Me de uma sugestao deste conteudo

E ai turma ble?
é oseguite quero aprender java, e estou querendo entrar em um curso,
dai achei o da caelum que contem esses seguintes conteudos:

O curso é o fj - 11

Como aprender Java - organização do material e dicas para o curso.
Java? - o que é, qual é o seu diferencial e executando seu primeiro programa.
Variáveis primitivas e controle de fluxo - declarando, atribuindo e operando variáveis. if, else, for, while, break e continue.
Orientação a objetos básica - o que é e para que serve, classes em Java, atributos, métodos e referências.
Um pouco de arrays - declarando, populando e percorrendo arrays.
Orientação a objetos - modificadores de acesso e atributos de classe - private, public, static e construtores.
Orientação a objetos - herança e polimorfismo - extends, reescrita e referências polimórficas, onde mora a elegância da orientação a objetos.
Orientação a objetos - classes abstratas - usando o abstract.
Orientação a objetos - interfaces - interfaces, programação baseada em contratos.
Tratamento de erro em Java - tratamento de exceções.
Organização da sua aplicação - criando e usando pacotes. Arquivos jar. Um pouco sobre o classpath.
O pacote java.lang - Strings, Objects, Math e a documentação do Java. Um pouco de casting.
Entrada e saída - um pouco sobre o pacote java.io.
Coleções - um pouco sobre o pacote java.util.
Threads - breve passagem por Threads. Garbage Collector
E agora? - como continuar após esse curso
(apêndice) Sockets - trabalhando com fluxos atraves de socket

dai minha pergunta é a seguinte

1 - Pelo que percebi na apostilas deles nao mostra interface grafica neste curso, estou enganado? e este conteudo é bom para iniciar ?

2 - Se nao tiver interface grafica, com este conteudo é facil eu aprender grafico depois? parte grafica é complicada?

pesquisei no forum e muitos falaram q la é um otimo lugar, mas tenho essas duvidas.

Alguem tem uma opniao?

Obrigado

Realmente nao mostra interface grafica. Eu pessoalmente nao considero a api da awt ou swing boa para comecar, em especial porque ela eh trabalhosa.

Depois que ja conhece o basico da sintaxe da linguagem, e ja esta familiarizado com um pouco do java.lang e java.util é bem facil de aprender.

Atualmente o mercado esta muito mais voltado para a web que para o java no desktop, sem comparacao.

Tanto é que nós aqui vamos lançar uma aplicação desktop baseada no Tomcat + HSQLDB, onde a parte gráfica é toda em HTML via browser ( :stuck_out_tongue: ) - existem alguns applets assinados nessa aplicação para as coisas que o browser sozinho não consegue fazer, mas mesmo os applets não têm interface gráfica - ela é deixada por conta do browser.

Há apenas um programa Swing nessa aplicação, e isso porque não teve jeito. Provavelmente mesmo esse programa será substituído.

Belezinha Geraldo :slight_smile:
Eu também comecei a pouco tempo no Java mas não é difícil não.
Se quer uma boa sugestão para complementar o teu curso compra
este livro Java: Como Programar 4ª Edição da Bookman. Este livro traz simplesmente tudo de Java, é um pouco caro mas vale a pena, também traz GUI, e é muito bem explicado. Também tô estudando por ele. E até agora não senti dificuldade alguma.

Boa Sorte!!! :wink:

[quote=Rodrigo F. de Oliveira]Belezinha Geraldo :slight_smile:
Eu também comecei a pouco tempo no Java mas não é difícil não.
Se quer uma boa sugestão para complementar o teu curso compra
este livro Java: Como Programar 4ª Edição da Bookman. Este livro traz simplesmente tudo de Java, é um pouco caro mas vale a pena, também traz GUI, e é muito bem explicado. Também tô estudando por ele. E até agora não senti dificuldade alguma.

Boa Sorte!!! :wink: [/quote]

Eu tenho este livro também, mas por favor:

Dê uma olhada nos livros Core Java 1 e Core Java 2 antes de comprar o livro Java Como Programar da Deitel!

Compare vc mesmo estes dois. Para aprender, o livro do Deitel é ótimo, mas acredito que o Core Java seja melhor. Melhor vc comparar os dois antes de comprar qualquer um dos livros!

