Estou me fazendo essa pergunta a alguns dias. Terminei meu curso de Ciência da Computação e não sei exatamente o que fazer a partir de agora. Estou trabalhando na área e estive pensando em fazer algum tipo de especialização. Porém me surgiu uma outra coisa em mente: estudar para concursos.
Enfim, estou meio perdido e devido a isso eu resolvi procurar pessoas mais experientes para poderem me ajudar. Primeiro, quais as tendências tecnológicas para o mercado de TI?
Aguardo uma ajuda de vocês.
Abraço a todos.
Estabilidade ainda existe, jah bom salário eu diria que depende.
Quanto as tendências, eu acho que em breve tera um boom de softwares para tv digital…quando essa vier pra ficar! Talvez seja uma área interessante para se investir…
Se for prestar concurso público é bom dar uma pesquisada para ver o que eles deselvem no departamente que você almeja. Porque depois não adianta ter passado como “Analista Programador”, salário de + de 4mil e ficar lá como trocador de mouse e dar suporte a usuário que não sabe ligar o PC!
Se vc não se importa em não aprender coisas novas, não ter desafios e gratificação, e só esta interessado no dinheio e estabilidade, tente pasasr em um concurso.
Mas qual seria a graça da vida, se vc passa a maior parte do tempo em seu emprego, e neste tempo nao crescer pessoalmente, não ter gratificações e desafios … minha opinião, procure a parte de computação que vc curte, e mergulhe … vai se especializando e trampando, tenho ctz que nunca vai faltar trampo pra uma pessoa assim, desafiadora e eficaz. E grana é consequencia cara.
Isso é o desejo de 999 entre 1000 brasileiros, ganhar seu salário e encher a cara de cachaça no final do dia. Não que isso seja ou não legal, mas… Não sei, sinto falta de algumas coisas na vida, como conhecer mais coisas e aprender assim como ensinar e praticar a caridade.Não consigo ficar sem estudar e aprender, e passar aquilo que sei. Já estou pensando o que vou fazer daqui a 5 ou 10 anos, e não é me aposentar. Sei lá, acho que eu, assim como provavelmente você Ricardo e muitos aqui no GUJ, devemos fazer parte do grupo do outro 0,1%.
[quote=ricardosac]
Mas qual seria a graça da vida, se vc passa a maior parte do tempo em seu emprego, e neste tempo nao crescer pessoalmente, não ter gratificações e desafios … minha opinião, procure a parte de computação que vc curte, e mergulhe … vai se especializando e trampando, tenho ctz que nunca vai faltar trampo pra uma pessoa assim, desafiadora e eficaz. E grana é consequencia cara.[/quote] Concordo em gênero, número e grau, não conheço ninguém que ganhe bem que não goste do que faz.
Pois é, falei bastante e falei bunitu …
mas é assim cara, se surgir uma oportunidade que eu veja que vou poder crescer e consequentemente ganhar mais … to vazando.
Aposentadoria?? q q é isso?? ainda existe??
Estou me fazendo essa pergunta a alguns dias. Terminei meu curso de Ciência da Computação e não sei exatamente o que fazer a partir de agora. Estou trabalhando na área e estive pensando em fazer algum tipo de especialização. Porém me surgiu uma outra coisa em mente: estudar para concursos.
Enfim, estou meio perdido e devido a isso eu resolvi procurar pessoas mais experientes para poderem me ajudar. Primeiro, quais as tendências tecnológicas para o mercado de TI?
Aguardo uma ajuda de vocês.
Abraço a todos.[/quote]
Responda, qual o seguimento que vc está e qual vc gosta ?? (Software, Hardware, Pesquisa, Robótica …)
Vocês falam como se trabalhando 14h por dia para um consultoria você crescesse muito “pessoalmente” (palavra que usaram).
Eu larguei o emprego onde eu trabalhava porque minha pilha de livros estava crescendo e eu estava vendo que nunca ia ter tempo de fazer nada!
Nesse aspecto, um emprego que você sabe que vai sair as 6 da tarde não me parece tão ruim. Pelo menos você está limitando sua perda de tempo diária, diferentemente das consultorias em que a maioria acaba indo trabalhar em que além de você não ter tempo te jogam em projetos aleatórios que muitas vezes nem são da sua área de interesse.
Eu só voltaria a trabalhar se fosse algo que realmente me interessa no sentido de ser algo que quero aprender mais a respeito.
De qualquer forma, também me formei agora e já fui aprovada no mestrado, então ano que vem mais estudos!
Wow, achei uma das raras pessoas que concordam comigo!!! :lol:
Toda previdência de FP deveria ser privada!
bland,
a chamada WEB 2.0 virou o modismo atual.
Com o aumento da banda de internet dos usuários, prepare-se para aplicações mais ricas e cada vez mais dinâmicas/interativas.
