necessário tratar o hash gerado…até em php tem um método nativo…
[quote=gRoOve]Não existe uma biblioteca nativa que possua um método pra gerar o hash md5 de forma automática?
Me surpreendi ao perceber que é necessário tratar o hash gerado…até em php tem um método nativo…[/quote]
“Automática” quer dizer que você precisa de sua representação em formato String, é isso?
Poxa amigo ajudou demais, estava penando nesse assunto, muito grato.
[quote=wmarinheiro]Caros amigos,
Em nenhum momento eu sugeri que esta era a melhor e mais segura maneira de se fazer a coisa.
Apenas encontrei uma maneira extremanete prática de se gerar um hash de uma string utilizando MD5.
Para simplificar mais ainda, não chamem a função, façam assim: