Preciso de um programa que faça a apuração de uma eleição com 3 candidatos. O eleitor vai digitar 1 para o primeiro candidato, ou 2 para o segundo ou 3 para o terceiro. Para encerrar a eleição o operador do computador deverá digitar -1.
Ao final o programa deverá imprimir o total de votos, os votos de cada candidato e imprimir o número do candidato que obteve mais votos. Caso o eleitor digite valores menores que 1 ou maiores que 3 deverá ser exibida a mensagem: “Voto Inválido!”.
consigo sim eu ate crie um projeto mas esta cheio de erro
Lucas_Camara
Quais erros?
A
adrienne
todos rsrsr…
já criei vários e nenhum funciona.
teria como vc fazer um pra mim ver como funciona?
I
Iohannes
@adrienne, que tal você postar um desses que você fez e que está cheio de erros e com base nele nós irmos ‘acertando’ esses erros. Creio ser mais produtivo para você, em questão de aprendizado.
A
adrienne
Scannerinput=newScanner(System.in);intsair=-1;intn=0;intm=0;intp=0;intl=0;while(sair!=-1){System.out.println("Qual é o seu Candidato ?");intvoto=input.nextInt();if(voto==1){System.out.println("Candidato Marcos");System.out.println("");m=m+1;}if(voto==2){System.out.println("Candidato Paulo");System.out.println("");p=p+1;}if(voto==3){System.out.println("Candidato Lucas ");System.out.println("");l=l+1;if(voto>3){System.out.println("Voto Nulo");System.out.println("");n=n+1;}if(voto==0){sair=voto;intvtotal=m+p+l;System.out.println("Contagem dos votos:");System.out.println("Total dos votos: "+vtotal);System.out.println("Marcos: "+m);System.out.println("Paulo: "+p);System.out.println("Lucas: "+l);System.out.println("Brancos: "+b);System.out.println("Nulos: "+n);break;}}}
I
Iohannes
Por favor @adrienne, utilize o botão </> do editor de texto para formatar o código. Isso facilita a leitura e o teste.
A
adrienne
pronto sera que vc pode me ajudar?
I
Iohannes
Qual é o erro? Eu percebi que a sua variável sair foi inicializada com -1. No entanto, a condição do while testa para diferente de -1. Logo, o while não será executado.
A
adrienne
mesmo assim eu não consigo testa o programa
rodriguesabner
eu arrumei os erros de digitação do seu código, copia e cola na sua IDE pra testar de novo
A
adrienne
sim mas aonde esta o que vc fez???
rodriguesabner
no msm lugar q vc colocou o seu codigo, é só copiar e colar na ide
A
adrienne
da construído com sucesso mas não consigo testar
rodriguesabner
por causa disso /\
A
adrienne
ta mas oq eu faço então?
I
Iohannes
Ou inicialize a sua variável sair com um valor diferente de-1 ou mude a verificação do while. Como sair vale -1, e while só executa se sair for diferente de -1, então o while não executa.
I
Iohannes
Um exemplo:
importjava.util.Scanner;publicclassEleicao{publicstaticvoidmain(String[]args){Scannerinput=newScanner(System.in);charsair='N';intm=0;intp=0;intl=0;intb=0;intn=0;while(sair=='n'||sair=='N'){System.out.println("Qual é o seu Candidato?");System.out.println("1 - Lucas\n"+"2 - Marcos\n"+"3 - Paulo\n"+"4 - Branco\n");System.out.print("\nCandidato escolhido: ");intvoto=input.nextInt();switch(voto){case1:l+=1;break;case2:m+=1;break;case3:p+=1;break;case4:b+=1;break;default:n+=1;}System.out.print("\nEncerrar votação? [S/N]: ");sair=input.next().charAt(0);if(sair=='s'||sair=='S'){System.out.println("\nVotação encerrada!");System.out.println("Apuração:\n");System.out.println("Lucas: "+l+" votos.");System.out.println("Marcos: "+m+" votos.");System.out.println("Paulo: "+p+" votos.");System.out.println("Brancos: "+b+" votos.");System.out.println("Nulos: "+n+" votos.");if(l>m&&l>p)System.out.println("\nO candidato Lucas foi eleito com "+l+" voto(s)");if(m>l&&m>p)System.out.println("\nO candidato Marcos foi eleito com "+m+" voto(s)");if(p>l&&p>m)System.out.println("\nO candidato Paulo foi eleito com "+p+" voto(s)");elseif(l==m)System.out.println("\nA eleição terá segundo turno entre o candidato "+"Lucas e o candidato Marcos.");if(l==p)System.out.println("\nA eleição terá segundo turno entre o candidato "+"Lucas e o candidato Paulo.");if(m==p)System.out.println("\nA eleição terá segundo turno entre o candidato "+"Marcos e o candidato Paulo.");}}}}