Garanto que se vc fizer o que realmente gosta, passaria até mais tempo se dedicando a isso…
Não é porque o cara passou no concurso que levaram o cérebro dele embora. Isso é complemente relativo, todo mundo tem um tempo vago que pode fazer o que desejar, até vadiar. Pode-se aprender coisas novas nas férias, tempo vago e finais de semana… nada impede!!! :?
Não é porque o cara passou no concurso que levaram o cérebro dele embora. Isso é complemente relativo, todo mundo tem um tempo vago que pode fazer o que desejar, até vadiar. Pode-se aprender coisas novas nas férias, tempo vago e finais de semana… nada impede!!! :? [/quote]
Não não foi isso que ele quis dizer, é que se você não quer se manter atualizado, e como você é concursado não pode ser mandado embora se não se atualizar. Tem muita gente boa que faz concurso público. Para alguns casos até os melhores do mercado, porque esses concursos são concorridos. Mas tudo é maracutaia mesmo…
[]'s
Cara na verdade sei la…eu estou tbm me formando em ciencias da computação e não sei oq vou fazer da vida…heheh tbm pensei em concursos mas tipo como algo temporario pra min ganhar experiencia e aproveitar o dinheiro e o tempo livre que um tranpo de concurso te oferece pra tirar umas certificações… q é o q todo mundo diz q conta na hora de procurar emprego bom…tbm to pensando se nao tento entrar num mestrado em engenharia de software, mas as vezes acho que pode ser tempo perdido (ou não???) já que nao quero seguir carreira academica…
Mas então estou totalmente perdido como nosso colega ai…
[quote=maruero]tbm to pensando se nao tento entrar num mestrado em engenharia de software, mas as vezes acho que pode ser tempo perdido (ou não???) já que nao quero seguir carreira academica…
Mas então estou totalmente perdido como nosso colega ai…[/quote]
Estou no segundo ano da faculdade (na verdade passei para o terceiro agora), estive com a mesma dúvida de fazer mestrado ou especialização justamente por pensar que mestrado é só para quem quer entrar para a área acadêmica e especialização para empresas, etc.
Andei conversando com algumas pessoas, inclusive uma pessoa que conheço que é PHD, e ela disse que antigamente era assim, mas hoje em dia é um jeito errado de se pensar, mestrado conta forte no currículo, provavelmente porque a concorrência está grande.
Tenho alguns exemplos vivos de pessoas que fizeram mestrado sem o intuito de entrar na área acadêmica.
Na minha opinião particular, tenho como meta depois de formado procurar diversificar meus conhecimentos.
Um curso de pós até é aceitável por te dar dar uma visão maior da nossa área, visto que quem sai da faculdade ainda não tem noção de muita coisa, mas para mim ainda não penso em Mestrado, Doutorado.
Acho que o legal é ter conhecimento de negócios, estudar administração, finanças, ou adquirir conhecimento em algum nicho de mercado para conseguir explorá-lo seria bem interessante.
Ficar focado só em tecnologia não vai conseguir fazer com que consigamos ir muito além de um emprego com carteira assinada pelo longo da vida. Não vejo problema nenhum nisso, mas vejam bem que citei que não é minha meta particular e é só uma opinião á respeito.
[quote=gustavo_marcon]Na minha opinião particular, tenho como meta depois de formado procurar diversificar meus conhecimentos.
Um curso de pós até é aceitável por te dar dar uma visão maior da nossa área, visto que quem sai da faculdade ainda não tem noção de muita coisa, mas para mim ainda não penso em Mestrado, Doutorado.
Acho que o legal é ter conhecimento de negócios, estudar administração, finanças, ou adquirir conhecimento em algum nicho de mercado para conseguir explorá-lo seria bem interessante.
Ficar focado só em tecnologia não vai conseguir fazer com que consigamos ir muito além de um emprego com carteira assinada pelo longo da vida. Não vejo problema nenhum nisso, mas vejam bem que citei que não é minha meta particular e é só uma opinião á respeito.[/quote]
Respeito totalmente sua opinião, Gustavo.
Mas apenas para quem estiver em dúvida e lendo nossos comentários.
Eu já penso diferente, procuro em me especializar em TI, em todos os seus aspectos, programação, desenvolvimento, administração na área de TI, etc. Isso não quer dizer que eu vá fazer um curso para cada uma dessas coisas, nada melhor que um livro para tal!
Alguns desses aspectos já posso aplicar no local onde trabalho, o que ajuda muito.
Acho que, se você percebe que a sua área é realmente TI e todas as suas variantes, você deve focar só nisso!
Só uma ressalva, um mestrado ou um doutorado, é bom para o curriculo, mas não te dá uma visão maior da área para questões práticas e do mercado de trabalho. Na maioria das vezes, no Brasil, o mestrado e doutorado estão muito distantes (não a frente) da realidade do mercado de trabalho.