Me formei final do ano passado, mas estou confuso

Boa tarde, me formei em sistemas de informação ano passado, como moro em uma cidade muito pequena as pessoas tendem a deixar a TI em segundo, terceiro plano em suas empresas, mas acredito agora que o problema esteja em mim.

Estou fazendo um curso de algoritmos para refrescar o que aprendi no curso, até agora está fluindo, mas são coisas básicas, operadores lógicos, relacionais coisas do tipo que muita gente sai do ensino médio já sabendo.

Imagino que, nunca cheguei a investigar a fundo que eu tenha alguma espécie barreira mental (tdh, ou asperger) o máximo que cheguei foi a um “suspeita de, evitar a possibilidade” há uns 10 anos. Como você pode imaginar isso me deixa em desvantagem em possíveis entrevistas dado que não tenho a determinada desenvoltura para agir da maneira correta tanto socialmente como tecnicamente.

Fiz somente um estágio curricular, na empresa de um professor do curso, mas área de TI não tinha a ver com programação e sim com a parte de manutenção de redes, backups e coisas do gênero, confesso que até gostei, mas a quantia de coisas que eu sinto que eu preciso saber pra me lançar isso é grande.

Falando em saber coisas, não me sinto preparado para o mercado, o mesmo que demanda você conhecer inúmeros bancos, frameworks, linguagens para uma vaga que você talvez venha a usar duas ou três das tecnologias “requeridas” na vaga, eu tenho curiosidade mas não tenho ânimo para continuar, não consigo me ver progredindo por que ao pegar challenges na net todas parecem extremamente complexas mesmo as intituladas como “fáceis”.

Pra ajudar meus pais botaram muita confiança em mim como profissional e me sinto mal em reconhecer que acredito que não tenha o dom na área que me formei.

Alguém já passou por isso? como contornar?

Fala ai cara. O que você ta sentindo é normal, e na minha humilde opnião não tem nada haver com dom, e sem com o que você gosta. Você se imagina trabalhando em alguma área de TI? Você gosta de programar, design, análise, banco de dados, infraestrutura, etc? Pensa o seguinte, a área de TI é gigantesca, você só tem que descobrir qual delas te deixa bem, qual delas você gosta. A questão é fazer o que gosta, pois se você gosta do que faz, você vai se sair bem. Dom não tem nada haver com isso. Eu por exemplo amo programação, e felizmente estou indo pro segundo ano de estágio como desenvolvedor. Então, descubra qual das áreas dentro da TI te agrada e foca nelas! Eu penso assim, espero que ajude.

Abraços!

Olha recomendo parar e ver o que esta em alta na área de TI, tipo Computação na Nuvem, Inteligência Artificial, IoT, App Mobile…
Pode se ter certeza que quando focar numa área que tem mais interesse, veja cursos e até MBA… pós… pra poder adquirir mais experiência…

Comecei uns cursos online, comecei bem do básico pra revisar algoritmo já que meu estágio não foi em programação e sim em redes, depois pretendo fazer um curso de html5 e talvez um de CSS3, quero focar em programação web, sei que programação desktop ainda tem valor mas quero focar em web, o que mais preciso saber para começar a trabalhar, uml, banco de dados? percebo que as vezes pede-se muito para vagas júnior e pra mim é um pouco desanimador a quantia de coisas que preciso saber, mas de uma forma ou outra pretendo começar.

Realmente, TI é uma área complicada, como você deve ter cansado de escutar: “Você nunca vai deixar de estudar.”

Normalmente o que pedem pra Júnior pelo que eu vejo por ai é:
Hibernate, Oracle ou mySQL, JPA, as vezes pedem JSF, Spring, etc.
E mais algumas coisas que é meio que acoplado nos outros, tipo HTTP, Servlets, etc.
Aí depois vem pelo menos noção em alguns Design Patterns e as vezes pedem JavaScript.

Enfim, depende muito da vaga, o jeito é dar uma pesquisada em várias e ir vendo o que pedem.

Como você pôde ver, pedem bastante coisa e o jeito é ir estudando que uma hora a gente chega lá, não adianta reclamar. Como disseram ai, gostar da coisa ajuda muito. haha