cout<<"Digite uma vogal \n";cin>>v;
{
if(v=='a')cout<<" letra digitada foi a\n"; if(v=='e')cout<<" letra digitada foi e\n ";if(v=='i')cout<<" letra digitada foi i\n"; if(v=='o')cout<<" letra digitada foi o\n"; if(v=='u')cout<<" letra digitada foi u\n"; }elsecout<<"Esse programa aceita somente vogais;system("pause");
O ultimo else que voce colocou refere-se somente ao último if.
andersonarf
Caro companheiro,
faça algo assim…
Acho que o código fica mt mais limpo de se entender…
#include<cstdlib>#include<iostream>#include<conio.h>usingnamespacestd;intmain(){charv;v=' ';cout<<"Digite uma vogal: ";cin>>v;if((v=='a')||(v=='e')||(v=='i')||(v=='o')||(v=='u'))cout<<"A letra digitada foi "<<v<<"\n";elsecout<<"Esse programa aceita somente vogais";system("pause");}
S
simpmendes
Thks pela ajuda, eu tinha tentado o if uzando o “ou” mas eu tinha colocado as condições usando o != não sei pq não tava indo aki, não sei se eh o compilador ai desisti e resolvi fazer um por um, mas o programa tah rolando redondinho, tentei colocar no programa outra opção se a pessoa digitar espaço eh pra aparecer “caracter inválido” tentei usar o NUll mas não tah indo, hehe se alguém tiver uma sugestão.
ViniGodoy
Oi. Da próxima vez, dê um título mais descritivo para seu tópico. Não use letras maiúsculas, pois elas podem dar a entender que você está gritando. Um título como “Dúvida operações lógicas em C++” seria muito melhor para esse caso.
S
simpmendes
ok´s
S
simpmendes
Bem meu código ficou assim adicionando agora que o programa mostra a vogal antecessora, não consigo q programa aceite o espaço se tiverem sugestões, segue abaixo o programa.
#include<cstdlib>#include<iostream>#include<conio.h>usingnamespacestd;intmain(){charv;intresp;v=' ';cout<<"Digite uma vogal: ";cin>>v;if((v=='a')||(v=='e')||(v=='i')||(v=='o')||(v=='u'))// quando o usuário digitar uma vogal {cout<<"A letra digitada foi "<<v<<"\n";if(v=='a'){cout<<"nao contem vogal anterior \n";}if(v=='e'){v=v-4;// para mostrar a vogal antecessoracout<<"A vogal anterior eh "<<v<<"\n";}if(v=='i'){v=v-4;cout<<"A vogal anterior eh "<<v<<"\n";}if(v=='o'){v=v-6;cout<<"A vogal anterior eh "<<v<<"\n";}if(v=='u'){v=v-6;cout<<"A vogal anterior eh "<<v<<"\n";}}else// quando o usuário digitar algum caracter que não é vogal{if(v=='NULL'){cout<<"caracter invalido\n";}elsecout<<"Esse programa aceita somente vogais\n";}system("pause");}
Andre_Brito
O negócio é que o cin vai ler até que alguma letra seja entrada. Se um espaço por inserido, ele não dá a mínima - continua esperando um char. Então, de duas uma: ou você usa scanf ou você usa o cin.get().
Usando scanf: