Boa noite pessoal estou com duvida em um algoritimo:
Cada espectador de um cinema respondeu a um questionario no qual constava sua idade e a sua opinião em relação ao filme: otimo - 3, bom -2, regular - 1. Faça um programa que receba a idade e a opinião de 15 espectadores e que calcule e mostre:
• a media das idades das pessoas que responderam otimo;
• a quantidade de pessoas que respondeu regular;
• a porcentagem de pessoas que respondeu bom entre todos os espectadores analisados.
Olá, tudo bom? Vou falar por cima o que deverá ser feito o código. Você pensa aí um pouquinho, estou respondendo pelo celular se não ti passava o código também. Primeiro você irá criar uma variavel do tipo String, esse variavel pode chamar “nota” ou “classificacao”. String classificacao;
Compreendeu até aí? Depois irá pedir a classificação em uma mensagem, o usuário irá entrar com a informação. Você pode útilizar o JOPane para isso ou o modo texto. Exemplo em modo texto: System.out.printl("Por gentileza digite uma nota sendo: 1 ruim, 2 regular, 3 ótimo: ") Depois continuando o código o utilize a estrutura Switch case.
Switch (classificacao){
case 1: System.out.printl("Ruim :’( ");break;
case 2: System.out.printl("Bom :’/ ");break;
case 3: System.out.printl("Ótimo ");break;
}
Até aí de boa. Depois cria uma variável do tipo inteiro para pedir e amarmazenar a idade. Isso é fácil. Todo esse bloco de codigo você coloca dentro de uma estrutura de repetição. Repita por 15 vezes, dentro da própria estrutura de repetição você já pode atualizar a sua variavel com o resultado da soma, e no final mostrar a média da idade. Acho melhor você colocar uma estrutura Se nisso If a variável classificação receber o valor 3 então você irá realizar a media em seguida atualizar a variável apenas com o resultado da media. Para isso você pode criar uma variável do tipo inteiro com o nome de média int media;
Colega espero ter mostrado um caminho a você. Vi que tem mais questões nesse algoritmo para resolver, mas estou digitando pelo celular e meu tempo é corrido. Pense! Esse exercício não é difícil. Se por acaso outro dia que eu entrar e voce estiver nesse problema eu termino a minha explicação. Digitar no celular é complicado Bom creio que orientei e ti ajudei em parte. Boa noite!
public static void main(String[] args) {
Object[] itens = {"ÓTIMO", "BOM", "REGULAR"};
int idade = 0;
int media = 0, Otimo = 0, regular=0, bom=0;
for (int i = 0; i < 15; i++) {
idade = parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"Qual seu Idade?"));
Object selectedValue = JOptionPane.showInputDialog(null, "Qual Sua Opinião?", "Opçao", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE, null, itens, itens[0]); //
String opcao = selectedValue + "";
switch (opcao) {
case "ÓTIMO":
media = media + idade;
Otimo = Otimo + 1;
break;
case "BOM":
break;
case "REGULAR":
regular=regular+1;
break;
default:
}
}
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A media das idades das pessoas \nque responderam ÓTIMO = " + (media / Otimo)+" ANOS");
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A quantidade de pessoas \nque respondeu regular = " + regular);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A porcentagem de pessoas que \nrespondeu bom entre todos os espectadores \nanalisados = " + regular*100/15+"%");
}