Me apresentando

Olá pessoal, me chamo Ismael e estou me apresentando formalmente a comunidade depois de espiar por algum tempo.
Sobre informática, trabalho numa área bem diferente da de programação, já faz mais de 10 anos que trabalho no comércio, sou vendedor, trabalho em uma empresa do ramo de informatica da região, sempre trabalhei na venda de produtos de informática, hoje estou com 29 anos, ainda não fiz uma faculdade, comecei uma de tecnólogo, mas não conclui, enfim, a área de programação surgiu como uma saída pra mim, pois confesso não gostar de lidar com pessoas e por estar cansando do comércio, então a cerca de dois anos venho estudando sobre programação, passei pela lógica, aprendi sobre html, php, javaScript, banco de dados, mas percebi que essas linguagens não me levariam a ganhar o suficiente para sair do meu emprego atual, dai comecei a aprofundar no mundo java, aprendi o básico através de vídeo-aulas, depois comecei a me aprofundar lendo algumas apostilas, hoje tenho vários planos, mas ainda estou no começo, atualmente pretendo fazer a certificação para java a OCJP(SCJP), depois de começar a estudar usando o livro da Kathy Sierra percebi que tenho que aprender muito mais. Enfim isso tudo que contei foi pra colocar os caros amigos diante da minha atual situação, primeiro que quero mudar nessa altura do campeonato de área profissional, segundo, que estou estudando através de livros e vídeo-aulas, terceiro pretendo em breve entrar para uma faculdade na área de informática.
As vezes penso que estou ficando velho e vai ser difícil competir com tanta gente mais nova no mercado, pois estarei terminando a faculdade com 34~35 anos e dependendo das experiências profissionais que eu consiga, poderia ter dificuldade pra conseguir boas oportunidades no mercado de TI, ou as vezes penso que deveria partir pra outra coisa como somente prestar concursos até passar e deixar a programação como um hobby.
Agradeceria pelas opiniões dos caros colegas.

Seja bem vindo Ismael.

Eu achei engraçado vc falar d mudar d área pq não gosta d lidar com pessoas, pois eu sempre quis trabalhar com informática pelo msm motivo. Com pouco tempo na área eu descobri q não estou livre disso. Mas enfim, isso é apenas um detalhe se a gente gostar do q faz.

Acho q vc tem q continuar os estudos, tirar a certificação e fazer a faculdade. Sou um pouco mais novo q vc, mas vc é bem novo tb. Na minha opinião a idade não é um problema.

Uma coisa q vc tem q ter em mente é q vc vai precisar estudar muito pra se dar bem. E pra sempre.

Sobre concurso, eu sou concursado e t digo q tem o lado positivo e o negativo. O lado positivo pra mim é q o salário é acima da média pra quem não tem quase nenhuma experiência. O negativo é q eu tô bastante ocioso no meu serviço. Achei q iria ter mais desafios, aprender mais, só q as coisas são muito devagar na área pública.

Boa sorte e não desista.

Obrigado Anderson pela opinião, sobre o não gostar de lidar com pessoas, eu explico, e que no ramo de vendas ou atendimento, o funcionário tem suportar muito mais provocações, sapos, piadinhas do que imaginaria na área de TI.
Estou pensando seriamente em algo mais imediatista por hora, acredito que tenho que dosar os objetivos, concurso e dinheiro certo, tranquilidade pra fazer outras coisas, tem que estudar muita matéria chata, mas que se for reparar e mais fácil do que aprender muita coisa em programação, tudo e uma questão de hábito, tinha dias que não suportava estudar java, mais forcei, forcei e hoje fico horas lendo e estudando sem problemas.

Seja bem-vindo Ismael!

Olha, sou novo em Java e novo em idade também, e estou em um estágio(meu contato com essa área). Incrível que também saí do ramo de vendas, mas era na área de Segurança Eletrônica…

A dica que te dou é entrar na faculdade e tentar certificações, já que no seu caso vai ser mais difícil adquirir experiência profissional, as certificações vêm bem a calhar, pois são muito bem reconhecidas no mercado atual…

Boa sorte colega, e nunca se esqueça, você está entrando em um ramo onde estudar é lei e regra, e não há nenhuma exceção pra essa regra…

:wink:

Contribuição em projetos open source também são um ponto positivo para você mostrar, na prática, o que você sabe…

Edit: Welcome to the jengle Lion! :smiley:

Ismael, bem vindo.

Bem, em relação a idade, não vejo problema em você começar em um novo ramo na idade em que está. Conheço várias pessoas que são mais velhas que você, e que concluiram a graduação em TI a pouco tempo.

Sou mais novo que você, e sei que os jovens tem essa vontade de crescer rápido num curto espaço de tempo… mas não acho que isso seja a melhor estratégia, por não temos tantas experiências de vida como pessoas mais velhas. Pra mim, o ideal seria uma pessoa que tem espírito jovem, com uma experiência de uma pessoa mais velha.

Quando você se formar e conseguir um emprego na área, irá ajudar muito a empresa em que você for, pois além de dominar as ferramentas utilizadas por tal empresa, será uma pessoa “vivida”.

Outra coisa que te digo e que outro usuário aí pra cima disse: estude muito. É fundamental estudar coisas novas a cada dia. Gosto muito da plataforma Android, e procuro ficar atualizado o máximo possível. Claro que é um pouco difícil, mas se você gosta do que faz, as coisas fluem.

Te desejo sorte nessa nova caminhada, e aproveite o fórum para tirar suas dúvidas e aprender sempre mais. :wink:

Antes de qualquer coisa…faça uma graduação e uma especialização!!! Por que? Elas são pré-requisitos hoje no brazil em qualquer empresa de medio porte para cima. Vc até pode saber muitas coisas e ser um ótimo profissional mas infelizmente vc não vai chegar muito longe, uma vez que vc é automaticamente desclassificado por não ter os canudos.
Bons estudos.