Abraços!
Thiago

[quote=Rodrigo F. de Oliveira]Belezinha Geraldo :slight_smile:
Eu também comecei a pouco tempo no Java mas não é difícil não.
Se quer uma boa sugestão para complementar o teu curso compra
este livro Java: Como Programar 4ª Edição da Bookman. Este livro traz simplesmente tudo de Java, é um pouco caro mas vale a pena, também traz GUI, e é muito bem explicado. Também tô estudando por ele. E até agora não senti dificuldade alguma.

Boa Sorte!!! :wink: [/quote]
verdade! O livro é uma boa pra quem tah começando com java, explica tudo com uma didática enorme…

Humm… bom…:

Java como programar é um bom livro para se aprender… em termos…

Lá vai minha cutucada!

O Java Como Programar é um péssimo livro de consulta, principalmente à partir dos capítulos de swing. que se não me enganos são os caítulos 11 e 12.

Mas os capítulos de swiing valem realmente a pena!

Outra coisa:

Livros de Autores brasileiros tem uma didática fenomenalmente superior a esses livros traduzidos que foram citados até aqui! Eu pessoalmente acho a didático dos livros citados até aqui razoável!

Pegue por exemplo o livro do Sérgio Furgeri, da Editora Érica. Tem alguns outros livros de brasileiros que são ótimos.

Abraços!
Thiago

[quote=Thiago Senna]Humm

Pegue por exemplo o livro do Sérgio Furgeri, da Editora Érica. Tem alguns outros livros de brasileiros que são ótimos.

Abraços!
Thiago[/quote]

Hehe
Estou querendo comprar um livro bom, o Best Seller de Java, mas que seja voltado para iniciante e que ymb eu possa usá-lo como consulta depois, quals seriam eles ou ele???

falow

Java Como Programar é indicado para quem nunca programou, como foi o meu caso.

[quote=fernando_vip][quote=Thiago Senna]Humm

Pegue por exemplo o livro do Sérgio Furgeri, da Editora Érica. Tem alguns outros livros de brasileiros que são ótimos.

Abraços!
Thiago[/quote]

Hehe
Estou querendo comprar um livro bom, o Best Seller de Java, mas que seja voltado para iniciante e que ymb eu possa usá-lo como consulta depois, quals seriam eles ou ele???

falow[/quote]

Best Sellers são os livros que a galera indicou… Deitel, Core Java etc… Eles já são tradição!

Em comparação com alguns livros escritos por brasileiros é que normalmente o Deitel e o Core Java são mais completos. São também indicados para iniciantes.

Se a galera considera o livro Deitel livro para inciante, eu não concordo muito com isso. Muita gente aprender por esse livro por que não conhecia outra opção. Eu usei um livro escrito por brasileiro, que é o livro do Furgeri! Depois de ter lido todo o livro é que comecei a me aprofundar em alguns capítulos do Deitel!

Não é por nada. Se vc quer livro tradicional, compre Core Java ou Deitel, se vc quer em pouco tempo absorver os conhecimentos básicos de java e dar um ponta pé na sua carreira … então pesquise em uma livraria outros livros de JAVA. A livros muito mais indicados para iniciantes… muito …muito…muito mais indicados!

Abraços!
Thiago

Valeu galera, entao voi fazer o curso FJ-11 da CAELUM e junto usarei o livro como apoio… e claro o forum hehehehe

Obrigado a todos por tirar minha duvida…

Geraldo.

Lipe?
Vc nunca programou, daí te deram o livro verde da Deitel e vc aprendeu a programar???

Cara… eu me lembro que vc uma vez contou que seu pai te ameaçou quando teu o livro de presenta pra vc!!!

Cara… se vc realmente aprendeu a programar em cima do livro do Deitel, caramba meu… vc realmente é um cara fera! Eu juro que tentei… mas viajei naquele livro… Só depois de ter pegado o basicão do Java e já ter lido outros livros que consegui acompanhar o Deitel!

Abraços!
Thiago

Minha carreira: HTML > Java :smiley:

Doeu hehe não recomendo fazerem isso se não … tiverem um estímulo muito grande.

O Deitel é um livro “de faculdade”, não é muito adequado se você não tiver um professor (qualquer que seja - basta ele cobrar os exercícios).
Se for para aprender sozinho use algum outro livro - muita gente recomenda o tal do “Head First Java” - em inglês se puder - mas é mais porque é muito orientado para a certificação: aí você mata dois coelhos - aprende Java e de quebra já consegue tirar o SCJP com “uma mão nas costas”.